Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Tipos de Depressão

No último artigo, falamos sobre o pessimista e a depressão. Agora vamos conhecer os tipos mais graves desta doença. Acompanhe conosco!

Depressão Moderada (Distimia) – A distimia é caracterizada por sintomas depressivos brandos, contudo crônicos, em que os sintomas se dão por no mínimo dois anos. Fazendo-se presente na maior parte, e tornando boa parte dos dias obscuros.

Segundo Andrew Solomor, The Noonday Demon.
“A Depressão moderada (distimia) é gradual e as vezes permanente, minando as pessoas  como a ferrugem corrói o ferro.Os menores dissabores causam um imenso pesar, uma dor que se alimenta das outras emoções e ocupa todos os espaços até expulsá-las.”

É importante saber que a distimia vai “consumindo” a pessoa lentamente, com isso a pessoa com o passar do tempo vai achando que o pessimismo faz parte de sua personalidade. A pessoa às vezes até trabalha e faz o que é necessário, porém fica abatido, negativo e se detesta.
Mesmo que a pessoa receba coisas positivas, continua infeliz e insatisfeito, passa a viver de forma mecânica e robotizada, onde a vida lhe torna um fardo com uma rotina insípida. Também é importante ressaltar que uma pessoa com distimia possui tristeza, contudo existem pessoas que às vezes podem sentir-se tristes sem estarem deprimidas.

Perfis de estresse que possuem relação:
O estresse agudo - provocado por acontecimentos isolados pode contribuir para eclosão da distimia (desastres naturais, ataques terroristas, perda de um membro da família).
O estresse crônico - dificuldades financeiras, problemas sexuais, abusos sexuais ou físicos, problemas conjugais, desemprego ou excesso de trabalho. Produz mudanças bioquímicas no cérebro, com isso cada advento estressante traz prejuízos ao cérebro onde a pessoa passa a ter dificuldades de se recuperar, fazendo com que torna-se mais propensa à depressão.

Depressão Grave – É aquela onde na maioria do tempo ou quase sempre você se sente abatido e raramente sente prazer e alegria. Os sintomas típicos são desamparo, dificuldades de dormir ou excesso de sono, perda do apetite, desespero, negativismo, baixa autoestima.
O Depressivo Grave caracteriza-se por muitas vezes sentir que é irrelevante viver ou morrer, além de que dificilmente uma pessoa com Depressão Grave conseguirá se recuperar sozinha sem um tratamento.

A Depressão Exógena
também conhecida com reativa é aquela que se produz como resposta a um evento traumático, como perda de um trabalho, de alguém, de uma condição social. Curioso ressaltar, que os fatores ambientais podem ser depressores para algumas pessoas e para outras não, variando de caso para caso, a perda de alguma coisa poderá desencadear um sintoma semelhante à depressão, contudo a pessoa não é depressiva, no modelo de depressão exógena, o individual apenas encontra-se deprimido.

A Depressão Endógena vista como a depressão decorrente de ordem biológica e genética. Embora não se possa dizer que uma depressão surge unicamente de ordem ambiental e outra unicamente de ordem genética. A maioria dos pesquisadores acredita que a Depressão tem uma origem biopsicossocial.

A Depressão Sazonal é aquela conhecida como Transtorno afetivo sazonal (TAS), ou seja, é a depressão recorrente e que se instala durante o período do outono e inverno vindo a passar nas outras estações do ano como primavera e verão. 
No outono e no inverno as pessoas com depressão sazonal passam a se sentirem tristes e cansados, algumas pessoas passam a comer demais, principalmente carboidratos e dormem em excesso. No caso da depressão sazonal ocasionada por fatores climáticos, é importante ter bastante contato com a luz, para a melhora do paciente.
Também é comum nesse modelo de depressão, casos relacionados com um mês do ano, por exemplo: mês da separação conjugal, de uma hospitalização anterior e etc. De forma geral, com algum fator muito marcante e traumático representado naquele período. Como pessoas que no Natal, por exemplo, sentem-se tristes e deprimidos, em que alguns pacientes até conseguem perceber que isso se dá, ao recordar de suas histórias. Como por exemplo, em um caso em que o pai tinha o hábito de beber e violentar a mãe e os filhos.

