Mãos que falam

Som alto das buzinas, crianças gritando nas ruas, o barulho dos pedestres conversando, o grito dos vendedores ambulantes. Tudo isso são ruídos comuns nas grandes cidades, mas para algumas pessoas isso não incomoda. Estamos falando dos deficientes auditivos (surdos), onde o silêncio é o som ambiente.

Por conta disso, surgiu a necessidade de criar uma comunicação entre eles. Inicialmente no Brasil a língua dos surdos era regional e bastante variada. Em 1993 um projeto de lei no Brasil entrou em uma longa batalha para a regulamentação da Libras no país. Apenas no ano de 2002 a Libras foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A profissão de intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais é regulamentada e tem a capacidade de facilitar essa integração entre surdos e ouvintes. 

maosungidas.225No ano de 1994, a vida de Sileia Pontes Chiquini da Costa mudou completamente após uma indicação do seu chefe para fazer um curso de Libras. Na época, ela era funcionária da COPEL (Companhia Paranaense de Energia) e não tinha nenhuma formação na área da Língua de Sinais. Como na época, ela não conhecia nenhum surdo, questionou o motivo dessa indicação. Ela não sabia, mas Deus tinha um plano em usá-la nesta nova profissão. A partir daí nasceu um desejo enorme no coração dela para ajudar este público tão carente de atenção. Hoje ela é especialista em Educação Especial e tem vários cursos na área de Libras e é Coordenadora do Ministério com Surdos Mãos Ungidas e Maestrina do Coral Mãos Ungidas. 

O site Mulher Cristã conversou com a pedagoga e ouviu mais um pouco sobre esse belo trabalho e contou sobre a sua participação no 9º Congresso Nacional da Escola Dominical, como palestrante. Confira a entrevista:
 
Como surgiu o Ministério Mãos Ungidas?
Iniciou em dezembro de 1996. No início de 1997 realizamos nossa primeira viagem missionária à cidade de Ourinhos (SP), era um encontro de Surdos daquela cidade, nosso grupo só tinha quatro surdos. Porém, não sabíamos qual nome o grupo poderia ter. Surgiram várias opiniões durante a viagem. Até que meu filho Jeffrey, que estava com sete anos, de repente, disse: “Mãe, mãos ungidas por Deus!”, ele falou e voltou a dormir novamente. Assim surgiu o nome do nosso ministério. Temos a absoluta certeza de que este nome foi escolhido por Deus. Hoje com a graça de Deus e com o apoio da diretoria da nossa igreja, na pessoa do nosso pastor presidente, Wagner Tadeu dos Santos Gaby, temos nossa sala própria, todos os recursos necessários e pessoas capacitadas nos auxiliando. 
 
Qual é o objetivo do Projeto “Mãos Ungidas”?
Continuar trabalhando para expandir o Reino de Deus nesta Terra e ganhar muitas almas, tanto surdos como ouvintes. Louvo a Deus pelo que Ele tem feito por intermédio do Ministério Mãos Ungidas. Alguns surdos eram viciados, moradores de rua e se  prostituiam, mas o Senhor Jesus Cristo os salvou, libertou, transformou e hoje eles são nova criatura.
 
Acredito que ao longo dos anos, você tem vivenciado algum testemunho ao lado deles. Em rápidas palavras, conte-nos alguma dessas experiências.
Deus tem nos concedido muitas dádivas e seria impossível numerá-las. Mas, gostaria de partilhar alguns milagres que temos visto junto ao Ministério Mãos Ungidas. Quatro surdas receberam o batismo no Espírito Santo e mais de trinta surdos foram batizados nas águas e três surdos já estão na glória com o Pai Celestial. 
coralmaosungidas
 
Como é o trabalho de inclusão social do surdo na igreja e comunidade?
Para trabalhar e educar o surdo é preciso entrar para o seu mundo, ir ao seu encontro, entender o seu silêncio e principalmente amá-los. As pessoas que trabalham com Surdos devem ter um preparo especifico e a Igreja um objetivo. A igreja precisa estar preparada para atender às condições do surdo a fim de realizar a inclusão. 
 
Quais são os requisitos para ser um intérprete de Libras? 
O Intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, assim como: honesto, humilde, disciplinado, equilibrado, ter amor ao trabalho, goste de trabalhar em equipe, manter o respeito pela Libras (jamais inventar sinais), manter uma boa aparência física, uma conduta adequada de se vestir, manter a dignidade da profissão, manter o respeito e a pureza da Língua de Sinais e não esquecer que os surdos em geral são muito autênticos e objetivos e, também, correspondem às amizades fortes e sinceras. 
 
Como uma pessoa que nunca fez curso de Libras consegue conversar com uma pessoa surda?
É importante lembrar que o surdo “ouve com os olhos”, portanto, só haverá comunicação se houver visualização. Observe: 
1- Ao se comunicar com o surdo, procure ficar de frente para ele;
2- Fale pausadamente;
3- Utilize a expressão facial e corporal;
4- Utilize vocabulário simples;
5- Procure manter uma curta distância entre você e a pessoa surda;
6- Mantenha a boca e mãos livres para fazer os gestos necessários e não esqueça que o corpo todo “fala”, pois em nossas mãos estão os sinais, em nosso rosto o sentimento e em nosso corpo o ritmo. 
 
Conte-nos sobre sua participação no 9º Congresso Nacional de Escola Dominical.
Refletimos sobre o cuidado e a necessidade de preparo que todos os envolvidos no ensino da Palavra de Deus precisam ter para proporcionar um ensino adequado e de qualidade para os nossos alunos surdos. Fizemos uma análise bíblica a respeito da nossa responsabilidade como Igreja do Senhor, de atender os alunos surdos com cuidado, carinho, dignidade e respeito. O objetivo primordial foi apresentar as principais necessidades educacionais dos alunos surdos. 
 
Clique aqui e baixe o Alfabeto em Libras. 
Por Luciene Saviolli

Famílias em Conflito 

Escrito por Mulher Cristã
Famílias em Conflito 

Ela é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos fe...

Primeiros passos

Escrito por Mulher Cristã
Primeiros passos

Quando um bebê nasce, toda família se envolve no dia a dia do recém-nascido, seja para dar...

Praticar atividade física não tem i...

Escrito por Mulher Cristã
 Praticar atividade física não tem idade!

Você tem cuidado da sua saúde física? Gosta de fazer caminhada ou frequenta alguma academi...

Jovem escreve dois livros após ser...

Escrito por Mulher Cristã
Jovem escreve dois livros após ser inspirada em Congresso de Escola Dominical da CPAD

Quem já pôde ir a um Congresso ou Conferência de Escola Dominical promovido pela CPAD sabe...

Descanse em Deus 

Escrito por Mulher Cristã
Descanse em Deus 

Ela é autora de best-sellers e livros premiados, entre eles, Como ter um Coração de Maria...

Jovem com doença rara é professora...

Escrito por Mulher Cristã
 Jovem com doença rara é professora de Escola Dominical infantil

Você vive o seu chamado? Cumpre o seu propósito diante do Senhor? Existem pessoas que dão...

Mulher Cristã faz 5 Anos

Escrito por Mulher Cristã
Mulher Cristã faz 5 Anos

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente....

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.