Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Cuidado dos adolescentes 

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. (Efésios 6.1,4)

Quando falamos de educação de filhos o que nos vem à mente são as crianças. Pensamos em pais cujos filhos são pequenos e que estão aos seus pés sendo instruídos. Mas a educação não para na infância; ela perpassa a adolescência e segue para a vida adulta, tomando outras formas.

Aquela criança fácil de ensinar, na adolescência pode-se tornar resistente. Já aquela mais agitada pode-se transformar num adolescente calmo e pensativo. Sem que percebamos, estaremos diante de um novo cenário e parece que tudo vai começar de novo! Mas não é bem assim. É verdade que a adolescência traz novos desafios, mas também aperfeiçoa os ensinamentos da infância.

A Bíblia nos diz que o jovem deve lembrar-se do Criador. Só se lembra do Criador aquele que foi ensinado. “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes 12:1).

Isso quer dizer que o jovem não pode viver sem levar em conta o Senhor. Todas as suas decisões devem ser guiadas de modo a pensar no seu futuro, nas consequências que virão. Para esta fase, muitas conversas serão necessárias. Este é o momento de desenvolver um relacionamento mais maduro. Momentos de alegria devem existir, e os pais vão propiciar esses momentos, mas a alegria deve sempre vir acompanhada do temor a Deus, pois Ele pedirá contas!

Pais de adolescentes continuarão a ensinar sobre seus deveres, com ênfase na responsabilidade, no trabalho, na ajuda no lar, no dever à santidade. Nessa fase, aprender os ofícios no lar, ajudando os pais em casa, cumprindo seus deveres no mundo, traz novas cores à vida. Eles precisarão aprender sobre como controlar seus impulsos sexuais e não se guiar pelos sentimentos, antes, pela razão, atentando para a voz dos seus mestres.

Adolescentes são mais desapegados. Eles querem fazer parte da comunidade além do lar, frequentando espaços sociais mais amplos. Este é o momento para começar a ensaiar para a vida adulta. Os pais podem testar e ver como eles colocam em prática os ensinamentos da infância. As escolhas são excelentes oportunidades para ensinar-lhes sobre independência e auto-responsabilidade. A liberdade é limitada pois, ainda, os pais são responsáveis diante de Deus e dos homens por suas vidas. Mas é preciso que entendam que Deus pedirá contas das escolhas.

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.” (Eclesiastes 11:9,10).

Por fim, amado pai e mãe, entenda que seu adolescente ainda precisa de você, da sua experiência, principalmente nas questões éticas e morais. A mente e corpo do adolescente estão num momento de extrema fragilidade e precisam reconhecer que dependem da âncora dos pais para não sucumbirem no mar dos hormônios. Eles precisam treinar suas mentes para o confronto com a verdade e a justiça, exercitando a humildade, pois esse será um legado eterno.

Educar nunca foi uma tarefa fácil, mas não precisa ser complicada. Contamos com a ajuda do Pai eterno que não erra em suas decisões. O mesmo Deus que esteve com você enquanto seu filho ou filha atravessava a infância, estará também nesta nova fase e te trará resposta. Não se esqueça de obedecer os mandamentos DEle e tome as decisões visando glorificar o Seu nome. Ele honra aqueles que O honram. Confie: o Senhor caminha com você!

Meu abraço!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.