Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Guarde o seu Coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Provérbios 4.23).

Coisas valiosas precisam ser bem cuidadas; aquilo que consideramos de grande valor, não deixamos à mercê das intempéries, nem deixamos em qualquer lugar. E as mulheres, especialmente, gostam de dispor de bonitas caixas, em geral, finamente forradas, para nelas depositar suas joias e artigos de valor.

Considerando o cuidado que temos com estes objetos, o tempo e recursos que gastamos para preservá-los, vamos refletir um pouco sobre aquilo que a Palavra de Deus aponta como sendo o elemento mais importante de ser guardado: o nosso coração.

O escritor de Provérbios, no capítulo 4, a partir do versículo 20, traz importantes recomendações; ele começa chamando a atenção do filho ao que diz o pai. É a terceira vez que isso acontece só neste capítulo. Talvez ele reitera esse pedido de atenção porque é possível que, após tantas exortações, o filho ou aluno tenha se cansado ou se distraído.

Assim é também conosco: precisamos, de vez em quando, checar se estamos devidamente atentos ao que o Senhor está a nos falar. Principalmente nos dias atuais, quando há tantas coisas disputando a nossa atenção e que podem ocupar a nossa mente. Vejamos o que diz o versículo 21: “Não as deixe apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração” (Pv 4.21).

A Palavra de Deus tem que estar ao alcance dos olhos, não só físicos, mas espirituais também. Olhos indicam uma porta de entrada à mente. Como disse Jesus: “A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mt 6.22).

Temos que ter cuidado com as coisas a que expomos nossos olhos, pois essas coisas ficarão armazenadas em nossa memória. Aquilo que impressiona a nossa mente, tudo o que captamos por meio dos sentidos podem influenciar nossos pensamentos, podem até moldar nosso comportamento. Por isso devemos ter vigilância constante na qualidade daquilo que vemos. Veja o que diz o salmista: “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam” (Sl 101.3). O que estamos vendo? O que nossos filhos, nosso cônjuge, nossos familiares e amigos? Oh, que bom seria se todos tomassem a mesma decisão do salmista!

Aquilo que nossos olhos veem, vão direto para nosso coração. Quando a Bíblia fala de coração não está se referindo a este músculo que temos constantemente batendo em nosso peito, mas sim ao nosso espírito, ao nosso homem interior.

Quem lê ou ouve os preceitos do Senhor, e guarda-os no seu coração desfruta de vida e saúde, pois eles são como vacinas contra o pecado. Veja o que diz o Salmo 119.9,11: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

Temos aqui a receita da vitória sobre o pecado: quando consideramos a Palavra de Deus como a revelação de Sua vontade para nossa vida, quando decidimos segui-la como nossa regra de fé e prática, estamos fechando as portas do nosso coração para o pecado. Daí porque o versículo 23 recomenda: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”.

Como dissemos agora há pouco, quando a Bíblia fala de coração está se referindo ao homem interior, ao centro da vida, da vontade, das decisões do indivíduo. Jesus falou sobre a importância do coração. Veja o que diz Mateus 15.19:“Porque do coração do homem procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Quão importante é aquilo que temos no nosso coração! O Senhor Jesus aqui está dizendo que tudo o que fazemos, o que projetamos, nossos atos, tudo isso começa a partir de uma inclinação de nosso coração. Precisamos ter muito cuidado com aquilo que ninguém vê, ninguém sabe, mas que existe lá no nosso interior.

O profeta Jeremias declarou o seguinte acerca do coração: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.9,10).

Que hoje e sempre possamos orar como fez Davi, no Salmo 139.23,24:“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau eguia-me pelo caminho eterno”. Que possamos dia a dia, minuto a minuto, proteger nosso coração de tudo o quer for mal, e diligentemente preenchê-lo com aquilo que é bom, que glorifica a Deus e nos edifica!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.