Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Pobreza Moral

Nossa capacidade de vasculhar as diversas regiões do mundo através das mídias sociais é impressionante.  Podemos observar o que acontece em regiões longínquas, ver as cores da aurora boreal e assistir um discurso presidencial ao vivo. Somos capazes de partilhar fotos, textos, livros inteiros, e muitas receitas deliciosas. 

Por conseguinte, também temos acesso a informações que nos chocam, pois retratam realidades diferentes da nossa, muitas das quais nem mesmo pensaríamos existir. Há um enorme número de pessoas perdendo suas histórias de vida, suas casas e familiares, como consequência de guerras civis, muitas delas envolvendo narcotráfico ou jogo de poder entre ditadores políticos. É inumerável o contigente de refugiados acampados, no meio do nada, esperando ajuda humanitária que não chega. É grande o número de meninas que são estupradas por terroristas diariamente em troca de comida e abrigo, e é enorme a gama de pessoas morrendo de desnutrição em diversos países. 

A pobreza financeira dói, fere a dignidade e a consciência, nos fazendo lembrar como estamos administrando mal os recursos, onde tantos morrem de fome, enquanto outros jogam fora toneladas de comida diariamente. É uma guerra insana, um desafio para nações ricas ou pobres, E por mais que façamos, ainda há muito o que fazer!

Contudo, o mais triste é observar a principal causa de todas estas questões listadas acima: a pobreza ética e moral que nos assola, que envolve desde ações políticas a escolhas individuais. Para a pobreza ética, a sociedade não importa, o outro não é importante, e as relações humanas são instrumentos de negociação e poder. 

Desde que nascemos, somos permeados por outras pessoas, somos formados e concebidos por outros. Somos dependentes do outro para nos cuidar e tratar, além de nos adjetivar e nos conceituar. Infelizmente, muitos se esquecem de quão dependentes já foram, maltratando famílias e parentelas que os amaram. Fazem bullying com colegas da escola e do trabalho, descartam afetos, e até mesmo desconsideram o amor de Deus.

Há os que são pobres de amor, que decidem não amar os que os amam. Os que são pobres de gratidão, devolvendo afrontas e desamor a familiares que os cuidaram. 

Muitos são os pobres de honra, de ética, de vergonha, de valores. Roubam do bem público, investem pesado para destruir casamentos alheios, usam seus corpos como objeto de sedução para imoralidades, e destroem conceitos e valores familiares e bíblicos dentro de instituições de ensino. 

Nossa sociedade precisa voltar aos princípios morais e éticos, e para tanto precisa voltar à Bíblia, e a tudo o que ela representa: o esteio moral e ético da humanidade. Carecemos revisitar e adotar princípios bíblicos como amar ao próximo, estender a mão ao necessitado, tratar o outro como superior a nós, andar uma segunda milha, engolir a afronta, dar a outra face, não deixar o sol se por sobre a ira, calar mais e falar menos, não julgar ou apontar o erro alheio, perdoar, respeitar a propriedade privada, fazer justiça ao injustiçado. 

Só a riqueza dos ensinamentos bíblicos, internalizados no homem regenerado por Jesus, podem combater a pobreza moral e ética dos nossos tempos. Assim sendo, falemos de Jesus, sejamos exemplos de atos justos, e vivamos o que pregamos!

elaine

 

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.