dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

A Imagem de Deus na Criação Humana

A Bíblia revela que o ser humano foi criado à imagem de Deus: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27). No relato da criação, a distinção entre homem e mulher é ressaltada, não como um indicador de superioridade ou inferioridade, mas como a expressão da complementaridade.

Este artigo abordará, em três aspectos, a criação do homem e da mulher, a natureza da imagem de Deus, e a complementaridade dos papéis segundo as Escrituras.

A Criação do Homem e da Mulher

Gênesis descreve que o homem foi criado primeiro. Em seguida, o Senhor Deus formou a mulher a partir da costela do homem, enfatizando sua origem comum. Adão reconheceu essa ligação ao declarar: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne" (Gn 2.23). Essa origem compartilhada sublinha que, embora distintos em criação, homem e mulher são igualmente humanos, igualmente dignos e igualmente parte da coroa da criação de Deus. Nesse aspecto, a mulher não é um ser de categoria inferior, mas feita da mesma substância do homem, ela completou a criação, segundo o propósito divino.

A Imagem de Deus em Homens e Mulheres

A afirmação bíblica de que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem; elimina qualquer possibilidade de discriminação ou preconceito entre os sexos. Homens e mulheres compartilham igualmente da natureza racional e moral que reflete o Criador. A igualdade em dignidade inclui pessoalidade, honra e respeito. Paulo leciona esta igualdade ao afirmar que "no Senhor, nem o homem é independente da mulher, nem a mulher independente do homem" (1Co 11.11-12). Portanto, nenhuma cultura, tradição ou religião tem autoridade para desvalorizar a mulher ou exaltar o homem em detrimento da criação divina.

Complementaridade dos papéis

Apesar da igualdade, a Bíblia apresenta distinções nos papéis de homens e mulheres, especialmente no contexto familiar e eclesiástico. Essas diferenças não devem ser vistas como hierárquicas, mas como complementares. Deus incumbiu ambos de multiplicarem-se, encherem a terra e a dominarem, atribuindo-lhes tarefas que, embora diversas, são mutuamente enriquecedoras. No casamento, Paulo orienta o marido amar a esposa, e a esposa respeitar o marido. Essa relação é baseada em amor e respeito mútuo, não em dominação ou opressão. Nesse sentido, a cultura cristã contrasta com sistemas opressores ao valorizar e honrar tanto o homem quanto a mulher em seus respectivos chamados.

Assim sendo, a narrativa bíblica da criação fundamenta uma visão elevada da identidade humana. A diferença de papéis visa complementaridade e não a desvalorização de um em relação ao outro. Em Cristo, essas verdades são reafirmadas, corrigindo distorções culturais e chamando homens e mulheres a viverem plenamente como filhos e filhas de Deus. Dessa forma, somos convidadas a reconhecer que somos a obra-prima do Criador. Por isso, devemos refletir Seu amor, sabedoria e propósito em todas as esferas da nossa vida.

Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mulher, levanta-te! Sua libertação...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulher, levanta-te! Sua libertação vem de Cristo

O evangelista Lucas registra a história de uma mulher escravizada por um mal que a fazia a...

Entre a tradição e a verdade: os pe...

Escrito por Dirlei Baptista
Entre a tradição e a verdade: os perigos das Festas Juninas

No cenário cultural brasileiro, o mês de junho é tradicionalmente marcado pelas chamadas “...

Vencendo o desânimo pela esperança...

Escrito por Dirlei Baptista
Vencendo o desânimo pela esperança em Deus

O desânimo é uma realidade que, em algum momento, alcança todas as pessoas — inclusive as...

A mulher cristã como esposa de past...

Escrito por Dirlei Baptista
A mulher cristã como esposa de pastor: companheira na missão

No segundo domingo de junho, as igrejas evangélicas celebram o Dia do Pastor. Trata-se de...

O lar como um lugar de refúgio

Escrito por Dirlei Baptista
O lar como um lugar de refúgio

A palavra “lar” tem origem no latim laris, que se refere à lareira, o lugar central das ca...

Mulher, não chores: teu consolo vem...

Escrito por Dirlei Baptista
Mulher, não chores: teu consolo vem do Senhor!

As palavras de Jesus à viúva de Naim: “Mulher, não chores” (Lc 7.13) estavam carregadas de...

Família: projeto divino e expressão...

Escrito por Dirlei Baptista
Família: projeto divino e expressão da fé cristã

Deus criou a família como a primeira instituição da sociedade. Nesta semana, no dia 15 de...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.