Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

A Perseverança nos leva a alcançar a promessa 

Ouvimos muito falar nos últimos dias sobre a necessidade de sermos gratos, de aproveitarmos cada momento para agradecer e encontrar satisfação no que temos e nas pessoas que nos cercam. 

A vida é breve e não existe tempo mais apropriado do que este para refletirmos em questões sobre a gratidão. Mas há outra grande virtude que se ergue diante deste tempo também e ela está entrelaçada a esta necessidade de viver cada dia satisfeito. A perseverança é a amiga da gratidão, pois é ela que nos dá a expectativa de que vale a pena trafegar neste tempo, ainda que tudo esteja tão difícil. A gratidão nos faz valorizar o que temos e nos faz viver o hoje como se este fosse o último dia. A perseverança, por outro lado, faz-nos caminhar hoje olhando para a frente, certo de que vale a pena o hoje se temos um alvo certo.

Temos motivos sobejos para sermos gratos durante toda nossa trajetória de vida. Pelo fato de Deus está conosco nos alentando, dando-nos força, agindo em nosso favor, há motivos para dizer-lhe: "Obrigado(a), Pai, pelo que Tu fazes e muito mais pelo que Tu és." Esta deve ser nossa oração diária e antes de pedir, devemos agradecer. 

Por outro lado, é difícil vivermos num mundo onde há tantas desilusões, incertezas, e maldades, que promove pessoas desanimadas, inseguras e sem esperança. Esse cenário não contribui para espírito grato, mas é aí que precisamos da irmã da Gratidão, a Perseverança. Sem ela, somos levadas a olhar somente para esse cenário sombrio que atrapalha o senso de gratidão. A perseverança é uma virtude que deve ser vivida por cada cristão; ela tem um custo, que vale a pena pagá-lo. 

Jesus, falando sobre sua vinda, frisou a palavra perseverança dizendo: "por se multiplicar a iniquidade o amor de muito esfriará, mas o que perseverar até o fim esse será salvo" (Mt 10.22). Você percebe como é importante perseverar? Tanto para esperar Jesus, como no contexto em que estamos inseridas, tanto na nossa vida privada, nos vários papeis que desempenhamos: como esposa, como mãe, ou desenvolvendo a profissão e muito mais no que diz respeito ao cultivo da devoção espiritual. 

Destarte vejamos quais os benefícios da perseverança. Só o significado da palavra nos incentiva: "conservar-se firme e constante, continuar, permanecer sem mudar ou variar de intento."  Perseverar é não desistir, e na Bíblia ela tem sinônimo de paciência. Muitas vezes, no percurso para recebemos uma vitória, nos deparamos com outras situações da vida e a tendência é parar, é desistir, mas a perseverança faz com que você tire força da fraqueza e assim alcance a promessa.

A perseverança :   
1. Desenvolve a alegria e a esperança (Rm 12.12);   
2. Leva você a ter mais fé (Rm 8.25);   
3. Desenvolve sua vida de oração (1 Sm 1.12);   
4. Faz com você siga o exemplo de Jesus (Fp 2.5-9);   
5. Leva-nos a fazer a vontade de Deus para alcançarmos a promessa (Hb 10.35).

Apenas elenquei alguns benefícios da perseverança para que eu e você, amiga, desenvolvamos a esperança e não desistamos dos nossos sonhos, dos planos de Deus nas nossas vida. Por mais que seja cruel o momento que estejamos passando, maior é Deus. Paulo disse com propriedade: "graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus." Creia que se perseverarmos, este ano será de vitória e de colheita. Assim diz o Senhor: "Este é o conselho que foi determinado sobre toda esta terra, e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o senhor dos exércitos o determinou, quem pois o invalidará? E a sua mão estendida está; quem pois a fará voltar atrás?" (Is 14.26-27). 

Calebe perseverou 45 anos e recebeu a promessa. Siga em frente e diga: "meu lema este ano será 'perseverança'!" Deus confirmará, você crê? Se creres verás a glória de Deus na sua vida e em sua família.

Meu abraço!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.