Intercessão: o que é e como exercer?

Estamos vivendo tempos difíceis, onde muitas pessoas estão vivenciando a dor do luto, outras estão perdendo seus empregos e ainda têm pessoas que estão vivendo com as sequelas das doenças, principalmente, da Covid-19. 

Por outro lado, nesta crise também estamos observando que muitos estão se aproximando mais de Deus, orando, buscando, lendo a Bíblia e intercedendo uns pelos outros. Estamos aprendendo a amar mais o nosso próximo como a nós mesmos. Estamos entendendo o verdadeiro valor da família, que a Bíblia sempre mostrou para nós. 

E é sobre intercessão que vamos falar neste artigo. Você sabe o que é interceder? Já intercedeu por alguém durante essa Pandemia? Posso tentar me antecipar em dizer que você já deve ter feito isso pelo menos uma vez durante esses últimos meses. Mas, afinal, o que é interceder?

Interceder vem do latim intercedere e significa intervir, estar entre algo. A intercessão é quando alguém faz uma oração a Deus em favor de outra pessoa. Podemos nos lembrar de Abraão quando intercedeu a Deus em favor do seu sobrinho Ló, quando por causa do pecado do povo, Deus destruiria Sodoma e Gomorra. Outro exemplo no Antigo Testamento foi Moisés, que sempre intercedia a Deus pelo povo. 

intercessao foto margarethAlgumas igrejas possuem o ministério de intercessão com homens, mulheres ou jovens que se dispõem a orar, jejuar e buscar a Deus por outras pessoas. Segundo a jovem Margareth de Araujo Candido, líder do ministério de intercessão dos jovens da Assembleia de Deus de Bonsucesso (RJ), intercessão “é tomar ciência de um conflito espiritual ou não e ir buscar socorro em Deus. É respirar por meio da oração, é cuidar de outras vidas, ainda que a pessoa nem saiba de nossa oração em prol dela e de sua família”, explica a líder, que está à frente deste grupo desde a fundação em novembro de 2017. 

Mas mesmo se você não faz parte de um grupo de intercessores em sua igreja, saiba que a intercessão precisa estar dentro do coração de todo salvo por Jesus. Afinal, foi o próprio Jesus que nos deu maior exemplo de intercessão. Ele é o nosso grande intercessor, pois Ele mesmo quem veio em carne para morrer em nosso lugar. A morte de cruz era para os malfeitores, Ele se despiu de sua Glória, para assumir a nossa culpa, ir até ao Gólgota e morrer ali por amor. Jesus é o maior exemplo de intercessor! 

E até hoje Ele intercede por nós junto ao Pai. Que alegria! Mas e nós? Estamos intercedendo pela nossa família? Por amigos? E por aqueles que nem mesmo conhecemos? Pense nisso! Todos nós podemos ser intercessores e levar os pedidos a Deus. Não tem fórmula mágica. Nem receita, apenas interceda. 

Para começar, separe algum caderno para colocar os pedidos que chegam até você. Depois de anotado, dedique alguns minutos, pode ser o tempo que você puder, para dobrar os seus joelhos e apresentar a Deus esses pedidos. Neste momento, não se preocupe com as suas próprias petições, mas interceda. Com certeza, Deus atenderá também os seus pedidos e ainda tocará em outras pessoas para fazer isso por você!

A intercessora Margareth Candido deixou algumas dicas para quem quer ser um intercessor. “Primeiramente, leia a Bíblia! Costumo dizer que não é possível orar sem ter conhecimento dos ensinamentos de Jesus para nossa vida. Crente que ora, mas não lê a Bíblia, não é aluno da Escola Dominical e muito menos vai ao culto de ensino da Palavra de Deus, certamente será raquítico e sua oração não terá base bíblica. Vai pedir e não vai receber porque pede mal. Segunda dica, insista! Iniciar uma vida de oração é difícil, criar uma rotina de oração na agitação de nossos dias parece até desnecessário. A maioria das pessoas não oram antes de tomar uma decisão, não agradecem por mais um dia, somente lembram da oração quando algo de errado acontece ou faz dela somente uma carta cheia de pedidos. E por último, crie o saudável hábito de orar, separe momentos precioso com o Senhor, será como praticar exercícios, no início é difícil, mas depois que se cria o hábito é impossível ficar sem orar!” finaliza Margareth. 

Depois de tudo isso, espere a resposta do Senhor! E quando Ele atender aos pedidos que você fez, agradeça-o e comece a interceder por novos pedidos. Viva uma vida de intercessão! 

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” – Hebreus 4:14-16

Por Luciene Saviolli

Fontes: https://bibliajfa.com.br/blog/a-importancia-da-intercessao/
https://fhop.com/vida-de-oracao-intercessao-interceder/://fhop.com/vida-de-oracao-intercessao-interceder/

Saiu novo single e clipe de Sumara...

Escrito por Mulher Cristã
Saiu novo single e clipe de Sumara Santos 

O mês de outubro iniciou com esta novidade! Nesta sexta-feira (01/10), a adoradora Sumara...

Missões na Polônia 

Escrito por Mulher Cristã
Missões na Polônia 

Missões está no coração de Deus! E quando falamos em Missões no exterior, o desafio é aind...

Sumara Santos entra em estúdio e pa...

Escrito por Mulher Cristã
Sumara Santos entra em estúdio e participa de um programa de TV

A adoradora Sumara Santos entrou em estúdio e gravou a “Voz Guia” de seu mais novo single,...

Intercessão: o que é e como exercer...

Escrito por Mulher Cristã
Intercessão: o que é e como exercer?

Estamos vivendo tempos difíceis, onde muitas pessoas estão vivenciando a dor do luto, outr...

Live de Lançamento da Bíblia com Co...

Escrito por Mulher Cristã
Live de Lançamento da Bíblia com Comentários de Antonio Gilberto

Momentos de emoção marcaram a entrevista Na última quarta-feira (02/06), às 15h, aconteceu...

CGADB lança Campanha `A Promessa´ n...

Escrito por Mulher Cristã
CGADB lança Campanha `A Promessa´ nesta segunda (18)

Os dados da evolução da campanha serão atualizados por região, no site, conforme o recebim...

Está chegando a 32ª Conferência de...

Escrito por CPAD Web
Está chegando a 32ª Conferência de Escola Dominical da CPAD

Por causa da Pandemia, estamos vivendo um momento atípico no mundo todo. Com isso, ficamos...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.