Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Chuvas em terra seca

É muito bom quando, em pleno verão, no momento em que o calor começa a ressecar a pele e o solo, as chuvas caem sobre a terra. Mesmo sendo rápidas e fortes, como se caracterizam as "chuvas de verão", eu sempre penso como o solo deve receber com alegria a água, que é tão fundamental para a manutenção da vida de animais e plantas.

Quando a terra é seca, implica que ela não recebe água há um bom tempo. No sertão brasileiro, temos alguns lugares que em estações como inverno e outono podemos ver lagos e terra frutífera, mas que no verão, em períodos de seca, podemos observar rachaduras no solo por conta da ausência de chuvas. E se as chuvas não caem na terra seca por anos, ela pode se tornar desértica, completamente inabitável, como acontece com alguns desertos do planeta.

A Bíblia usa bastante a expressão terra seca. Alguns textos são literais: Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. (Salmos 95.5); Ele transforma os rios em deserto e as fontes em terra seca, faz da terra fértil um solo estéril, por causa da maldade dos seus moradores. (Salmo 107.33,34); Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados. (Hebreus 11.29). Estes textos, como tantos outros, expressam o poder de Deus, sua criatividade em nos proporcionar tantos climas diferenciados, como também seu juízo por conta do pecado humano.

Há, entretanto, muitos textos bíblicos que falam da alma humana como terra seca e desértica, carente de chuva, e da bondade de Deus em providenciar chuva para curar a sequidão da alma: Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto. (Isaías 32.2); Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. (Salmo 63.1).

Nossa alma, sem chuva, fica seca. E todos nós conhecemos pessoas que, por conta dos ventos e do sol escaldante da vida, foram se tornando secas, frias emocionalmente, sem vigor e esperança para encarar novos dias ou novos relacionamentos. Alma seca é alma que não recebe afeto, que escolhe não ser abraçada ou consolada, que decide ser rude e fria, muitas vezes pelo medo de se machucar novamente pelas pessoas com quem convive.

Há outras pessoas que, infelizmente, por conta de anos sem água para afofar sua alma, se ressecam, se tornam desidratadas de afeto, e podem morrer emocionalmente. Fogem de abraços, evitam elogios, se afastam das pessoas que as amam, desenvolvem uma linguagem corporal rígida, e amplificam uma linguagem verbal dura, seca e carregada de indiretas, farpas e acusações. Com o tempo, se não permitirem que o Espírito Santo seja derramado sobre elas, curando a terra seca, podem morrer espiritualmente, mesmo que cercadas de águas e chuvas de bençãos divinas na Casa de Deus!

Sabemos que uma pessoa sem salvação sofre de sequidão. Deus é como correntes de água sobre a terra seca. Jesus é a água viva, que pode regar nossa alma e torná-la novamente feliz e produtiva. Mas é realmente muito triste assistirmos pessoas que conhecemos e amamos escolhendo a sequidão da vida. É desesperador acompanhar familiares que escolhem a sequidão do mundo, filhos que decidem abandonar a água viva, e amigos que optam por viver sob sol escaldante a procurar a sombra do Onipotente!

Não permita que o sol escaldante da vida seque seus sonhos, suas alegrias, seus afetos, suas esperanças e, muito menos, sua fé no Deus que promete chuva sobre os sedentos. Ore, como o salmista, e diga a Deus o quanto sua alma está sedenta, seca, desidratada e desesperada por Ele!

Tome mais banho de chuva – literal e figurativamente. Mergulhe nas águas do Espírito, e estenda suas raízes para o ribeiro, escolhendo estar plantado junto às águas: …árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Salmo 1.3).

Levante o olhar. Olhe para os céus e aguarde a chuva. E, quando ela chegar, sacie-se de água pura, molhe-se bastante para renovar suas forças, e encharque-se do amor divino!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.