Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Lembranças da infância

O dia das crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, sempre foi controverso pra mim. Como faço aniversário no dia 13, na infância eu geralmente ganhava um presente só, mesmo que fosse melhor – mas criança sempre gosta de mais presentes, não tendo muita noção de que a qualidade pode superar a quantidade.

Mas o que eu mais gostava do dia das crianças era o fato de que, na igreja onde cresci, na Assembleia de Deus em Osasco - SP, era a data em que o departamento infantil da igreja realizava um passeio com piquenique em um parque diferente da cidade de São Paulo. Era muita criança, guloseimas, brincadeiras e culto ao ar livre!

Eu nasci em um lar evangélico, e fui apresentada ao Senhor com cerca de quinze dias depois que nasci. Meus pais têm fotos minhas na igreja desde bebê, sendo segurada por eles, e por outros membros da igreja enquanto eles cantavam, tocavam instrumentos ou pregavam nos cultos. Mas foi num desses cultos, um dia antes de completar cinco anos, que eu entreguei minha vida a Jesus.

Eu me lembro deste dia. Era um dia ensolarado para uma cidade como São Paulo. Ao final, no momento do apelo, fui chorando aceitar Jesus, depois de ouvir a história bíblica, contada pela professora chamada Santa (que faleceu ainda na minha infância).

A história daquele dia foi a do pião Frederico – um pai, que era carpinteiro, construiu um pião para seu filho, que lhe deu o nome de Frederico. Eles eram inseparáveis, mas no dia em que a família se mudou, Frederico caiu do caminhão de mudança. Ele ficou jogado no mato e começou a perder suas cores, enquanto o menino Carlitos chorava inconsolavelmente. Os dias se passaram, e a mãe de Carlitos decidiu fazer um bolo de fubá para alegrar seu filho. Carlitos foi andando pelo mato para pegar gravetos para colocar no forno a lenha, e quando chegou em casa ele colocou os gravetos e acendeu o fogo. So que de repente ele vê o Frederico no meio dos gravetos que ele havia pego, e Carlitos então coloca a mão no meio do fogo para pegar seu Frederico – Jesus também se machucou por nós, e não podemos desprezar o imenso presente que é Jesus para nossa vida! Uma história simples, que eu já contei inúmeras vezes a muitas crianças, mudou minha vida há mais de cinquenta anos! Canções simples, como:

O sabão lava meu rostinho,
Lava o meu pezinho, lava a minha mão.
Mas Jesus pra me deixar limpinho quer lavar meu coração.
Quando o mal faz uma manchinha, eu sei muito bem quem pode me limpar.
É Jesus, eu não escondo nada,
Tudo ele pode apagar!

Ou ainda uma outra, tão simples e profunda, que trata da nossa capacidade de decidir o que vamos vamos deixar entrar em nossa casa mental:

Toc toc toc
Alguém bate a porta
Toc Toc Toc
Alguém deseja entrar
É o mal querendo o lugarzinho
Não, não, não, Aqui não pode entrar!
É o mal querendo o lugarzinho
Toc toc toc
Alguém bate a porta
Toc Toc Toc
Alguém deseja entrar
É Jesus querendo a casa toda
Sim, Senhor, Oh vem em mim morar!

Tudo é tão simples na infância. O evangelho é direto, sem complicações interpretativas, e uma criança pequena consegue compreender o plano da salvação e entender que somos soldados de Jesus:

Mesmo que eu não marche na infantaria
Nem na cavalaria, nem na artilharia eu vá
Nem aviador seja eu aqui, soldado de Cristo eu sou.
Soldado de Jesus, Soldado de Jesus
Soldado de Cristo eu sou!

Até hoje canto músicas que aprendi na igreja em minha infância, e que são para mim como a Bíblia cantada, pois falam de verdades bíblicas para a vida adulta e a velhice. Eu as ensinei para os meus filhos, pretendo ensina-las a meus netos, e permanecer buscando as boas memórias de uma infância na Casa de Deus.Proporcione isto a seus filhos e netos. Ensine a eles que:

Com Cristo no barco tudo vai muito bem
Vai muito bem, vai muito bem
Com Cristo no barco tudo vai muito bem
E passa o temporal.

A semente bem plantada sempre prospera. O ensino bíblico correto, constante, decorado e cantado, sempre vai dar bons frutos. E assim seguiremos, cantando e caminhando para Canaã:

Caminhando eu vou para Canaã
Caminhando eu vou para Canaã
Caminhando eu vou para Canaã
Glória a Deus, Caminhando eu vou para Canaã

Se você não vai, não impeça a mim
Se você não vai, não impeça a mim
Se você não vai, não impeça a mim
Glória a Deus, caminhando eu vou para Canaã

elaine

 Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Novembro Azul

Escrito por Elaine Cruz
Novembro Azul

No mês de Outubro conversamos sobre a campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulhere...

A arte de conviver com pessoas

Escrito por Elaine Cruz
A arte de conviver com pessoas

Conviver é o mesmo que coexistir, possuir convivência, partilhando afetos, fatos e vivênci...

O crescimento da Nomofobia

Escrito por Elaine Cruz
O crescimento da Nomofobia

O medo é uma emoção inata e natural ao ser humano, entendida como um instinto primário par...

A opção de amadurecer

Escrito por Elaine Cruz
A opção de amadurecer

Quando pensamos sobre o desenvolvimento humano, percebemos que Deus trabalha com uma preci...

A Primavera

Escrito por Elaine Cruz
A Primavera

Eu e meu marido caminhamos todos os dias. Na verdade ele é super disciplinado e corre diar...

Pequenas Esperanças

Escrito por CPAD Web
Pequenas Esperanças

Aprendi a história da arca de Noé ainda na minha primeira infância. Desde pequena imagino...

Lembranças da infância

Escrito por Elaine Cruz
Lembranças da infância

O dia das crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, sempre foi controverso pra mim. Como...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.