Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Organizando as Prioridades

A sociedade atual cobra demasiadamente a execução de múltiplas tarefas. Hoje, mesmo na infância, é esperado que a criança estude, aprenda diversos idiomas, pratique esporte e, se possível, ainda apresente, com eloquência, programas nas redes sociais.

Estas tarefas acabam sendo ampliadas na adolescência, e chega-se na vida adulta com a meta de podermos realizar diversas tarefas concomitantemente, conjugadas com a vida profissional e sentimental. E cada vez mais assistimos o crescimento da Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, onde ocorrem sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Com o casamento e o nascimento dos filhos, a cobrança, interna e externa, tende a aumentar. Às questões profissionais, são acrescentadas as tarefas domésticas e o desgaste físico e emocional de gerenciar o desenvolvimento dos filhos – e o resultado pode ser ainda mais estresse e fadiga física e mental.

O mais complexo, entretanto, é a incapacidade de gerenciar corretamente as prioridades: O que é mais importante? Como dividir o tempo entre a empresa e a casa? Como equacionar as cobranças oriundas da vida conjugal e da vida parental? Como equacionar as cobranças e as limitações pessoais?

Independente da época profissional ou da faixa etária, uma verdade é indispensável: Precisamos colocar o Reino de Deus como prioridade.

A Bíblia afirma: Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mateus 6.25-34).

Diariamente, precisamos separar tempo para oração e leitura bíblica, realizando devocionais e cultos domésticos individuais e/ou familiares. Além disso, necessitamos cultuar na Casa de Deus, aplicando nossos talentos na evangelização e para a capacitação dos novos crentes. Deus sempre será nosso alicerce, a rocha onde vamos construir nossa vida social, profissional e sentimental. Deus é nossa prioridade primeira e principal.

Se somos casados, precisamos então priorizar nosso casamento, separando tempo para diálogos, namoro, sexo conjugal e atividades de lazer, como pequenas viagens de lua de mel, com muito passeio de mãos dadas, troca de elogios e conversas ao pé do ouvido!

Se somos pais, a educação dos nossos filhos vem logo após. Filhos são bençãos de Deus, galardão e herança divina, mas precisam ser bem instruídos e formados, de modo a usufruírem de uma vida abençoada e a trazer alegria para a vida dos pais: Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento. (Provérbios 4.1); Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos. (Provérbios 17.6).

Chegamos então à prioridade da vida profissional, que pode incluir as horas trabalhadas ou investidas em cursos e especializações. Afinal, mesmo que esta ocupe a maior parte das nossas horas semanais, cuidar da nossa comunhão com Deus e da nossa família é prioritário: de nada adianta ganharmos posições e aumentos salariais tendo o casamento e a família destruída, e estando longe de Deus!

Após a vida profissional, podemos estabelecer uma ordem de prioridade que inclui nosso trabalho voluntário na Igreja, lazer, atividades físicas, aprendizagem de um outro idioma, viagens, dentre outros. Sempre nos lembrando que precisamos ser ativos, mas não ativistas, e podemos fazer tudo o que nos vier à mão, estabelecendo as prioridades e submetendo todos os nossos planos a Deus. 

Que Ele sempre guie cada um dos nossos passos, concretizando nossos projetos e direcionando nossos anseios. 

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Unidade Conjugal

Escrito por Elaine Cruz
Unidade Conjugal

Na minha infância, era comum um casal ter vários filhos. Além disso, era usual que as pess...

Hospitais

Escrito por Elaine Cruz
Hospitais

Estou escrevendo este artigo em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde estou como...

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.