Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Mantendo a Esperança

No nosso cotidiano, usamos bastante a palavra esperar. Mas será que conseguimos manter a esperança quando o que esperamos está distante ou se mostra impossível? 

Há muitos significados para esperar: aguardar, desejar, supor, presumir, imaginar, calcular, ansiar, conjecturar, prever, pressupor, considerar, julgar, suspeitar, desconfiar, especular, expectar, dentre outras. É uma lista enorme, que evidencia o quanto esperar algo pode ser complexo, mas bastante usual!

Para citar alguns exemplos: Esperamos alcançar êxito em nossa profissão. Desejamos ver nossos filhos saudáveis. Prevemos boas venturas para nossos dias. Temos expectativas quanto à gratidão dos outros. Conjecturamos quanto ao que faremos nas nossas férias. Imaginamos uma velhice saudável e feliz. Consideramos a eternidade nos céus como a principal meta da nossa efêmera vida humana! Esperamos, desejamos, conjecturamos, supomos, aguardamos. E fazemos isto todos os dias. Afinal, sempre há o que esperar, seja o ônibus, o aumento de salário, a data de uma viagem, a chegada de um filho, o término de um curso, ou simplesmente ansiar para o horário do trabalho acabar e simplesmente voltarmos para casa! 

A Bíblia, sempre ela, traz a mais linda definição de esperança que conhecemos: “Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura…” (Hebreus‬ ‭6‬.19‬). Sabemos que a âncora é um instrumento usado para estabilizar um navio ou barco, assegurando ao navio certa solidez no mar. Os ventos, as correntes marítimas e o movimento vertical das ondas pressionam o barco, mas uma boa âncora, combinada as técnicas básicas de navegação marítima, resiste todas as forças. De forma semelhante, no decorrer da vida todos nós teremos forças externas e internas visando desestabilizar nossa vida. Desafios e adversidades são inevitáveis, como enfermidades, perdas financeiras, a tristeza ou a vivência de circunstâncias difíceis na área profissional ou relacional. E é exatamente para tempos como estes, quando estamos às voltas com tempestades violentas, onde ondas de crises ameaçam nossa estabilidade, é que nós precisamos lançar a âncora, necessitamos de esperança! 

O problema é que estamos cada vez mais susceptíveis ao imediatismo, e esperamos tudo para ontem. Assim fazendo, surgem as frustrações, o sentimento de fracasso e a tendência de desistir de esperar o que aguardamos acontecer. Um exemplo é o que acontece, por exemplo, ao raiar o novo ano: selecionamos metas e objetivos, que esperamos arduamente nos primeiros meses do ano, mas vamos perdendo as esperanças ao decorrer dos meses. 

Precisamos da esperança como âncora para nos manter firmes quando as “correntes” vierem contra nós, pois a esperança age especialmente quando a paciência esmorece: “Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” (Romanos 8.24,25). Até porque, quando estamos firmes em Deus, esperando no tempo e nas promessas dele… “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” (Romanos 8.28). 

A verdade é que, por mais que desejamos, não precisamos saber do resultado do problema que enfrentamos hoje. Não sabemos o que acontecerá amanhã, ou no próximo mês ou ano, e nem mesmos quais serão os eventos importantes que nos esperam no futuro. Isto porque temos a confiança de que Deus tem o controle de tudo e todos, que ele nunca falha, ele não se atrasa ou é incapaz para fazer algo que para nós é inviável! 

Assim sendo, enquanto aguardamos o arrebatamento, enquanto nos preparamos para os céus, vamos esperando na misericórdia de Deus, que se renova a cada manhã, e na fidelidade divina em estar conosco, nos abençoando e guardando, enquanto nos mantivermos fiéis a Deus! 

Portanto, se o que você deseja é lícito e aprovado por Deus, mantenha sua esperança bem profunda! E quando você perceber que está começando a desesperar, firme ainda mais a sua âncora: Gaste mais tempo com oração, anote as promessas de Deus pra você, mergulhe na leitura e estudo bíblico, e se afaste de pessoas que gostam de matar a esperança alheia. Assim fazendo, as tempestades não vão naufragar sua fé, e os ventos não vão adoecer você física, espiritual ou emocionalmente.

Com Deus podemos navegar tranquilos em mares turbulentos, mesmo sem sabermos os detalhes precisos da nossa efêmera existência. Só ele nos conduz a águas tranquilas, e tem poder para repreender os ventos e acalmar as ondas, mantendo nosso barco tranquilo rumo à eternidade!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

Sons que embalam a vida

Escrito por Elaine Cruz
Sons que embalam a vida

Vivemos cercados de sons. Alguns nos acalmam, outros nos agitam, e muitos são tão frequent...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.