Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Gentilezas

A gentileza está cada vez mais rara. O tom de voz macio e sereno tem desaparecido de muitos lares, e o estresse vem substituindo a calmaria e a tranqüilidade da vida cotidiana.

Lembro dos meus filhos quando pequenos, com cerca de três a quatro meses, quando desejavam imitar um carinho e, sem o domínio da força  e do equilíbrio muscular, acabam dando um tapa no rosto.

Nestas ocasiões eu pegava suas mãos e, como toda mãe faz, ensinava a eles como fazer um carinho, passando as mãozinhas deles pela minha face com delicadeza e gentileza. Com o passar dos meses e com a aquisição do controle da força, eles aprenderam a serem gentis em seus atos de carinho e afeto.

Na vida também precisamos reforçar a nós mesmos, continuadamente, a mantermos a gentileza em nossos relacionamentos. A Bíblia nos adverte seriamente a este respeito: em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam. (Mateus 7.12); Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.  Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. (Filipenses 2.1-4)

Nós sempre esperamos gentileza das pessoas com quem convivemos: uma saudação de "bom dia", um sorriso, ouvir "obrigada”, e o cavalheirismo de um homem a nos abrir a porta do elevador ou nos deixar sair primeiro de um recinto enquanto ele nos segura a porta. Mas nem sempre estamos decididos a fazer o mesmo por outras pessoas, sejam mais velhas ou mais novas, que também esperam gentilezas das nossas atitudes.

Você cumprimenta as pessoas por quem passa na rua? Beija e abraça com carinho seus familiares e irmãos da igreja? Pede com delicadeza o sal ou a manteiga quando está à mesa com sua família? Agradece com simpatia ao frentista do posto de gasolina que lhe serviu? Fala com seus empregados com consideração? Ouve seus filhos com atenção e seriedade? Ajuda uma pessoa mais velha a atravessar a rua? Cede seu lugar a uma mulher gestante ou mais velha? Pondera as palavras, adoçando-as antes de falar, mesmo quando vai dar uma reprimenda?

A gentileza, ou amabilidade, quebra a cerviz alheia, derruba barreiras de defesa de pessoas frias, aquece o coração de uma pessoa fria e indiferente. Em casa, promove afeto, destruindo o ânimo para discussões e brigas, acariciando corações feridos, colocando bálsamo em feridas abertas.

Decida pela gentileza. Faça o seu melhor pelo outro,  mesmo ciente de que não receberá sua gentileza de volta.  Continue oferecendo seu sorriso, seu bom humor e sua generosidade. Afinal, sempre  recebemos de Deus o melhor Dele, mesmo não merecendo. Ele permanece leal quando somos infiéis, e mantém sua generosidade quando erramos e falhamos em nossas atitudes.

elaineElaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

Considerando a vida

Escrito por Elaine Cruz
Considerando a vida

É raro encontrar alguém que não goste de festa, ou de, pelo menos, comemorar datas signifi...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.