A Mulher e a Saúde Emocional – A busca do equilíbrio entre o espírito, a alma e o corpo 

No nosso dia a dia estamos tão atarefadas com os diversos compromissos que temos: somos mães, esposas, donas de casa, e ainda temos a difícil jornada de trabalho, serviços de casa e da igreja, que quase não sobra tempo para cuidarmos do nosso próprio “eu”.

Em meio a todas essas múltiplas tarefas, ainda temos que enfrentar o estresse, a ansiedade, às vezes, até a depressão que tenta tirar a nossa paz interior e nos deixar com “os nervos à flor da pele”. Se você leu e se identificou com o que leu até aqui, tenho uma ótima dica pra você! 

dra rejane 2A CPAD acaba de lançar o livro “A Mulher e a Saúde EmocionalA busca do equilíbrio entre o espírito, a alma e o corpo” – da autora Rejane Souza Silva. Ela é missionária, esposa do pastor Gil Monteiro (filho do saudoso pastor Antonio Gilberto), mãe do Lucas e da Isabelly e serve ao Senhor junto com a família na Igreja Assembleia de Deus em Jardim Alvorada, Nova Iguaçu (RJ). Ela é pedagoga e educadora há mais de trinta anos, sendo vinte deles dedicados na área de Educação Especial no município de Nova Iguaçu. Também é Psicóloga Clínica, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e atende em consultório próprio.

Aproveitamos a oportunidade e conversamos com a irmã Rejane sobre seu primeiro livro (“o Samuel”, conforme ela diz). Com muita exclusividade e simpatia, ela nos atendeu e cedeu uma entrevista exclusiva à Mulher Cristã. Confira! 

Como surgiu a ideia de ser escritora?

No dia 14 de novembro de 2014, durante uma festividade em minha igreja, Deus me respondeu de forma sobrenatural a oração com dois pedidos, que eu estava fazendo. Um deles era o desejo de ministrar na área de saúde emocional para mulheres cristãs. Já tinha um projeto no rascunho, mas faltava o amém d’Ele. A resposta foi clara e precisa: “Te dou hoje!”. Fui para casa e organizei uma página no Facebook com o nome CMSE – Curso A mulher e sua Saúde Emocional, coloquei todos os temas que seriam abordados e a estrutura do curso, crendo na palavra liberada para mim durante o culto. O “hoje” foi literalmente hoje, porque às 23:56 uma jovem chamada Rutelia da Igreja Nova Vida de Piabetá, me chamou no Messenger e disse que queria o curso na igreja dela, agendamos os dias e ela se tornou a primeira coordenadora do curso, trazendo a existência o meu desejo profundo a partir do direcionamento do Espírito de Deus.  

Falei do projeto com meu pastor Alexandre Costa e a sua resposta foi que fosse por todo o mundo, mas que realizasse a primeira turma na minha casa espiritual. Depois deste momento, houve a necessidade de escrever algo para servir de suporte para o curso, então o livro com apenas cem páginas foi escrito para este fim. Assim que tudo começou... 

Como surgiu o convite para publicar o livro?

Em 2018, durante uma visita a CPAD tratando de assuntos pertinentes a Escola Bíblica Anual que organizamos na nossa igreja, foi feita a pergunta pelo pastor Alexandre Coelho (Gerente de Publicações CPAD) se eu não tinha nada escrito, apresentei o pequeno livreto e contei a sua história. Recebi dele um desafio de ampliar a escrita e o propósito do livro, não para ser apenas um curso, mas para alcançar mais mulheres que não terão a oportunidade de estar envolvida com ele.

rejane na igrejaEntão, qual é o objetivo desta obra?

Agora o motivo vai além do curso, a proposta é envolver e despertar na mulher cristã às necessidades de autoconhecimento, autoestima e autoimagem. E através de seu escopo, gerar conhecimento, amor por si mesma e a aceitação da sua imagem e história. Permitindo-se ser tratada pela Palavra e restaurada a imagem idealizada pelos céus para si mesma. Auxiliando a entender e perceber as próprias fragilidades e compreender que a caminhada como mulher de Deus e representante do Reino necessita de um redirecionamento nas questões emocionais e psicológicas também.

