A Mulher e a Saúde Emocional – A busca do equilíbrio entre o espírito, a alma e o corpo 

No nosso dia a dia estamos tão atarefadas com os diversos compromissos que temos: somos mães, esposas, donas de casa, e ainda temos a difícil jornada de trabalho, serviços de casa e da igreja, que quase não sobra tempo para cuidarmos do nosso próprio “eu”.

Em meio a todas essas múltiplas tarefas, ainda temos que enfrentar o estresse, a ansiedade, às vezes, até a depressão que tenta tirar a nossa paz interior e nos deixar com “os nervos à flor da pele”. Se você leu e se identificou com o que leu até aqui, tenho uma ótima dica pra você! 

dra rejane 2A CPAD acaba de lançar o livro “A Mulher e a Saúde EmocionalA busca do equilíbrio entre o espírito, a alma e o corpo” – da autora Rejane Souza Silva. Ela é missionária, esposa do pastor Gil Monteiro (filho do saudoso pastor Antonio Gilberto), mãe do Lucas e da Isabelly e serve ao Senhor junto com a família na Igreja Assembleia de Deus em Jardim Alvorada, Nova Iguaçu (RJ). Ela é pedagoga e educadora há mais de trinta anos, sendo vinte deles dedicados na área de Educação Especial no município de Nova Iguaçu. Também é Psicóloga Clínica, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e atende em consultório próprio.

Aproveitamos a oportunidade e conversamos com a irmã Rejane sobre seu primeiro livro (“o Samuel”, conforme ela diz). Com muita exclusividade e simpatia, ela nos atendeu e cedeu uma entrevista exclusiva à Mulher Cristã. Confira! 

Como surgiu a ideia de ser escritora?

No dia 14 de novembro de 2014, durante uma festividade em minha igreja, Deus me respondeu de forma sobrenatural a oração com dois pedidos, que eu estava fazendo. Um deles era o desejo de ministrar na área de saúde emocional para mulheres cristãs. Já tinha um projeto no rascunho, mas faltava o amém d’Ele. A resposta foi clara e precisa: “Te dou hoje!”. Fui para casa e organizei uma página no Facebook com o nome CMSE – Curso A mulher e sua Saúde Emocional, coloquei todos os temas que seriam abordados e a estrutura do curso, crendo na palavra liberada para mim durante o culto. O “hoje” foi literalmente hoje, porque às 23:56 uma jovem chamada Rutelia da Igreja Nova Vida de Piabetá, me chamou no Messenger e disse que queria o curso na igreja dela, agendamos os dias e ela se tornou a primeira coordenadora do curso, trazendo a existência o meu desejo profundo a partir do direcionamento do Espírito de Deus.  

Falei do projeto com meu pastor Alexandre Costa e a sua resposta foi que fosse por todo o mundo, mas que realizasse a primeira turma na minha casa espiritual. Depois deste momento, houve a necessidade de escrever algo para servir de suporte para o curso, então o livro com apenas cem páginas foi escrito para este fim. Assim que tudo começou... 

Como surgiu o convite para publicar o livro?

Em 2018, durante uma visita a CPAD tratando de assuntos pertinentes a Escola Bíblica Anual que organizamos na nossa igreja, foi feita a pergunta pelo pastor Alexandre Coelho (Gerente de Publicações CPAD) se eu não tinha nada escrito, apresentei o pequeno livreto e contei a sua história. Recebi dele um desafio de ampliar a escrita e o propósito do livro, não para ser apenas um curso, mas para alcançar mais mulheres que não terão a oportunidade de estar envolvida com ele.

rejane na igrejaEntão, qual é o objetivo desta obra?

Agora o motivo vai além do curso, a proposta é envolver e despertar na mulher cristã às necessidades de autoconhecimento, autoestima e autoimagem. E através de seu escopo, gerar conhecimento, amor por si mesma e a aceitação da sua imagem e história. Permitindo-se ser tratada pela Palavra e restaurada a imagem idealizada pelos céus para si mesma. Auxiliando a entender e perceber as próprias fragilidades e compreender que a caminhada como mulher de Deus e representante do Reino necessita de um redirecionamento nas questões emocionais e psicológicas também.

