Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Não dê lugar à preguiça!

A preguiça pode ser entendida como a falta de motivação ou vontade para a realização de tarefas ou o desenvolvimento de uma atividade. Neste sentido, todos nós, em algum momento, já dissemos que estávamos com preguiça ou já aproveitamos um "dia preguiçoso” – um dia em que nos permitimos descansar, pois as principais tarefas já estão prontas, e podemos postergar um pouco nossas atividades cotidianas.

Contudo, a preguiça pode ser mais extrema, apontando para uma espécie de aversão pelo trabalho. Nestes casos, ela se estende por dias, ou meses ou até anos, sem que haja a vontade da pessoa retomar essas atividades ou iniciar qualquer forma de esforço físico ou mental.

Quando a preguiça deixa de ser um estado passageiro e eventual, e passa a ser crônica, ela pode ser sintoma de algumas patologias, como a Narcolepsia, por exemplo, que é o excesso de sonolência. Muitas vezes, pode servir como alerta para o desenvolvimento da Depressão, quando associada a outros sintomas, como a Síndrome da Fadiga Crônica.

Há ainda o fato de que algumas condições de saúde, como a diabetes e obesidade, ou alguns hábitos, como o sedentarismo, podem causar imobilidade ou falta de motivação, muitas vezes confundida com a preguiça.

A despeito a preguiça não ser considerada uma patologia, mudanças de alguns medicamentos prescritos para doenças, podem diminuir a moleza, fornecendo mais motivação. E algumas atitudes, como a prática de exercícios físicos, mudanças na dieta e na qualidade do sono, podem aumentar em muito a disposição para a realização das tarefas cotidianas.

Na verdade, todos nós, em diferentes momentos da nossa vida, já lutamos contra o cansaço físico e mental, que sugam nossa disposição. Porém, já aprendemos também que, por mais que possamos nos deixar levar pela preguiça em alguns dias, precisamos aprender a combatê-la.

Deus descansou após a criação, indicando que o descanso é importante para nossos processos mentais e para a recomposição do nosso organismo e da força física. Mas todos nós sabemos que descansar é completamente diferente de dar lugar à preguiça, deixando que ela domine nossos dias e prejudique nossas relações e nosso futuro.

Deus não gosta da preguiça – ele programou em nós a autorrealização através do trabalho. A Bíblia afirma: As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. (Provérbios 10.4,5); Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado. (Provérbios 6.9-11); O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo o reparte sem cessar. (Provérbios 21.25,26); As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos. (Provérbios 12.24).

Nosso Deus trabalha: Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”. (João 5.17). Deus não cochila, ele não perde oportunidades, ele está sempre alerta, guardando nossa entrada e saída, nos protegendo e guardando do mal: O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta! (Salmo 121.2-4).

A mulher sábia, de Provérbios 31, também não é preguiçosa, não come o pão da preguiça. Ela com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite… Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. (Provérbios 31.13-18,27).

Que Deus nos fortaleça. Que possamos compreender aonde estamos errando, e quais hábitos precisamos alterar para uma maior motivação. A preguiça não pode ganhar espaço na nossa vida: há uma longa jornada a trilhar, nossa carreira ainda não acabou, e hei muito o que precisamos fazer por Deus, pelo Reino, pela nossa família, pelos outros e por nós.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.