Se você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, esse é o seu momento de parar tudo para ler este artigo. Você já preparou o seu currículo e distribuiu, mas até agora não teve nenhuma resposta? Parece que o tão sonhado emprego nunca chega? Cuidado! Pode ser que o motivo principal seja a má elaboração do seu currículo.
Ele deve ser objetivo, claro, ter informações esclarecidas sobre suas experiências e conter informações importantes para o cargo pretendido. Separamos algumas dicas essenciais de como elaborá-lo corretamente.
Dados Pessoais
Aqui entra seu nome completo, idade, estado civil, telefone e e-mail. É a abertura do seu currículo.
Objetivo
Qual é o seu objetivo profissional? Resuma em apenas uma frase. Lembrando que esse objetivo deve estar de acordo com seu cargo pretendido. Em alguns casos você precisa redigir um novo objetivo para chamar a atenção do entrevistador da vaga desejada.
Formação Acadêmica
Onde você estudou? Qual seu grau de escolaridade? Essas perguntas serão respondidas neste espaço: nome da instituição, curso, datas de início e término. E, se você tem mais de uma graduação, cite por ordem decrescente. Os cursos técnicos também podem ser colocados, mas só mencione se tiver a ver com a vaga pretendida.
Experiência Profissional
A futura empresa quer conhecer onde você já trabalhou. Comece da última empresa e mencione três experiências. (Caso tenhas outras, defina quais são de mais importâncias para essa nova função que você quer alcançar). Coloque nome da empresa, cargo, data de início e de término, sua função e também suas atividades exercidas.
Idiomas
Fala inglês? Cite o idioma que você tem conhecimento e deixe claro o nível: básico, intermediário ou fluente. Seja sincero, pois na entrevista poderá ser testado o seu conhecimento.
Informática
Cite os programas e os níveis de conhecimento deles. Como no outro item Idiomas, seja sincero sempre!
Cursos
Coloque os cursos específicos que você fez e vai contribuir para o novo cargo, caso aprovado. Cite o nome da instituição e a data que realizou o curso.
Revisão
Depois de pronto, é hora de revisá-lo com bastante atenção para não passar nenhum erro de Português. Tenha calma e revise tudo. Seu currículo deve ter uma ou duas páginas, no máximo. Pronto! Agora que seu currículo está perfeito é só entregar e torcer para que seja convidado para uma entrevista.
Por Luciene Saviolli