Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Examinando o que comprar 

Desde nova eu aprendi a estudar e memorizar o retrato da mulher sábia exposto em Provérbios 31.10-31. O texto bíblico relata uma mulher tão excepcional, muito difícil de ser copiada na íntegra, mas eu sigo tentando…

A mulher sábia, ou virtuosa (cheia de virtudes), é confiável, faz bem à sua casa e ao seu marido, trabalha de boa vontade e ainda viaja a trabalho, se preciso for, de longe trazendo o pão para a sua casa. Ela ajuda os necessitados, cuida da sua casa e dos seus filhos, aquecendo a vida deles com afeto, e se veste de forma elegante. Ele é honrada na sua cidade, elogiada pelo seu marido e pelos seus filhos!

Mas o que eu gostaria de ressaltar é, já naquela época, a atenção que esta mulher dá ao trabalho: Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. (Pv 31.15-18,27).

Esta mulher, mesmo tendo empregados, administra as tarefas dos seus servos. Ela se preocupa com a boa alimentação da família e com o andamento da sua casa. E ainda tem tempo para fortalecer os seus braços, o que hoje seria fazer algum tipo de exercício físico, como a musculação.

O texto ainda evidencia o quanto ela era preocupada com a economia e o bom uso das suas aquisições. Antes de fazer qualquer negociação, fosse para comprar um terreno ou uma peça de roupa, ela examina a mercadoria – ela não compra por impulso, sem saber se vai poder pagar a conta quando o cartão chegar. Ela negocia, pensa bem sobre os seus gastos. E depois que compra a propriedade, faz valer o seu gasto, pois trabalha com suas próprias mãos na plantação da vinha, visando obter o lucro devido pelo seu investimento e seu trabalho!

Além disso, a Bíblia diz que ela prova e vê que é boa sua mercadoria. É como se ela se perguntasse: Eu realmente preciso disso? A mercadoria vale o preço solicitado? A peça tem qualidade, ou vai se desmontar ou descosturar na primeira lavada? Esta aquisição vai trazer mais unidade ao convívio da minha família? Eu vou poder comprar. e ainda manter um valor na poupança, ou vou gastar todas as minhas economias em uma mercadoria que não é relevante?

Aprendamos com esta mulher. Vamos examinar melhor nossos gastos, avaliar bem as nossas prioridades, gastar menos do que ganhamos, e nos esforçar em nosso trabalho cotidiano, para que na nossa vida se cumpra o último versículo: Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.