Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Boa noite de sono!

Em tempo de coronavírus, o que não falta na mídia são notícias preocupantes. Há boletins diários sobre o número de mortos no mundo, sites atualizando o montante de pessoas contaminadas, e muitas fake news que geram ainda mais especulações sobre uma doença que o mundo médico pouco conhece. 

Grande parte da humanidade está confinada em casa, ou pelo menos obedecendo horários alternados para sair às ruas. Não sabemos como o mundo vai ficar depois desta pandemia, e muitos não sabem nem mesmo se vão continuar empregados depois deste caos.

Quem está trabalhando sai de casa pensando nos riscos quanto à saúde, e quem pode estar em casa acaba lidando com um cotidiano diferenciado, pois o fato da  família estar reunida não significa que todos estão gozando férias ou usufruindo de um feriado prolongado. 
No nosso cotidiano ainda precisamos driblar as contas, a violência, as preocupações, as cobranças e as pessoas. Se abrirmos o celular, que hoje não se limita a ser só um aparelho através do qual falamos ao telefone, a todo momento somos chacoalhados por notícias que podem não falar do vírus, mas que trazem imagens de guerras, chacinas, violência, intolerância e desrespeito com nossos direitos. 

A Bíblia já nos ensina que das muitas ocupações brotam sonhos… (Eclesiastes 5.3). Isto significa que, fruto de nossas muitas ocupações e preocupações, o sono de muitos está ficando danificado: sonhamos com o que vivenciamos, de modo que acordamos pesados, com a sensação de que dormimos mal, pois nossas elaborações enquanto dormimos refletem o caos das notícias e vivências dos dias que tivemos. 

Assim sendo, não passe o seu dia buscando tragédias, perseguindo notícias ruins e sensacionalistas. Não gaste seu tempo tentando descobrir os detalhes de um crime ou de uma batida de carro, a não ser que você esteja diretamente envolvido (o que eu não desejo), ou seja, investigador policial ou médico legista. Sabe aquele membro da parentela que só conta desgraça alheia de pessoas que você nem conhece? Converse e explique que você não quer mais ouvir notícias que não edificam o seu dia. E se ele insistir, deixe de ligar ou de encontrá-lo com tanta freqüência.  E faça o mesmo com a "amiga" que tem sempre a fofoca atualizada, ou a que esta sempre denegrindo outras pessoas da sua convivência. 

Precisamos manter a nossa paz, melhorando a qualidade das nossas ações e relações. Com uma boa dose de esforço, conseguimos organizar melhor nossas tarefas, pedir ajuda aos familiares para distribuir afazeres, e deixar para amanhã o que só pode ser resolvido no dia seguinte. Estando em casa, enquanto durar o confinamento, faça um quadro de horários em que haja tempo separado cultos domésticos, lazer e momentos de conversa em família. 

Somos seres sociais, devemos nos manter bem informados, mas podemos selecionar as notícias nas quais queremos nos aprofundar, de preferência as que edificam, ensinam e informam o que precisamos. Assim sendo, escolha se manter informado, mas busque notícias sérias de preferência na parte da manhã, de modo a ir organizando as informações ao longo do dia, evitando noticiários e conversas estressantes ao final do dia. À noite, aproveite para cultuar a Deus, estar em família, namorar seu conjugue investir no afeto das pessoas que amam você e, quem sabe, tomar aquele leite quente olhando as estrelas.  

Lembre-se que a boa qualidade do sono é um excelente remédio para o corpo e a alma. Quando dormimos nossos sonhos nos ajudam a elaborar o dia, colocando em ordem nossas percepções, informações e vivências. Portanto, o melhor que temos a fazer é nos ajudar a termos um sono tranquilo, não tendo de reviver tragédias e violências na nossa mente através de sonhos, que fazem o trabalho de processar e armazenar nossas experiências diárias. 

Quando eu era criança, todas as noites, antes de dormir, aprendi com meus pais a recitar o versículo oito do salmo quatro: Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança. Em tempos confusos como os que estamos vivendo, voltei a dizer este versículo para mim mesma antes de dormir. 

Nada nos acalma mais do que a Palavra de Deus!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.