Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Ser Grata é ser Cheia de Deus

A gratidão é o senso de felicidade e satisfação em respostas ao recebimento de um presente, seja um benefício tangível como uma dádiva ou um favor ou mesmo por um evento furtuito. Hoje há um estímulo a sermos gratos. Expressões como “só tenho uma palavra: gratidão” ou “nada a reclamar, só tenho o que agradecer” são comuns. 

No jornadear da vida nos encontramos com pessoas gratas e ingratas, que marcam nossas vidas positiva e negativamente. Mas quero enfatizar a gratidão que produz em nós um espirito altruísta, não pessimista, que se revela numa atitude de louvor a Deus com todo nosso ser. 

Se você, amiga, é leitora da Bíblia, há de concordar comigo que a Escritura nos instrui a termos uma vida de gratidão. A ciência diz que quem é grato, sabe viver bem a vida e aproveitar bem os momentos de prazer e felicidade como também em face aos problemas é firme como uma rocha. A Bíblia, antes mesmo de qualquer enunciado dos homens, já enfatizava sobre essa virtude que nos dá uma sensação de felicidade enorme. Paulo disse: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco” (1Ts 5.18). A neurociência diz que a gratidão gera impactos positivos em nós. Quando temos um coração grato, nosso cérebro é estimulado, a pressão arterial é reduzida, o risco de enfarto,isquemia ou AVC é ínfimo. É fato que os hormônios do prazer são liberados em maiores proporções, como a Ocitocina, que é um hormônio que nos ajuda nos relacionamentos interpessoais, como também há um aumento de neurotransmissores no cérebro. As regiões associadas à gratidão fazem parte das redes neurais que se iluminam quando nos socializamos e experimentamos o prazer. 

Que linda a Palavra de Deus! O sábio já dizia: “o coração alegre(grato) aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espirito se abate” (Pv 15.13). É interessante como os estudos comprovam que as atividades cerebrais localizadas no córtex pré-frontal medial, e uma área localizada nos lobos frontais do cérebro onde os dois hemisférios se encontram, está associada à compreensão no que diz respeito à empatia e sentimento de alivio das outras pessoas. Essa área também regula as emoções e alivia o estresse.

Quais os benefícios da gratidão? Você que tem dificuldade para ter uma vida de gratidão, vive muito estressada, corre demais e não consegue ver um motivo para ser grata?Vejamos então alguns benefícios que poderão lhe ajudar:

A gratidão fortalece o vínculo interpessoal(Fp 4.1-4);
Auxilia no bem estar (Fl 4.6-7);
Previne depressão, diminui o estresse;
Temos menos chance de adoecer na alma e no corpo;
Quando somos gratas nos submetemos à poda de Deus;
A gratidão nos leva a ter prazer na lei do Senhor;
Nos leva a valorizar as pequenas coisas e nelas ver um motivo para agradecer.

Eu poderia continuar a lista que ainda teria muito o que dizer, mas convido você a continuar esta lista. A gratidão no coração convida o seu ser a viver num banquete continuo. A gratidão melhora nosso comportamento e influencia os outros.

Vamos ver então algumas dicas para nos tornar pessoas gratas e não amargas, estressadas e tristes:

1. Não leve para cama ressentimentos, tristezas e amarguras (Sl 4.8);
2. Tenha uma agenda, ou um caderno, e anote como foi seu dia; liste os pontos negativos e os pontos positivos do seu dia, reconheça onde falhou e escreva como irá reparar. Fortaleça seus pontos positivos, sendo grata a Deus.
3. Ao amanhecer, não pegue logo o celular. Levante-se, fique sentada na cama, e seja grata pela noite. Recite o Salmo 3.5;4. Durante o dia, exercite ser grata a alguém que lhe prestou um ato de gentileza, que lhe serviu de alguma forma;
5. Escreva sempre uma mensagem para alguém que está numa provação e demonstre a ela que é grata a Deus pela sua vida. Nesta pandemia muitos estão sendo esquecidos! Aproveite para suprir as necessidades emocionais dessas pessoas. Enquanto você valoriza e é empático, alguém fará o mesmo com você. A alma generosa engordará e o que regar será regado (Pv 11.25).

Sejamos gratas e seremos pessoas cheias de Deus e influenciaremos a outros, a começar pelo nosso próprio lar.
Meu abraço.

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

Vitória no mundo pós moderno

Escrito por Judite Alves
Vitória no mundo pós moderno

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16.33)...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.