sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Autocomiseração ou Autocuidado?

Em meio às exigências do cotidiano e às lutas da vida, é comum que muitas mulheres cristãs se sintam sobrecarregadas, invisíveis ou até mesmo incompreendidas. Nesses momentos de vulnerabilidade, um sentimento silencioso e enganoso pode se instalar: a autocomiseração, também conhecida como autopiedade ou vitimismo.

Esse olhar voltado excessivamente para as próprias dores e frustrações, ainda que pareça um consolo momentâneo, pode ser extremamente prejudicial a saúde emocional, a vida espiritual e as relações interpessoais.

A autocomiseração difere do autocuidado. Enquanto o autocuidado é saudável e bíblico, a autopiedade paralisa, isola e mina o propósito de vida. Ela leva a mulher a se enxergar constantemente como vítima, desviando seu foco de Deus para si mesma. O coração se fecha para o outro, para o servir e até mesmo para o agir do Espírito Santo. Em Provérbios 18:1, a Palavra já nos alerta: "O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria."

A Bíblia nos apresenta exemplos que ilustram as consequências da autocomiseração. Jonas, por exemplo, ao invés de alegrar-se com o arrependimento dos ninivitas, lamentou-se ao ponto de desejar a morte (Jonas 4:3). Sua autopiedade o impediu de celebrar a graça de Deus na vida do outro. Elias, depois de grandes vitórias, sentiu-se tão abatido e sozinho que pediu a Deus que tirasse sua vida (1 Reis 19:4). Mas o Senhor, cheio de amor, não o repreendeu duramente; antes o sustentou com alimento, descanso e direção.

Esse cuidado divino é a chave para romper com os ciclos de autocomiseração. O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5), é capaz de curar feridas profundas e restaurar o ânimo. Quando compreendemos o quanto somos amadas, fortalecidas e chamadas para um propósito, nosso olhar muda. Passamos a enxergar o outro com empatia, a estender a mão com amizade sincera e a servir com alegria — sem perder o equilíbrio do cuidado pessoal.

Jesus, nosso maior exemplo, mesmo diante de sua dor, nunca mergulhou em autopiedade. Ele olhava ao redor e via quem precisava ser curado, ensinado, acolhido. A mulher cristã é chamada a imitá-Lo: servindo, amando e, ao mesmo tempo, cuidando de sua saúde emocional, física e espiritual para viver com vigor a missão que lhe foi confiada.

Deus não nos criou para vivermos centradas em nossas dores, mas para sermos curadas e curadoras. Quando abandonamos a autocomiseração e acolhemos a verdade do Evangelho, florescemos. Como está escrito: "O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido" (Salmo 34:18). Que possamos, fortalecidas pelo amor de Deus, viver com propósito, saúde e alegria — olhando para frente e para o alto, e também ao redor, para ajudar com amor e ser resposta onde Ele nos colocou.

Até mais queridas. 

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Dorcas - compartilhando talentos

Escrito por Sonia Pires
Dorcas - compartilhando talentos

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas”. C...

O Perigo da compulsão pelo consumis...

Escrito por Sonia Pires
O Perigo da compulsão pelo consumismo   

“Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naq...

Vivendo com alegria

Escrito por Sonia Pires
Vivendo com alegria

Descobrindo a força que vem de um coração cheio da presença de Deus “Portanto não vos entr...

Débora, guerreira e inspiradora

Escrito por Sonia Pires
Débora, guerreira e inspiradora

“Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me...

Falando com sabedoria – o poder da...

Escrito por Sonia Pires
Falando com sabedoria – o poder da língua

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Prové...

Cultivando uma boa amizade

Escrito por Sonia Pires
Cultivando uma boa amizade           

“Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17 A amizade é u...

Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento...

Escrito por Sonia Pires
Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento de posse?

“Porque o Senhor teu Deus é Deus zeloso.” (Deuteronômio 4:24) O ciúme é um sentimento que...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.