sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Autocomiseração ou Autocuidado?

Em meio às exigências do cotidiano e às lutas da vida, é comum que muitas mulheres cristãs se sintam sobrecarregadas, invisíveis ou até mesmo incompreendidas. Nesses momentos de vulnerabilidade, um sentimento silencioso e enganoso pode se instalar: a autocomiseração, também conhecida como autopiedade ou vitimismo.

Esse olhar voltado excessivamente para as próprias dores e frustrações, ainda que pareça um consolo momentâneo, pode ser extremamente prejudicial a saúde emocional, a vida espiritual e as relações interpessoais.

A autocomiseração difere do autocuidado. Enquanto o autocuidado é saudável e bíblico, a autopiedade paralisa, isola e mina o propósito de vida. Ela leva a mulher a se enxergar constantemente como vítima, desviando seu foco de Deus para si mesma. O coração se fecha para o outro, para o servir e até mesmo para o agir do Espírito Santo. Em Provérbios 18:1, a Palavra já nos alerta: "O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria."

A Bíblia nos apresenta exemplos que ilustram as consequências da autocomiseração. Jonas, por exemplo, ao invés de alegrar-se com o arrependimento dos ninivitas, lamentou-se ao ponto de desejar a morte (Jonas 4:3). Sua autopiedade o impediu de celebrar a graça de Deus na vida do outro. Elias, depois de grandes vitórias, sentiu-se tão abatido e sozinho que pediu a Deus que tirasse sua vida (1 Reis 19:4). Mas o Senhor, cheio de amor, não o repreendeu duramente; antes o sustentou com alimento, descanso e direção.

Esse cuidado divino é a chave para romper com os ciclos de autocomiseração. O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5:5), é capaz de curar feridas profundas e restaurar o ânimo. Quando compreendemos o quanto somos amadas, fortalecidas e chamadas para um propósito, nosso olhar muda. Passamos a enxergar o outro com empatia, a estender a mão com amizade sincera e a servir com alegria — sem perder o equilíbrio do cuidado pessoal.

Jesus, nosso maior exemplo, mesmo diante de sua dor, nunca mergulhou em autopiedade. Ele olhava ao redor e via quem precisava ser curado, ensinado, acolhido. A mulher cristã é chamada a imitá-Lo: servindo, amando e, ao mesmo tempo, cuidando de sua saúde emocional, física e espiritual para viver com vigor a missão que lhe foi confiada.

Deus não nos criou para vivermos centradas em nossas dores, mas para sermos curadas e curadoras. Quando abandonamos a autocomiseração e acolhemos a verdade do Evangelho, florescemos. Como está escrito: "O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido" (Salmo 34:18). Que possamos, fortalecidas pelo amor de Deus, viver com propósito, saúde e alegria — olhando para frente e para o alto, e também ao redor, para ajudar com amor e ser resposta onde Ele nos colocou.

Até mais queridas. 

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Estabelecendo Prioridades

Escrito por Sonia Pires
Estabelecendo Prioridades

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de finas joias.” Provérbios 3...

Tornar-se como criança

Escrito por Sonia Pires
Tornar-se como criança

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de mod...

Qual é o Chamado de Deus na sua vid...

Escrito por Sonia Pires
Qual é o Chamado de Deus na sua vida?

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti...

Ele tem cuidado de nós

Escrito por Sonia Pires
Ele tem cuidado de nós

“Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecid...

Amando ao Próximo como Jesus Amou

Escrito por Sonia Pires
Amando ao Próximo como Jesus Amou         

"Disse Jesus: Este é o primeiro mandamento: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu...

Adoção, um ato de amor

Escrito por Sonia Pires
Adoção, um ato de amor       

A adoção é um gesto nobre, mas acima de tudo, é um reflexo do amor de Deus por nós. Quando...

A importância da oração na vida da...

Escrito por Sonia Pires
A importância da oração na vida da mulher cristã

Por que orar? Como orar? Quando orar? A oração é muito mais do que um hábito religioso. É...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.