Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

O Trabalho Feminino

As mulheres sempre trabalharam, e muito!
Nos tempos bíblicos, a educação dos filhos estava sob a tutela da função paterna – cabia aos homens educarem seus filhos socialmente, ensinar-lhes uma profissão para sustentarem suas futuras famílias, e incutir nos filhos os princípios espirituais, fazendo-os observar os mandamentos divinos. Mas as mulheres, a exemplo de inúmeras passagens, especialmente do texto de Provérbios 31.10-31, sempre trabalharam em prol da casa e família.

Os versículos 17 e 18, do texto citado, diz: Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo.

Uma mulher sábia se entrega com vontade ao trabalho. Ela não se entrega à preguiça, não faz corpo mole, não foge de suas responsabilidades. Isto nos faz pensar no modo como educamos as nossas filhas hoje, onde muitas acham que fazem um favor aos pais quando lavam uma louça ou arrumam seus próprios quartos. Uma criança que assiste seus pais trabalharem em casa, sempre se oferece para ajudar: quem na infância não pediu uma vassoura infantil ou um ferro de passar roupa de brinquedo para acompanhar os pais no exercício doméstico? Hoje, nem sei se ainda encontramos vassouras ou rodos infantis em lojas de brinquedos!

Os braços da mulher sábia são fortes e vigorosos. Hoje muitas diriam que têm seus braços e músculos fortalecidos através dos exercícios praticados na academia que frequentam. É claro que a vida moderna torna imprescindível a prática da musculação, especialmente na terceira idade, de modo a fortalecer a musculatura, evitando quedas e fraqueza muscular, que muitas vezes impossibilitam a mobilidade. Mas que fique claro que a Bíblia fala da mulher que trabalhava com seus braços: costurando, ajudando na lavoura, envolvida nas tarefas domésticas e no trabalho secular.

A mulher sábia administra bem seu comércio lucrativo! Esta mulher trabalha fora, administra um negócio, e o faz de modo competente, pois seu comércio dá lucro! Saber administrar é um dom de Deus: Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. (1 Coríntios 12.28). Entretanto, mesmo sendo um dom natural, é importante que este seja estimulado e direcionado a partir de cursos, workshops e seminários que visam a capacitado profissional.

Quem tem uma empresa, no mundo competitivo em que vivemos, precisa conhecer muito bem o mercado, saber lidar com os diretos e deveres dos funcionários, conhecer bem sobre a legislação pertinente à sua área de atuação, e manter sua vida bem próxima a Deus, de modo a ser abençoado por Ele. A Bíblia afirma que o Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam. (Provérbios 20:23). Também afirma que balanças e pesos honestos vêm do Senhor; todos os pesos da bolsa são feitos por ele. (Provérbios 16:1). Portanto, mesmo em meio à crise, se você trabalha com responsabilidade e afinco, ore a Deus, pois ele tem prazer em abençoar a quem trabalha de forma honesta e dedicada.

Ocupar a mente e o corpo com tarefas que abençoam nosso lar, mesmo que por vezes sejam cansativas, é uma forma divina de nos realizarmos pessoal ou profissionalmente. Trabalhar é, sem dúvida, um grande presente de Deus!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.