Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Porém… 

Nos relatos bíblicos, assim como na vida, há momentos em que tudo parece estar resolvido, porém algo inesperado acontece.

Davi se apaixonou por Bate-Seba, e quando soube da gravidez da sua amante, armou um plano para matar Urias. Aparentemente tudo estava se resolvendo, porém Deus envia Natã que lhe informa o decreto divino, após Davi compreender seu pecado: Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!" E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Porém, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá”. (2 Samuel 12.13,14).

Não há como ocultar um pecado, como se pudéssemos enganar Deus. E muitos tentam… Porém, as mentiras são descobertas, as falcatruas são punidas pela justiça, e os pecados geram consequências desastrosas. A consciência culpa e aflige diariamente os que tentaram subornar e esconder as verdades divinas e pessoais.

Tudo parece ir bem, porém…

Em outras situações bíblicas, o porém é citado para evidenciar milagres sobrenaturais divinos. É o que acontece quando Deus livra Daniel de ser devorado pelos leões. A sentença havia sido decretada, os leões estavam devidamente famintos, e nada parecia poder levar Daniel do infortúnio. Porém… Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: "Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? Daniel respondeu: "Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. (Daniel 6.20-22).

A partir do porém, pelo agir miraculoso divino em fechar a boca dos leões, o rei Dario teve a oportunidade de reconhecer a soberania divina, e a história de Daniel, que se passa estando ele perto da sua velhice, até hoje encanta nossas crianças nas aulas da Escola Bíblica Dominical.

Há ainda um outro episódio que demonstra o quanto nossas ações podem produzir o favor de Deus, o porém miraculoso divino. O rei Ezequias estava doente, e o profeta Isaías é encarregado por Deus de levar uma mensagem informando a ele para organizar sua casa pois iria falecer. Porém o rei Ezequias volta-se ara a parede e ora ao Senhor: Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”. Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. (2 Reis 20.1-5).

O rei Ezequias não pede mais dez ou quinze anos. Ele não sabia o que Deus ia fazer. Ele simplesmente chora e ora, derrama seu coração e conversa com Deus a respeito da sua integridade diante dele. Ele não negocia, não pede nada – simplesmente se apresenta diante de Deus, visando estar apto para ser aceito no seio de Abraão!

Ezequias ora, e Deus surpreende Isaías e Ezequias. Isto evidencia que nosso dever é orar, mesmo quando a morte, seja ela física ou emocional, já está sendo esperada – Deus pode decretar um Porém, que vai alterar toda a nossa história!

Portanto, não desista de tentar acertar. É um privilégio poder dizer a Deus que temos andado com integridade diante dele!

Esforce-se para estar no centro da vontade de Deus. Daniel sabia que havia escolhido obedecer a Deus mais do que ao rei Dario. Afinal, só Deus pode nos livrar de feras, doenças e morte!

Mantenha-se firme, convicto e leal a Deus. O seu momento Porém pode estar chegando!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.