dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

Temor e Sabedoria: a base para uma vida virtuosa

O livro de Provérbios ensina que há um caminho de sabedoria e um caminho de insensatez. A sabedoria bíblica não se trata apenas de conhecimento intelectual, mas, sobretudo, discernimento e temor a Deus como chave para uma vida sábia e abençoada. Dentre os muitos ensinos contidos neste livro, destaca-se que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10). A seguir, exploraremos três pontos fundamentais relacionados a esse tema e seu impacto na vida das mulheres virtuosas.

O temor do Senhor e a sabedoria

Como já visto, o livro de Provérbios declara que o temor do Senhor é o início da sabedoria. Isso significa que a verdadeira sabedoria não vem apenas da experiência ou do conhecimento humano, mas de um relacionamento reverente e de íntima comunhão com Deus. Temer ao Senhor não significa ter medo dEle, mas respeitá-Lo, reconhecer Sua soberania e submeter-se à Sua vontade.

Essa sabedoria molda nossas escolhas e atitudes, direcionando-nos para uma vida prudente e justa. Escolher um caminho significa rejeitar o outro e vice-versa. Qual deles você decidiu seguir? Quem despreza o temor do Senhor escolhe o caminho da imprudência, tornando-se vulnerável ao engano e às más decisões. Por isso, a sabedoria começa pela escolha de uma vida temente a Deus e obediente à Sua Palavra.

A mulher sábia e o temor do Senhor

O temor ao Senhor reflete em todas as áreas de uma mulher virtuosa: consigo mesma - desenvolve caráter firme, guiado pela prudência e pelo discernimento; no casamento - como esposa sábia edifica o lar com amor e compreensão; na família - instrui seus filhos no caminho do Senhor e serve como exemplo de fé; na igreja e na sociedade - contribui com seus talentos na obra de Deus e para o bem-estar da comunidade.

A mulher tola, por outro lado, ignora os princípios divinos e escolhe a insensatez, tornando-se fonte de conflitos e desordem, “destruindo seu lar com as próprias mãos” (Pv 14.1). Porém, a mulher que teme ao Senhor é virtuosa, capacitada por Deus a tomar decisões sábias e ponderadas. Sua casa é um lugar de aconchego e de segurança para o marido e os filhos. Suas ações abençoam sua família e glorificam a Deus.

A recompensa da sabedoria e do temor a Deus

No final do livro de Provérbios, o escritor enfatiza que "a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada" (Pv 31.30). Isso indica que o verdadeiro valor de uma mulher não está em sua aparência refletida pela beleza exterior, nem mesmo em suas conquistas acadêmicas ou materiais, mas em seu profundo relacionamento com Deus.

A recompensa para as mulheres que escolhem o caminho da sabedoria e do temor ao Senhor é a honra, a prosperidade e o reconhecimento de seu bom testemunho e conduta exemplar. A sabedoria não apenas traz bênçãos espirituais, mas também influencia positivamente pessoas ao redor, tornando a vida mais frutífera e significativa.

Em suma, o temor do Senhor é a base para uma vida sábia e plena. O temor a Deus nos ensina a tomar decisões corretas, a viver com prudência e a refletir o caráter de Deus em todas as nossas ações. As mulheres que andam no temor do Senhor são exemplos de sabedoria, que fortalecem suas famílias, suas igrejas e a sociedade. Escolhamos, portanto, em todo o tempo temer ao Senhor, e assim viver com sabedoria.

Queridas irmãs, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Um chamado para mães e avós: não es...

Escrito por Dirlei Baptista
Um chamado para mães e avós: não estorveis as crianças

O Evangelista Mateus registra que algumas crianças foram trazidas a Jesus para serem abenç...

Cristo acalma as tempestades da vid...

Escrito por Dirlei Baptista
Cristo acalma as tempestades da vida

No artigo dessa semana vamos refletir sobre um dos milagres mais impressionantes de Jesus...

A mulher de fé transborda em espera...

Escrito por CPAD Web
A mulher de fé transborda em esperança

Na Bíblia, esperança é a certeza ancorada no caráter de Deus e nas promessas cumpridas em...

Mulheres preparadas para reconstrui...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulheres preparadas para reconstruir

A Bíblia revela um Deus que restaura e reconstrói. Onde há relacionamentos destruídos, Ele...

A mulher moderna e os valores crist...

Escrito por Dirlei Baptista
A mulher moderna e os valores cristãos

Os dias que vivemos são bem acelerados, muitos exigentes e cheios de vozes concorrentes pe...

Setembro Amarelo: o valor da vida e...

Escrito por Dirlei Baptista
Setembro Amarelo: o valor da vida em Cristo

Setembro Amarelo é um movimento internacional de conscientização e prevenção do suicídio,...

Pátria Celestial: esperança da mulh...

Escrito por Dirlei Baptista
Pátria Celestial: esperança da mulher cristã

A Escritura adverte que o cristão não pertence definitivamente a este mundo, mas têm sua v...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.