Somos parte de um todo, de um projeto maior organizado pelos céus e que nossas histórias podem ser contadas de forma diferente a partir do conhecimento de quem é esta mulher. Conhecer e entender a história da menina que fomos um dia, perceber que suas dores estão impregnando a existência desta mulher, e por vezes de forma negativa, restituirá a oportunidade de cura e de alento para muitas das queixas que hoje permeiam nossa alma.

Podemos dizer que tem experiências marcantes neste livro?

Sim. Nele estão inseridas minhas experiências, ministerial e profissional. As demandas do consultório e os contatos diversos que tive durante palestras e cursos ministrados no Sudeste do Brasil e nos EUA, me favoreceram a escrita. Os encontros e os testemunhos me fazem perceber a grande necessidade de se escrever sobre este tema. Sou grata às muitas mulheres que se permitiram serem tratadas através da leitura deste livro e da generosidade como ele foi recebido e divulgado.

No capítulo dois, “A menina que habita em mim”, a senhora fala que é necessário descobrir os erros, as falhas, os desalentos que esta menina possui. Explique por que isso é necessário e como a mulher se conhecerá a partir desse momento? 

Toda a nossa formação, tudo que vivemos, todos os encontros e experiências vividas contribuiriam para a formação desta mulher hoje. Não há como separar a história vivida da menina e da mulher adulta, o que há de se buscar, é que a partir da identificação de suas dores e marcas emocionais que surgiram neste período, é a própria ressignificação desta dor. O objetivo é tratar, porque o que não é resolvido nesta dimensão, tende a se repetir em um ciclo que poderá ser doloroso. Surgindo continuamente em forma de comportamento autodestrutivo e autoimagem negativa. Quando eu entendo isto, o ciclo de autossabotagem tende também a cessar e gero, a partir deste conhecimento, um olhar mais acolhedor e perdoador para si mesmo.

familia rejanePara finalizar, o que você espera desta obra?

Meu desejo é que ele continue alcançando muito mais, que seja companheiro de momentos conflituosos desta mulher que vive a depressão e transtornos. Que este livro dê voz e seja um guia para auxiliar a encontrar a saída dos males que afligem sua alma. Que alcancem aquelas que não terão oportunidade de um acompanhamento psicoterapêutico e que a auxilie a compreender suas dores e angústias da alma. Que o conhecimento a leve a elaboração do que lhe incomoda, gerando estabilidade emocional e lhe permita enxergar com mais clareza os caminhos para a cura e equilíbrio emocional.

 

Sem dúvida, este é um livro que você precisa ler e compartilhar com uma amiga. Preparada para conhecer este livro? 

Adquira em nossa Loja Virtual ou na Rede de Lojas CPAD. 

Também disponível na versão E-book. Confira! 

Por Luciene Saviolli

Damares Alves 

Escrito por Mulher Cristã
Damares Alves 

Ela é advogada, pastora e política brasileira. Damares Regina Alves nasceu no Paraná, mas...

30 Maneiras de uma Esposa Abençoar...

Escrito por Mulher Cristã
30 Maneiras de uma Esposa Abençoar seu Marido e 30 Maneiras de um Marido Abençoar sua Esposa

Se tem um lugar, onde somos mais tentados a amaldiçoar e a criticar é dentro da nossa próp...

Ama teu Corpo

Escrito por Mulher Cristã
Ama teu Corpo

Vivemos dentro de uma sociedade moderna onde vemos que o corpo está sendo desmoralizado po...

Projeto oferece atendimento psicoló...

Escrito por Mulher Cristã
Projeto oferece atendimento psicológico e espiritual às mulheres de comunidade carente

Ajudar ao próximo a ponto de se aproximar da dor do outro, não é uma tarefa fácil para nin...

Mulheres Marcantes da Bíblia

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres Marcantes da Bíblia

Na Bíblia encontramos diversas histórias de mulheres que marcaram não só a sua época, mas...

Como emagrecer com saúde?

Escrito por Mulher Cristã
Como emagrecer com saúde?

O sobrepeso e a obesidade vêm aumentando a cada dia. Dados da Organização Mundial de Saúde...

Pandemia e as mudanças na profissão

Escrito por Mulher Cristã
 Pandemia e as mudanças na profissão

Acordar antes de o Sol nascer, preparar-se para o novo dia, pegar o seu meio de transporte...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.