Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A Verdade Incomoda

A Bíblia trabalha com verdades absolutas sobre Deus, salvação, pecado, e vida social, profissional e emocional. As verdades bíblicas devem embasar todos os outros conceitos de vida, e são atemporais e universais, adequadas a todas as pessoas, épocas e sociedade. 

Infelizmente, assistimos nos nossos dias a desconstrução das verdades absolutas, em que as verdades bíblicas estão sendo abandonadas, cada vez mais substituídas por verdades relativas e pessoais. Isto tem resultado em relações sociais caóticas, formando pessoas mesquinhas, hedonistas, egoístas, amantes de si mesmas, tragicamente perdidas e confusas em meio a tantas verdades particulares.

Jesus declara que Ele é a Verdade - não uma verdade a ser considerada dentre tantas outras. Quem o rejeita, já está na mentira, e mesmo que propague ditas “verdades” alternativas, de fato já vive a mentira que define, mesmo que a chame de verdade.

É recorrente ouvirmos as pessoas utilizando frases como “a minha verdade”, “a verdade de cada um”, “a verdade que eu escolhi”. Todas as pessoas hoje têm sua própria teoria sobre tudo, e muitas são as que fazem questão de pensar que, como adotaram certas técnicas e atitudes como suas verdades e escolhas de vida, podem compartilhar com outras, sem se importarem com as consequências alheias.

O conceito de verdade está esvaziado, as verdades absolutas estão sendo transformadas em verdades relativas, e cresce a defesa que de que as pessoas precisam encontrar suas verdades pessoais, diferenciadas de uma pessoa para outra – como A Verdade incomoda, é mais fácil esvaziá-la!

Da mesma forma como uma pessoa acima do peso evita a balança e foge do espelho, nossa consciência nos sabota, nos levando a evitar as verdades que precisamos internalizar. Ninguém gosta de ouvir que engordou, ou que está vestida de forma indecente ou chamativa. Não nos agrada ver as nossas rugas ou nossa flacidez no espelho, e não é agradável perceber que as pessoas enxergam nossas falhas, seja um pé chato ou um hábito desconcertante, como roer as unhas ou roncar.

Nos incomodamos com as pessoas que nos amam, e que de forma direta apontam nossos erros, mesmo que de forma cuidadosa. Por mais que precisemos delas, é irritante e desconcertante ouvir que por vezes agimos como pessoas somos egoístas, rabugentas, rixosas, invejosas ou manhosas.

Fugimos das pregações diretas e duras, pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12). A Palavra de Deus, a Verdade que liberta, ao perscrutar nossos pensamentos, evidenciar nossas atitudes e apontar nossas reais intenções, mostra a irracionalidade das nossas emoções e comportamentos, pois nem sempre nossos discurso é endossado pela nossa práxis.

Necessitamos voltar às nossas verdades, encarando as nossas mazelas, se quisermos, de fato, nos aperfeiçoarmos segundo o modelo bíblico de santificação. Precisamos rever os conceitos e valores que a sociedade está nos forçando a abraçar. Nossos filhos precisam saber quais os modelos a seguir, conhecer com clareza as muitas regras sociais, e ter conceitos definidos com os quais consigam definir o certo e o errado.

Por mais que doa ou incomode, só a verdade, absoluta e transparente, coerente e bíblica, é capaz de nos libertar dos nossos conceitos e valores mentirosos e distorcidos!

elaine

 Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A opção de amadurecer

Escrito por Elaine Cruz
A opção de amadurecer

Quando pensamos sobre o desenvolvimento humano, percebemos que Deus trabalha com uma preci...

A Primavera

Escrito por Elaine Cruz
A Primavera

Eu e meu marido caminhamos todos os dias. Na verdade ele é super disciplinado e corre diar...

Pequenas Esperanças

Escrito por CPAD Web
Pequenas Esperanças

Aprendi a história da arca de Noé ainda na minha primeira infância. Desde pequena imagino...

Lembranças da infância

Escrito por Elaine Cruz
Lembranças da infância

O dia das crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, sempre foi controverso pra mim. Como...

Outubro Rosa

Escrito por Elaine Cruz
Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento que teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida p...

A Verdade Incomoda

Escrito por Elaine Cruz
A Verdade Incomoda

A Bíblia trabalha com verdades absolutas sobre Deus, salvação, pecado, e vida social, prof...

Saudades

Escrito por Elaine Cruz
Saudades

A palavra saudade em português, segundo a história, surgiu no período dos descobrimentos....

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.