Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A Relevância das coisas 

Dizemos que algo é relevante quando é importante, se posicionando dentre nossos interesses principais. Algo relevante nos é interessante e pertinente, pois significamos e consideramos como essenciais e indispensáveis dentro do nosso universo de tarefas ou deveres a executar. 

Dentro da abrangência do que é relevante, cuidar da família é primordial, buscar a Deus é imprescindível, trabalhar para sustentar a casa é fundamental na estrutura familiar, e cuidar da saúde é uma prática necessária para viver melhor. 

Assim sendo, ao longo da nossa vida, o que é relevante pode variar. Nossas prioridades mudam de acordo com o estágio de desenvolvimento dos nossos filhos. Nossas necessidades variam de acordo com a nossa idade. Nossos interesses e nossas práticas se alteram quando chegamos na adolescência, quando nos aposentamos ou quando envelhecemos.

Coisas e até pessoas podem ser mais relevantes em momentos distintos das nossas vidas. E são muitas as vezes em que olhamos para trás e percebemos que erramos ao investir tanto em coisas fúteis ou em relacionamentos errados ou vazios. Por outro lado, é muito bom quando podemos analisar os acertos ao elencarmos os resultados de algo que nos foi relevante.

Minha mãe, que já está com o Senhor, organizou e dirigiu, por quase quarenta anos, todas as terças-feiras, uma reunião de oração de mulheres, no sul da Flórida, nos Estados Unidos, onde morava. Mesmo nos últimos anos de sua vida, já frágil e doente, era impressionante como ela adquiria ânimo e disposição às terças-feiras! Era nítido o agir de Deus, que confirmava seu desejo de estar bem de saúde para orar e ensinar outras mulheres (muitas delas pastoras de diferentes denominações). 

Hoje, no dia em que escrevo, tive mais uma vez a oportunidade de estar presente na reunião que ela presidia. E sempre me emociono ao comprovar que ela estava certa em sua dedicação: são muitos os testemunhos de cura e restauração, com famílias que seguem abençoadas, perpetuando a obra de Deus! 

Minha mãe soube escolher bem uma atividade relevante em sua vida – e sei que colherá o resultado do seu trabalho ao ser galardoada por Deus. O que me leva à pergunta: Será que estamos selecionando bem o que nos é relevante? As práticas e atividades que consideramos essenciais estão edificando nosso casamento, nossa família e nossa igreja? 

Vivemos dias difíceis. E são muitos os que se dedicam a coisas irrelevantes! Não podemos gastar nosso tempo com banalidades, ou minar nossa paciência com discussões frívolas. É preciso haver cuidado para não perdermos nosso tempo e nossa paz maratonando séries ou filmes que promovem opressão espiritual. Devemos eliminar mídias sociais que contaminam nossas memórias e roubam de nós um tempo precioso, que poderia ser gasto com pessoas reais que nos amam de verdade. 

Precisamos escolher bem nossas batalhas, selecionando corretamente o investimento de tempo ou de dinheiro em coisas, bem como a intensidade das relações profissionais, sociais e afetivas que vivenciamos. A Bíblia já declara: Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. (Efésios 5.8-10).

Assim sendo, observe a relevância das coisas que você faz, analisando o resultado que produzirão na sua casa, na sua fé, na sua igreja e no seu futuro. E priorize, sempre, realizar coisas relevantes que sejam agradáveis ao Senhor, que gerarão frutos para a eternidade!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.