Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Evidências da loucura

Todos nós já assistimos algum vídeo ou observamos um comportamento e pensamos: “Que coisa mais louca!”

Sim: O mundo está enlouquecendo. As pessoas estão perdendo o bom senso, e condutas morais estão sendo deturpadas com uma rapidez impressionante.

É bem verdade que sempre houve algumas pessoas que não se adaptavam às normas e regras sociais, muitas vezes se isolando da família e dos amigos. Muitas eram doentes mentais, ou tinham alguma queixa psicológica (Depressão, pânico, fobias ou crises de ansiedade), mas como não havia diagnóstico, elas simplesmente eram taxadas de estranhas e marginalizadas pela sociedade. Entretanto, elas não eram pessoas más, não feriam ou denegriam a honra ou o direito alheio - simplesmente eram adoecidas ou não eram devidamente assistidas.

Há, porém, grande distinção com o nível de maldade e nonsense que assistimos hoje. As pessoas estão optando por assumir comportamentos e atitudes desviantes e anti sociais, escolhendo posicionamentos que confrontam suas famílias, seus princípios e, inclusive, o bom senso.Andando pela Europa, chega a ser assustador o número de pessoas que tatuam o rosto inteiro, deformando suas feições. Fica evidente o quanto a autoimagem das pessoas está destruída, certamente por conta de relacionamentos afetivos conflitantes, que geram uma constante necessidade de agredir aos outros e a si mesmos. São dignos de pena, acorrentados ao espelho pelo resto de suas vidas - a não ser que desejem ser curados pelo amor de Deus!

Em todo mundo, inclusive no Brasil, são muitos os que se vestem de forma andrógina, com a intenção precisa de confundir a imagem que passam aos outros. Cresce também o número de pessoas que se vestem de animais, andando de quatro, e que desfilam pela rua sendo conduzidas por coleiras, por outras pessoas. Isto sem citar as que se identificam, por exemplo, como árvores, água ou estrela.

Dentro de outros aspectos da vida social, de uma forma grotesca, temos assistido vídeos em que pessoas desfilam com prazer armas de fogo, atirando para o alto, agindo como se o crime fosse honroso e normal. Isto sem falar no crescimento de pessoas defendendo o nazismo, ou de sites que ensinam como fazer para se suicidar ou atear fogo em si mesmo.

Mesmo com tantos jovens morrendo de overdose, as drogas estão sendo liberadas em grande parte do mundo. Há muitas festas de crianças de dez anos em que drogas mais leves já estão sendo distribuídas. E muitas festas para adolescentes estão repletas de drogas, bebidas e anticoncepcionais.

Pais estão sendo estimulados a darem nomes neutros a seus filhos, para não evidenciar o sexo feminino ou masculino. E muitos filhos estão assumindo o controle de suas casas, pois os pais estão reféns de leis em que eles não podem opinar na criação dos filhos que geraram e sustentam.

Na perspectiva religiosa, hoje há templos construídos para que as pessoas adorem heróis de desenhos animados ou de filmes de ação, como personagens de Star Wars, por exemplo. E há aqueles que acreditam que podem pedir tudo e qualquer coisa para o Universo!?

A Bíblia, sempre atual, sempre apontou para as loucuras do mundo, tão evidente nos nossos dias: Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos… ‭(Romanos‬ 1.20-22). Precisamos manter a lucidez em meio ao caos moral, social e espiritual que atravessamos - e cuja tendência é piorar.

Necessitamos manter a ética e o bom senso nos relacionamentos, cada vez mais fúteis e de muita sabedoria para educar filhos e netos, discutindo padrões de comportamento biblicamente corretos.

A verdade é que o mundo está emburrecendo. A sociedade está sendo cegada, e só o Evangelho pode trazer luz em meio as trevas morais e espirituais que vivenciamos.

Afinal, o que esperar de pessoas que decidem se afastar dos padrões bíblicos, e que dizendo-se sábias se tornam loucas?

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.