Igreja Saudável

Estamos vivendo uma época que várias pessoas na igreja estão passando por problemas emocionais e de saúde e, muitos não sabem ou não procuram ajuda. Por causa disso é grande o número de pessoas com depressão, entre outras doenças. 

telma para colocar na aberturaEm contrapartida, a CPAD acaba de lançar o livro Igreja Saudável – Educando para uma vida plena – da autora Telma Bueno. Ela é professora, jornalista, pedagoga, bacharel em Teologia, pós-graduada em Gestão Escolar e editora das revistas de Escola Dominical da CPAD (Jovens e Maternal). Nós aproveitamos a oportunidade para conversar com a irmã Telma sobre seu mais novo livro, o quarto de sua autoria. Com muita exclusividade e carisma, ela atendeu ao nosso convite. Confira a entrevista! 

Como surgiu a ideia de escrever este livro?

Surgiu após termos conhecido várias igrejas e com várias realidades por todo Brasil. O que me chamou atenção é que as pessoas (igreja) estão muito adoecidas. Embora sejam crentes sinceros, que querem agradar ao Senhor, se esquecem que tem que cuidar antes de si. Paulo ensinou isso a Timóteo, “procura cuidar de ti mesmo, assim como a doutrina”. Ou seja, Paulo não colocou o cuidado com a doutrina na frente da saúde. Cuida primeiro de você, para que você saudável venha cuidar de outros. Em Atos também fala que quem cuida do rebanho do Senhor, tem que cuidar antes de si. A gente tem uma vida agitada e acabamos se esquecendo de cuidar de nós mesmos. E uma igreja que não é saudável, não pode realizar aquilo que o Senhor a chamou pra fazer. As enfermidades, principalmente da alma, nos impede de avançar e de realizar o propósito que o Senhor nos chamou. 

Como a você bem colocou, existe a doença física e também a da alma. E muitos de nós não nos lembramos de cuidar desta. 

Isso mesmo. A gente se esquece que somos corpo, alma e espírito. Ou a gente valoriza o lado espiritual ou cuidamos do corpo, mas e a alma? Acabamos nos esquecendo de cuidá-la. Na alma estão as nossas emoções, nossos desejos reprimidos e que precisam do nosso cuidado. É fácil notarmos as doenças visíveis (pressão alta, dor de cabeça, resfriado), mas a alma que a gente não vê, embora ela nos dê muitos sinais, chega uma hora que ela é colocada pra fora e não é nada belo de ver aquilo que está no nosso interior. 

O que acontece conosco é que muitas vezes só cuidamos do nosso lado espiritual e nos esquecemos dos nossos sentimentos, seria isso?

Isso. A gente não pode se esquecer que somos humanos. Vivemos numa sociedade de “empoderamento feminino”, onde ouvimos: você pode! As pessoas passam a te ver como super crentes ou um super heroína e não somos. Somos seres limitados. Precisamos entender que não somos nada, mas Cristo é quem nos faz vencer nas lutas do dia a dia. A igreja é um reflexo da sociedade, embora nós que temos que influenciar a sociedade. Somos nós que temos que ir na contramão desse mundo. (Rm 12:2) E é isso que acaba nos adoecendo... 

Vamos falar sobre os pastores. Muitos olham para eles como pessoas que não podem ter doenças ou errar. Esse livro aborda também essa questão?

Exatamente. É porque nós vemos o pastor como o anjo da igreja, mas ele também é gente. Ele se entristece, fica feliz, tem frustrações, anseios e defeitos também. Mas se o pastor falar isso, vai ser um escândalo para alguns. Outra dificuldade que os líderes passam, é não ter com quem dividir suas frustrações. Se o pastor falar que está triste… Como pode? Alguns pensam que o pastor não pode tirar férias, não pode adoecer, não pode se cansar, não pode dizer não, e isso vai acumulando. 

Daí, infelizmente, tem um alto índice de suicídio entre os crentes e os líderes. Um dos versículos que tomo como base no meu livro é João 10.10. Vida abundante é uma vida plena. Cristo deu sua vida por nós para que tenhamos uma vida saudável (corpo, alma e espírito). A gente vê tantas pessoas doentes e não estão desfrutando da vida que está em Cristo Jesus. 

telma 2Como o livro está dividido?

