Todos os meses as marcas de cosméticos lançam cremes milagrosos para auxiliar na beleza. São cosméticos para fortalecer as unhas, aliviar as olheiras e rugas, firmar a pele, tonificar a cútis, renovar as células do corpo, esfoliar o rosto, e para fazer nascer cabelo em couros cabeludos.
A indústria já percebeu que os homens também estão preocupados com a beleza, e as marcas estão investindo pesado em novidades para o público masculino. Além de segmentarem a linha de produtos para os diferentes tipos de peles e para etnias – há linhas de cosméticos especificas para a pele asiática, para a pele negra, para a pele que pega muito ou pouco sol.
Perseguir a beleza tem sido a meta de muita gente. Há pessoas que investem muito dinheiro em cremes, roupas e acessórios, acreditando que isto pode lhes trazer poder e prestígio. Na verdade, alguns meios privilegiam a juventude e a beleza a qualquer custo. O problema é que a juventude acaba, e a beleza altera seus padrões.
Os anos passam rápido. A juventude tem idade certa para acontecer. Depois algumas pessoas até podem parecer ser mais novas do que são, mas já não são mais jovens – apenas guardam traços joviais para a idade cronológica, que só vai aumentando ao longo dos meses!
O mesmo acontece com a beleza. Há crianças belas, outras nem tanto. Há adultos bonitos, com traços finos, mas que podem perder sua beleza por diferentes motivos: pessoas antipáticas ofuscam a beleza, e há ainda os que se tratam mal ou que casam mal – cujas escolhas de vida os enfeiam pela desilusão ou tristeza que vivenciam. Enquanto a jovialidade está evidenciada na aparência, a beleza reflete muito o mundo interior. A alma triste embaça o olhar, tira o brilho da pele, causa doenças e dores. A Bíblia nos adverte: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. (Proverbios 15.13). Sendo assim, as pessoas deveriam usar mais cosméticos para as suas almas!
Uma alma saudável não guarda rancores e mágoas. Um coração belo decide ver o lado bom da vida, procura as qualidades nas pessoas com quem convive, e opta por esquecer os dissabores, aproveitando o melhor da vida. Uma pessoa bonita internamente é sempre agradável, pacífica, perdoadora, sábia e amorosa. Sabe que a vida passa rápido, e que os dissabores da vida, se não forem superados, podem acabar com sua beleza e jovialidade, independente da sua idade cronológica.
Depois da salvação, os melhores cosméticos para a alma são a oração e a leitura da Bíblia. Quando oramos nos esfoliamos de mágoas, descarregamos nossas tensões e deixamos nossos fardos em Deus. E da mesma forma como precisamos fazer limpeza de pele para nosso embelezamento exterior, precisamos da Palavra de Deus para limpar nosso interior.
No livro de Provérbios 31.30, lemos: A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Maquiagens, apliques, enfeites e roupas bonitas podem nos fazer belas, mas sempre teremos as doze badaladas da meia noite da Cinderela!
O importante é continuarmos formosas para quem nos ama, mantermos nossa beleza para o espelho que vemos na nossa intimidade. Não importa se a juventude já se foi, ou se só guardamos os traços de uma beleza de outrora – se seguimos servindo a Deus, ele realça nossa formosura exterior e restaura a beleza interior!
Elaine Cruz
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).