Como dormir melhor?

Deitar, Dormir e Descansar é uma combinação de 3 D que nem sempre conseguimos tão facilmente. Sabemos que dormir é indispensável para a nossa saúde. Mas nem todas as pessoas conseguem na hora de deitar, se “desligar” completamente do seu dia, para ter um bom sono reparador e de qualidade durante a noite. Mas o que fazer para ter uma noite tranquila e acordar com disposição para o novo dia?

Escolha a sua hora de dormir
É muito importante ter, no mínimo, 8 horas de sono durante a noite. Manter essas horas são essenciais para um bom descanso durante a noite toda.  O ideal é definir um horário para dormir, assim o corpo irá acostumar e ficará mais fácil para descansar durante aquele período. 

Esqueça os problemas na hora de dormir
Deitar e ficar pensando nos problemas não vai deixar nenhuma pessoa dormir. Por isso, o ideal é anotar tudo que precisa fazer no outro dia antes de ir para a cama. Assim, você evitará trazer aqueles pensamentos na hora de colocar a cabeça no travesseiro. 

Não coma comidas pesadas antes da hora de ir para a cama
Sabemos que devido aos compromissos do dia (trabalho, faculdade ou cursos, igreja) nem sempre temos muito tempo para regularizar o horário de jantar. Porém, não jante ou faça outra refeição pesada à noite. Evite alimentos calóricos ou ricos em carboidratos, que estes ao serem consumidos neste horário noturno, aumentarão rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Estes tipos de alimentos provocam uma digestão mais lenta e pode causar dores na barriga e azia. Prefira pratos leves, como saladas e mantenha este hábito pelo menos duas horas antes de ir deitar. 

Não consuma bebidas à base de cafeína à noite
Café, chá mate ou preto, refrigerantes são exemplos de bebidas que contém cafeína e, portanto, são estimulantes. Evite tomar essas bebidas, horas antes de ir dormir. 

Desligue os aparelhos eletrônicos
Celular, tablet, notebook, computador, TV, dentre outros, devem ser desligados horas antes de dormir. A luz branca artificial desses aparelhos inibe a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pela estimulação ao sono. E com isso, o corpo se desperta por mais um tempo e quando você se entregar ao cansaço terá uma noite mal dormida. 

Não faça os seus trabalhos na cama
Mesmo que seja um e-mail importante para responder ou ler, não faça isso na sua cama. Pois, ali é um lugar para você relaxar e fazendo algum tipo de trabalho seu cérebro não entenderá que você está querendo ir dormir.

Leia um bom livro
 Para ajudar a esquecer o estresse do dia e relaxar, leia um livro com uma ótima história. Assim você colocará de lado as suas preocupações e ajudará a ter uma boa noite de sono. 

Prepare o ambiente para o seu descansoManter o quarto escuro, evitar lugares barulhentos e, se possível manter uma temperatura agradável ajudarão a deixar o ambiente apropriado para uma boa noite de sono. Tomar um banho morno ajudará a relaxar os músculos, lhe dando uma sensação de tranquilidade. Você pode também optar em ouvir uma música ou tomar um copo de leite quente, chá de camomila ou de maracujá. Eles ajudarão no relaxamento e farão com que você tenha uma linda noite de sono! 

Por Luciene Saviolli

Fontes: http://www.insonias.com/dicas-para-dormir-melhor/ http://www.mundosimples.com.br/13-dicas-para-descansar-melhor2.htm

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