Ele é dividido em duas partes. Na primeira, mostro os sintomas, o que mostra que você não está bem. Mostro tudo baseado nas igrejas do Apocalipse. Que embora elas tenham sido escritas numa cultura e em um tempo diferente do nosso, essas cartas estão ali porque têm muito a nos ensinar. Das sete igrejas, cinco estão doentes. Eu mostro quais são os sintomas, quais serão os resultados de uma igreja dividida e o que estas enfermidades podem causar na igreja.  

Na segunda parte eu falo sobre o caminho da cura. Deus quer uma geração saudável e qual é o legado que vamos deixar para as próximas gerações. 

No início de cada capítulo tem uma poesia que são de sua autoria. Como surgiu esta inspiração? 

A inspiração vem de Deus e aquilo que está ali eu tentei escrever com a minha alma. Além de dar uma ideia geral do que vamos tratar em cada capítulo. 

Teve alguma experiência marcante neste livro?

Sim. Devido aos muitos compromissos com o trabalho e a igreja, eu sempre adiava a minha ida ao médico. Era muito cobrada pela minha mãe, mas nunca tinha tempo. Certa vez eu estava de férias e passei mal em casa. Fui ao médico e descobri que minha pressão estava a 21. Estava hipertensa e com a glicose alta também. Então, eu creio que foi uma nova chance que Deus me deu, que eu precisava parar e cuidar de mim também. O Espírito Santo falou claramente comigo, como eu estou escrevendo sobre saúde e não estou cuidando da minha? Agora estou mudando minha rotina, minha alimentação, tentando me exercitar e descansar mais também. Cuidar da saúde é uma responsabilidade nossa! 

O que você espera com a publicação deste livro?

Espero que as pessoas façam deste livro um momento para reflexão. Para e pensar: “Como eu estou? Como a minha igreja está?” Creio que se isso acontecer, o meu objetivo já foi alcançado. É necessário entendermos que a nossa saúde não está bem e até pra você mudar, precisa ter consciência disso. Deus quer ver a sua igreja saudável!

Adquira agora mesmo o livro: “Igreja Saudável” na Loja Virtual www.cpad.com.br ou pelo tel.: 0800 021 7373 ou em uma de nossas lojas CPAD

Por Luciene Saviolli

Pandemia e as mudanças na profissão

Escrito por Mulher Cristã
 Pandemia e as mudanças na profissão

Acordar antes de o Sol nascer, preparar-se para o novo dia, pegar o seu meio de transporte...

Bíblia Além do Sofrimento

Escrito por Mulher Cristã
Bíblia Além do Sofrimento

Infelizmente, não são poucas as pessoas que vivem com dores. São doenças congênitas, crôni...

Maio Laranja: entenda a importância...

Escrito por CPAD Web
Maio Laranja: entenda a importância desta luta

Já estamos no mês de maio e você já deve ter percebido nas redes sociais que várias pessoa...

7 Dicas para Ser Saudável durante a...

Escrito por Mulher Cristã
7 Dicas para Ser Saudável durante a Quarentena

Já se passaram meses e a rotina para muitos brasileiros mudou completamente. “Ficar em cas...

Cada dia uma festa

Escrito por Mulher Cristã
Cada dia uma festa

Quem trabalha no Ministério com Crianças sabe como é importante trazer sempre novidades pa...

Matéria Especial - Mulher Cristã fa...

Escrito por Mulher Cristã
Matéria Especial - Mulher Cristã faz 2 anos

Gratidão! Há dois anos, completados no dia 08 de março deste ano, nascia um novo espaço pa...

A Mulher e a Saúde Emocional – A bu...

Escrito por Mulher Cristã
A Mulher e a Saúde Emocional – A busca do equilíbrio entre o espírito, a alma e o corpo 

No nosso dia a dia estamos tão atarefadas com os diversos compromissos que temos: somos mã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2020 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.