Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Fechando para balanço!

Quem tem empresa conhece bem a necessidade de fechar as portas, mesmo que seja um dia por ano, para fazer um balanço da performance do negócio. Mesmo na vida doméstica, algumas vezes por ano precisamos fazer uma faxina mais detalhada, arrumar as gavetas, organizar o guarda roupa e revisar a utilidade dos utensílios da cozinha. Afinal, de que adianta ocupar espação no guarda-roupa com uma roupa que há mais de três anos não é usada? Ou de que vale guardar uma concha para pegar feijão, ou um martelo, que se soltou do cabo?

Na vida pessoal também precisamos fazer balanços, e o final de ano é propício para isso. O início de um novo ano geralmente traz muitas e novas resoluções – além das tradicionais, como decidir ler a Bíblia toda ou começar uma nova dieta para emagrecer. E novas resoluções implicam em desconstruir ou reformar algumas atitudes e valores antigos.

Na área da saúde, como você se comportou este ano? Fez a caminhada recomendada pelo médico? Conseguiu mudar hábitos alimentares para estabilizar sua hipertensão e diabetes? Fez os exames de rotina necessários para uma pessoa que já passou dos trinta anos? E, no âmbito do cuidado pessoal, conseguiu manter o seu peso, ou diminuí-lo?

Profissionalmente você conseguiu terminar seu curso ou pós-graduação? Recebeu uma promoção ou conseguiu bater suas metas? Foi trabalhar com motivação na maioria dos dias? Consegue vislumbrar futuro e novas conquistas no que tem feito?

Na vida familiar, como esteve sua relação com seu cônjuge? O desejo sexual continua em alta? Seu casamento lhe traz auto-realização? Consegui sorrir e se divertir na rotina da sua casa? Fez a tal viagem de lua-de-mel? Manteve a harmonia com seus filhos? Os irmãos estão cada vez mais amigos? Organizou quantos cultos domésticos em sua casa?

No aspecto social, conseguiu tirar férias para descansar? Investiu tempo para o lazer em família? Manteve os verdadeiros e poucos amigos por perto? Se esforçou para ajudar outros em sua igreja e comunidade?

E quanto à vida espiritual? Quantas vezes conseguiu ler a Bíblia? Foi aos cultos regularmente e com alegria? Mantém seu prazer em trabalhar na Casa de Deus? Quantas vezes por semana conseguiu fazer seu devocional?

Este tipo de balanço, nas diferentes áreas da nossa vida, nos permite avaliar se nossos planejamentos estão sendo cumpridos. O balanço evidencia nossa conduta e nossa disciplina em manter metas plausíveis que estabelecemos para nós mesmos. Aponta para o nosso hábito de procrastinar, de deixar tudo para depois – e muitas vezes nos assustamos por perceber que o ano passou e nada foi mudado!

Pegue um papel, uma xícara de chá, e pare para fazer seu balanço pessoal. Algumas oportunidades já foram perdidas, mas antes deste ano terminar, ainda dá tempo de ligar para as pessoas que você ama, de declarar seu amor aos seus familiares, de agradecer a chefes e empregados pelo ano profissional.

E lembre-se que sempre podemos nos arrepender, refazer nossas prioridades, realimentar nossa fé com a Palavra de Deus, melhorar nosso desempenho profissional e nos empenhar em sermos mais dedicados à nossa família.

Um bom e abençoado balanço de vida pra você!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.