Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Uma mãe de fé e coragem

O Dia das Mães a cada ano é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Muitos abraços, beijos, comemorações, almoços e homenagens. Porém, eu usufruo do tema para meditarmos de maneira a acrescentar algo à minha e à sua vida como mães.

“E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebreias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-o; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.” Êxodo 2.1-10.

Joquebede, a mãe de Moisés, nada podia fazer para mudar a lei de Faraó. No entanto, ela era uma mulher de fé e coragem. A única coisa que pôde fazer foi esconder o seu bebê, depois colocá-lo em um cestinho e deixá-lo à margem do rio, entre os juncos. O cesto no qual Moisés foi colocado para ser posto nas águas do Rio Nilo era feito de cana de papiro e impermeabilizado com betume (pixe). Foi feito por sua mãe, mulher que sabia o que estava fazendo, pois usou o mesmo material usado por grandes barcos egípcios, seguro e eficiente para o pequeno cesto. 

Às vezes você se sente cercada pelo mal? Parece que será triste o final da história? Sente-se frustrada com o pouco que pode fazer? Ore a Deus. Procure formas de agir contra o mal e confie em Deus que abençoará o seu esforço, por menor que possa parecer. Deus pode transformar seu maior temor em sua maior alegria e motivo de gratidão.

Joquebede colocou o cestinho na água e teve que deixá-lo ali. Mas, mandou que sua filha o acompanhasse à distância. Assim, a menina viu o cesto aproximar-se de onde a filha de Faraó se banhava. Oportunidades especiais podem vir ao seu encontro. Peça discernimento a Deus e não perca o momento certo de agir. Não permita que o medo faça você perder oportunidades. Fique atenta às chances que Deus lhe dá e as aproveite completamente.

A princesa, filha de Faraó, ficou arrebatada pelo bebezinho e procurou quem o poderia amamentar. A irmã de Moisés logo se aproximou e ofereceu sua mãe. Joquebede teve seu bebê de volta para amamentá-lo, educá-lo, e para isso, ainda recebeu um salário. Mas o principal: seu bebê foi salvo da terrível lei de Faraó e viveu. E quem foi Moisés? Foi o grande libertador de Israel. Joquebede deu à luz, protegeu, preparou, lançou, teve de volta em seus braços, criou e deu ensinamentos. Minha irmã amada, quando os nossos filhos chegarem nas encruzilhadas da vida e em momentos de decisões, de quais ensinamentos nossos eles se lembrarão e que poderão ajudá-los a escolherem o caminho certo? Certa vez, quando eu estava em alguns dias de descanso e interrompi para atender um compromisso (uma palestra inesperada), eu imaginei que minha mãe se compadeceria e me diria para não ir. Porém, ao invés disso, ela me disse: "Vai, vai mesmo! Porque por mais que você faça ainda será pouco depois de tudo que Jesus fez por você!" 

Há ocasiões nas quais temos problemas e somos incapazes de enxergar além deles uma solução, como Joquebede.  Porém, o Senhor sempre nos dá um caminho; a nós, mulheres cristãs, o Senhor nos concede um grande privilégio de educar nossos filhos no conhecimento e amor à Palavra de Deus, levando-os a conhecer Jesus e seu poder. Ore a Deus e confie! Tome a atitude que estiver ao seu alcance, capriche, faça bem a sua parte, porque o Senhor fará a dEle e será perfeita.

Temos, pela fé em Deus, atitudes que passam por cima de nossos temores. Assim fazendo, criemos nossos filhos para serem pessoas íntegras na sociedade e que vivam para glória de Deus! Creia e confie no Senhor Jesus Cristo é isso que Ele precisa para começar um trabalho lindo em sua vida e dos seus queridos. A sua casa é para glória dEle!

Feliz Dia das Mães, amada! O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Nm 6:24-26

Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

A oração faz parte de nossa vida cristã desde os primeiros passos que damos na presença de...

Chamadas para um propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Chamadas para um propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...

Não há outro mandamento maior do qu...

Escrito por Lídia Dantas Costa
Não há outro mandamento maior do que estes

É maravilhoso meditarmos no Deus Todo Poderoso ao qual servimos. Seu poder, domínio e maje...

A paz que excede todo o entendiment...

Escrito por Lídia Dantas Costa
A paz que excede todo o entendimento!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos...

Feliz Natal com Jesus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal com Jesus!

Amada irmã, quanto os dias que antecedem o Natal e envolvem suas comemorações nos fazem me...

Novo propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Novo propósito

Quando em nosso encontro com Jesus Cristo temos a vida transformada e somos invadidas pelo...

Para a glória de Deus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Para a glória de Deus!

Ao meditarmos no imensurável amor de Deus por nós, entendemos que este amor foi tão grande...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.