Somos parte de um todo, de um projeto maior organizado pelos céus e que nossas histórias podem ser contadas de forma diferente a partir do conhecimento de quem é esta mulher. Conhecer e entender a história da menina que fomos um dia, perceber que suas dores estão impregnando a existência desta mulher, e por vezes de forma negativa, restituirá a oportunidade de cura e de alento para muitas das queixas que hoje permeiam nossa alma.

Podemos dizer que tem experiências marcantes neste livro?

Sim. Nele estão inseridas minhas experiências, ministerial e profissional. As demandas do consultório e os contatos diversos que tive durante palestras e cursos ministrados no Sudeste do Brasil e nos EUA, me favoreceram a escrita. Os encontros e os testemunhos me fazem perceber a grande necessidade de se escrever sobre este tema. Sou grata às muitas mulheres que se permitiram serem tratadas através da leitura deste livro e da generosidade como ele foi recebido e divulgado.

No capítulo dois, “A menina que habita em mim”, a senhora fala que é necessário descobrir os erros, as falhas, os desalentos que esta menina possui. Explique por que isso é necessário e como a mulher se conhecerá a partir desse momento? 

Toda a nossa formação, tudo que vivemos, todos os encontros e experiências vividas contribuiriam para a formação desta mulher hoje. Não há como separar a história vivida da menina e da mulher adulta, o que há de se buscar, é que a partir da identificação de suas dores e marcas emocionais que surgiram neste período, é a própria ressignificação desta dor. O objetivo é tratar, porque o que não é resolvido nesta dimensão, tende a se repetir em um ciclo que poderá ser doloroso. Surgindo continuamente em forma de comportamento autodestrutivo e autoimagem negativa. Quando eu entendo isto, o ciclo de autossabotagem tende também a cessar e gero, a partir deste conhecimento, um olhar mais acolhedor e perdoador para si mesmo.

familia rejanePara finalizar, o que você espera desta obra?

Meu desejo é que ele continue alcançando muito mais, que seja companheiro de momentos conflituosos desta mulher que vive a depressão e transtornos. Que este livro dê voz e seja um guia para auxiliar a encontrar a saída dos males que afligem sua alma. Que alcancem aquelas que não terão oportunidade de um acompanhamento psicoterapêutico e que a auxilie a compreender suas dores e angústias da alma. Que o conhecimento a leve a elaboração do que lhe incomoda, gerando estabilidade emocional e lhe permita enxergar com mais clareza os caminhos para a cura e equilíbrio emocional.

 

Sem dúvida, este é um livro que você precisa ler e compartilhar com uma amiga. Preparada para conhecer este livro? 

Adquira em nossa Loja Virtual ou na Rede de Lojas CPAD. 

Também disponível na versão E-book. Confira! 

Por Luciene Saviolli

Primeiros passos

Escrito por Mulher Cristã
Primeiros passos

Quando um bebê nasce, toda família se envolve no dia a dia do recém-nascido, seja para dar...

Praticar atividade física não tem i...

Escrito por Mulher Cristã
 Praticar atividade física não tem idade!

Você tem cuidado da sua saúde física? Gosta de fazer caminhada ou frequenta alguma academi...

Jovem escreve dois livros após ser...

Escrito por Mulher Cristã
Jovem escreve dois livros após ser inspirada em Congresso de Escola Dominical da CPAD

Quem já pôde ir a um Congresso ou Conferência de Escola Dominical promovido pela CPAD sabe...

Descanse em Deus 

Escrito por Mulher Cristã
Descanse em Deus 

Ela é autora de best-sellers e livros premiados, entre eles, Como ter um Coração de Maria...

Jovem com doença rara é professora...

Escrito por Mulher Cristã
 Jovem com doença rara é professora de Escola Dominical infantil

Você vive o seu chamado? Cumpre o seu propósito diante do Senhor? Existem pessoas que dão...

Mulher Cristã faz 5 Anos

Escrito por Mulher Cristã
Mulher Cristã faz 5 Anos

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente....

Outubro Rosa: ex-paciente transform...

Escrito por Mulher Cristã
Outubro Rosa: ex-paciente transformou dor em solidariedade

Quem olha para a irmã Jaqueline Chagas, 42 anos, não imagina o que ela já passou. Em março...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.