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDP ou TDPM) 
Esse é um tipo de depressão onde a mulher sente-se depressiva mensalmente, coincidindo com o ciclo menstrual, em que comumente tem-se o início mais ou menos uma semana antes da menstruação, terminando ao final do sangramento. Estudos têm mostrado que o TDP ocorre em 3 a 8% de mulheres em período reprodutivo. Dez por cento das mulheres usuárias de anticoncepcionais experimentam sintomas depressivos, período em que a mulher passa apenas 14 dias do mês, aproximadamente, alegre disposta e gentil com as pessoas que a cercam, todavia mais ou menos uma semana antes da menstruação chega a ficar muito irritada e acaba entrando em um estado depressivo, perdendo muitas vezes a vontade de desempenhar funções profissionais, além de que normalmente nesse momento, ela se torna desagradável com os filhos, o marido e etc. Pacientes em tratamento psicológico tendem a melhorar inclusive as relações com ajuda e compreensão familiar.

Depressão decorrente de Enfermidades físicas 
Segundo o National  Institute of Mental Health, apresenta quadro depressivo uma em cada três pessoas com problemas de saúde como:

* Hipotireoidismo (insuficiência da tireoide) pode provocar sintomas como Humor Deprimido, perda de interesse pelas coisas, perda do prazer, dificuldade de dormir e concentrar-se, cansaço, fadiga crônica, ganho de peso.
* Diabetes embora muitas pessoas saibam que são portadoras da doença, podem perder peso, fadiga e problemas relacionados ao sono, todos os sintomas típicos da depressão. 
* Mal de Parkinson, derrames, tumores, lúpus, aneurismas e demências- Podem acarretar apatia, perda de memória, falta de concentração.
* Deficiências Nutricionais-como ácido fólico, vitamina B12,niacina.
* Algumas doenças Infecciosas (hepatite, encefalite, meningites) também podem às vezes estar ligadas a depressão.
* Também podem ter efeitos depressivos mesmo antes do diagnóstico algumas formas de câncer.

Quero finalizar dizendo que a Depressão é uma Doença e pode atingir a qualquer um, mesmo que o indivíduo seja Cristão. Já atendi líderes espirituais com depressão, que no passado chegaram a orar por outra pessoa, apenas por acreditar que a depressão era uma possessão demoníaca. Deus possui o poder de curar toda e qualquer doença, todavia o próprio Deus nos deixou os profissionais da Saúde. Não sofra! Busque um psicólogo e ele verá se será também necessário um tratamento medicamentoso, caso seja, ele irá te encaminhar a um psiquiatra, uma vez que a medicação trata os sintomas e o tratamento psicológicos às causas.

O Cristão pode eventualmente se abater, mas nunca se destruir, clame a Deus.
Salmo 18.6 - Clame Ao Senhor e ele te ouvirá.
Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos. Deus te ama e quer vê-lo feliz!

A Paz do Senhor Jesus, beijo no Coração e até a Próxima!

valquiria

Valquíria Salinas 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

As características de um psicopata

Escrito por Valquíria Salinas
As características de um psicopata

São bons de lábia com uma tremenda capacidade de manipular através da bajulação. Ou seja,...

Psicopata: Cuidado! Ele pode estar...

Escrito por Valquíria Salinas
Psicopata: Cuidado! Ele pode estar do seu lado

“O caráter perverso é maligno. Caminha de um lado para outro murmurando atrocidades, comun...

Síndrome de Burnout

Escrito por Valquíria Salinas
Síndrome de Burnout

A Síndrome é conhecida pelo esgotamento físico e mental, na qual ocorre uma servidão de in...

Pare de querer achar culpados

Escrito por Valquíria Salinas
Pare de querer achar culpados

Existem pessoas que têm o hábito de culpar alguém, devido às dificuldades em assumir as su...

Procrastinação - parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 2      

Como mudar os hábitos da Procrastinação O primeiro passo é entender quais são os gatilhos...

Procrastinação - parte 1

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 1

Você é ou conhece alguém que tem o hábito de adiar as coisas? Que diz: “amanhã eu faço min...

Gratidão - Parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão - Parte 2

A Ciência tem mostrado grandes benefícios para quem vive em gratidão. Segundo a psicoterap...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.