dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

Tende bom ânimo

Mulheres cristãs enfrentam inúmeros desafios e variadas dores no seu dia a dia. Diante disso, as palavras de Jesus ecoam como consolo e direção: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). Essa declaração é ao mesmo tempo realista e esperançosa. Jesus não esconde a realidade da aflição, mas também aponta para Si mesmo como a fonte do ânimo e da vitória. 

Nesse artigo, refletiremos sobre essa promessa a partir de três perspectivas fundamentais: a certeza da aflição, o chamado ao bom ânimo, e a vitória de Cristo como nossa esperança viva — tudo isso com aplicações voltadas para a vida da mulher cristã.

A certeza da aflição no mundo caído

Jesus disse: “no mundo tereis aflições”. Trata-se da realidade da vida marcada pela injustiça e pelo sofrimento. Foi o pecado que trouxe desordem ao mundo e afeta todas as esferas da existência humana. A maternidade se tornou dolorosa (Gn 3.16), e a missão da mulher passou a envolver batalhas espirituais e emocionais constantes. Mas, embora vivamos em um mundo caído, Deus continua no controle. 

Nada nos acontece sem sua permissão, e até a dor é usada por Ele para nos santificar. As aflições, portanto, não são sinais de abandono, mas oportunidades para crescimento e dependência do Senhor. Significa que Jesus não despreza nossas dores. Ele mesmo enfrentou a cruz e a angústia, e por isso, compreende profundamente as feridas da alma humana. Por isso, precisamos confiar em todo o tempo!

O chamado ao bom ânimo

Apesar da realidade da aflição, Jesus diz: “tende bom ânimo.” Significa “ter coragem”, “ser forte”, “manter-se confiante”. Este não é um chamado à força humana, mas à fé firme naquele que está conosco na tempestade. Observe que Cristo não promete ausência de lutas, mas a Sua presença constante no meio delas. Ele é o Emmanuel, Deus conosco!!!

Assim, o bom ânimo que Cristo ordena é possível porque temos o Espírito Santo que atua em nós com poder. O bom ânimo é cultivado no lugar secreto da oração, na meditação na Palavra e na comunhão com o Corpo de Cristo. Mulheres cristãs são chamadas a viver com coragem diante das pressões do lar, das cobranças do mundo moderno e das tentações espirituais. 

Cristo venceu o mundo

A base do ânimo que Jesus oferece está em sua declaração final: “Eu venci o mundo.” A vitória de Cristo é passada (na cruz), presente (na intercessão) e futura (na consumação). Assim, ao crermos n’Ele, somos feitos participantes de sua vitória. Isso significa que não lutamos por vitória, mas a partir da vitória conquistada por Ele. Desse modo, o mundo pode nos oprimir, mas não pode nos vencer.

Nessa perspectiva bíblica, a mulher cristã que sofre pode olhar para Cristo e encontrar nele esperança viva. Não está sozinha em sua dor. O Senhor ressuscitado a vê, a escuta e a fortalece. Nele, há descanso para o coração cansado, direção para a alma confusa e coragem para continuar. Jesus venceu — e com Ele, nós também venceremos.

Em suma as palavras de Jesus são um convite à realidade da vida com Deus: aflições existem, mas não têm a palavra final. À mulher cristã, que muitas vezes sofre em silêncio, o Senhor diz: “Tende bom ânimo. Eu venci por você.” Que cada mulher cristã encontre n’Ele a razão para continuar caminhando com fé, com ânimo e com esperança, pois o Cristo exaltado já venceu por nós, e estará conosco até o fim.

Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A saúde da mulher: cuidando do corp...

Escrito por Dirlei Baptista
A saúde da mulher: cuidando do corpo, da alma e do espírito

A saúde é um presente precioso concedido por Deus. Em um mundo que exige muito, que sobrec...

Maternidade: os desafios de criar f...

Escrito por Dirlei Baptista
Maternidade: os desafios de criar filhos no caminho de Deus

Ser mãe é uma das experiências mais sublimes que uma mulher pode viver. É um chamado de De...

Noemi: aprenda a superar sua amargu...

Escrito por CPAD Web
Noemi: aprenda a superar sua amargura

A história de Noemi, contada no livro de Rute, é uma das mais comoventes narrativas bíblic...

Doenças psicossomáticas: o corpo so...

Escrito por Dirlei Baptista
Doenças psicossomáticas: o corpo sofre quando a alma adoece

Vivemos em uma época em que muitas mulheres enfrentam pressões intensas, tais como, sobrec...

Depressão: sintomas, prevenção e cu...

Escrito por Dirlei Baptista
Depressão: sintomas, prevenção e cura

A depressão tem afetado milhões de pessoas em todo o mundo — inclusive mulheres cristãs co...

Superando as frustrações com fé em...

Escrito por Dirlei Baptista
Superando as frustrações com fé em Deus

A frustração é um sentimento inevitável na jornada humana. Sonhos que não se cumprem, perd...

Um chamado para mães e avós: não es...

Escrito por Dirlei Baptista
Um chamado para mães e avós: não estorveis as crianças

O Evangelista Mateus registra que algumas crianças foram trazidas a Jesus para serem abenç...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.