Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

A Perseverança nos leva a alcançar a promessa 

Ouvimos muito falar nos últimos dias sobre a necessidade de sermos gratos, de aproveitarmos cada momento para agradecer e encontrar satisfação no que temos e nas pessoas que nos cercam. 

A vida é breve e não existe tempo mais apropriado do que este para refletirmos em questões sobre a gratidão. Mas há outra grande virtude que se ergue diante deste tempo também e ela está entrelaçada a esta necessidade de viver cada dia satisfeito. A perseverança é a amiga da gratidão, pois é ela que nos dá a expectativa de que vale a pena trafegar neste tempo, ainda que tudo esteja tão difícil. A gratidão nos faz valorizar o que temos e nos faz viver o hoje como se este fosse o último dia. A perseverança, por outro lado, faz-nos caminhar hoje olhando para a frente, certo de que vale a pena o hoje se temos um alvo certo.

Temos motivos sobejos para sermos gratos durante toda nossa trajetória de vida. Pelo fato de Deus está conosco nos alentando, dando-nos força, agindo em nosso favor, há motivos para dizer-lhe: "Obrigado(a), Pai, pelo que Tu fazes e muito mais pelo que Tu és." Esta deve ser nossa oração diária e antes de pedir, devemos agradecer. 

Por outro lado, é difícil vivermos num mundo onde há tantas desilusões, incertezas, e maldades, que promove pessoas desanimadas, inseguras e sem esperança. Esse cenário não contribui para espírito grato, mas é aí que precisamos da irmã da Gratidão, a Perseverança. Sem ela, somos levadas a olhar somente para esse cenário sombrio que atrapalha o senso de gratidão. A perseverança é uma virtude que deve ser vivida por cada cristão; ela tem um custo, que vale a pena pagá-lo. 

Jesus, falando sobre sua vinda, frisou a palavra perseverança dizendo: "por se multiplicar a iniquidade o amor de muito esfriará, mas o que perseverar até o fim esse será salvo" (Mt 10.22). Você percebe como é importante perseverar? Tanto para esperar Jesus, como no contexto em que estamos inseridas, tanto na nossa vida privada, nos vários papeis que desempenhamos: como esposa, como mãe, ou desenvolvendo a profissão e muito mais no que diz respeito ao cultivo da devoção espiritual. 

Destarte vejamos quais os benefícios da perseverança. Só o significado da palavra nos incentiva: "conservar-se firme e constante, continuar, permanecer sem mudar ou variar de intento."  Perseverar é não desistir, e na Bíblia ela tem sinônimo de paciência. Muitas vezes, no percurso para recebemos uma vitória, nos deparamos com outras situações da vida e a tendência é parar, é desistir, mas a perseverança faz com que você tire força da fraqueza e assim alcance a promessa.

A perseverança :   
1. Desenvolve a alegria e a esperança (Rm 12.12);   
2. Leva você a ter mais fé (Rm 8.25);   
3. Desenvolve sua vida de oração (1 Sm 1.12);   
4. Faz com você siga o exemplo de Jesus (Fp 2.5-9);   
5. Leva-nos a fazer a vontade de Deus para alcançarmos a promessa (Hb 10.35).

Apenas elenquei alguns benefícios da perseverança para que eu e você, amiga, desenvolvamos a esperança e não desistamos dos nossos sonhos, dos planos de Deus nas nossas vida. Por mais que seja cruel o momento que estejamos passando, maior é Deus. Paulo disse com propriedade: "graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus." Creia que se perseverarmos, este ano será de vitória e de colheita. Assim diz o Senhor: "Este é o conselho que foi determinado sobre toda esta terra, e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o senhor dos exércitos o determinou, quem pois o invalidará? E a sua mão estendida está; quem pois a fará voltar atrás?" (Is 14.26-27). 

Calebe perseverou 45 anos e recebeu a promessa. Siga em frente e diga: "meu lema este ano será 'perseverança'!" Deus confirmará, você crê? Se creres verás a glória de Deus na sua vida e em sua família.

Meu abraço!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Os Dois Lados da Adversidade

Escrito por Judite Alves
Os Dois Lados da Adversidade

A nossa vida é permeada por momentos bons, dias tenebrosos e enfermidades. É evidente que...

Vença a Autopiedade

Escrito por Judite Alves
Vença a Autopiedade

Na era em que vivemos, parece que paira no ar um pedido de ajuda por parte de pessoas dive...

A Humildade e o Orgulho nunca se re...

Escrito por Judite Alves
A Humildade e o Orgulho nunca se reconciliarão

Estive pensando nestes dias em diversas coisas relacionadas ao Reino de Deus. Jesus, falan...

No terror noturno, Jesus chega

Escrito por Judite Alves
No terror noturno, Jesus chega

Há um caminho excelente no qual quem nele adentra nunca é decepcionado ou tão pouco sucumb...

Quem é você: Cristã Autêntica ou Fi...

Escrito por Judite Alves
Quem é você: Cristã Autêntica ou Fingida?

Vivemos em uma era de muita artificialidade, em que os valores são relativizados, e é notó...

A Força do Perdão

Escrito por Judite Alves
A Força do Perdão

Na nossa jornada, sempre nos deparamos com alguém que precisa de ajuda quando o assunto é...

A Perseverança nos leva a alcançar...

Escrito por Judite Alves
A Perseverança nos leva a alcançar a promessa 

Ouvimos muito falar nos últimos dias sobre a necessidade de sermos gratos, de aproveitarmo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.