dirlei baptista

Dirlei Baptista

Magistério Infantil e Fundamental; Bacharel em Teologia; Bacharel em Pedagogia; Licenciatura em Filosofia e Sociologia; Licenciatura em Educação Religiosa; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica; Pós-Graduada em Neuro-psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda em Teologia. Casada com o pastor Douglas Baptista, líder da ADMDF e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB; Missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal (ADMDF); Líder da União Feminina da ADMDF e Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas (IBTECH).

 

A suficiência das Escrituras na vida da mulher cristã

No segundo domingo de dezembro, as igrejas cristãs no Brasil celebraram o Dia da Bíblia. Sua origem remonta ao século XIX, quando cristãos na Inglaterra passaram a dedicar um dia especial para honrar a Palavra de Deus. No Brasil, a celebração foi oficialmente instituída em 1948, por iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil, com o objetivo de despertar respeito e compromisso com as Escrituras Sagradas.

Contudo, muito mais do que uma data comemorativa, o Dia da Bíblia é um chamado à submissão a autoridade das Escrituras. Em um tempo marcado pelo relativismo moral, pela subjetivização da verdade e pela tentativa de adaptar a fé aos valores culturais, a mulher cristã é desafiada a reafirmar que a Bíblia permanece suprema, absoluta e suficiente para orientar sua fé, seu caráter e sua missão.

A supremacia da Palavra de Deus sobre opiniões humanas

A Bíblia não é apenas um livro devocional; ela é a autoridade final sobre fé e prática. Sua suficiência significa que nenhuma tradição, ideologia, emoção ou experiência pessoal pode se sobrepor à revelação divina. O apóstolo Paulo declara, que: “toda a Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3.16).

Porém, a mulher cristã é exposta a discursos que relativizam os valores bíblicos, especialmente sobre identidade de gênero, família, casamento, submissão a Deus e santidade. Reconhecer a supremacia das Escrituras é escolher obedecer à Palavra mesmo quando ela confronta sentimentos e pressões culturais. Nesse sentido, Jesus afirmou: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

A inspiração, inerrância e infalibilidade das Escrituras

A Bíblia é inspirada por Deus em sua origem, inerrante em sua verdade e infalível em seus propósitos. Ela é a Palavra de Deus. O apóstolo Pedro ensina, que: “jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; mas, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21)

Quando a mulher cristã passa a questionar a confiabilidade das Escrituras, abre espaço para uma fé instável e seletiva. Crer na inspiração e infalibilidade da Bíblia significa aceitar seus ensinos integralmente, mesmo aqueles que confrontem nossas ações, corrigem atitudes e exigem renúncia.

A suficiência das Escrituras para a vida cristã

A Bíblia é suficiente para conduzir a mulher cristã em todas as áreas da vida: espiritual, emocional, familiar, profissional e ministerial. Ela não precisa ser complementada por filosofias humanas para cumprir seu propósito. O salmista afirma, que: “a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma” (Sl 19.7).

Em tempos de ansiedade, decisões difíceis e crises familiares, a tentação é buscar respostas decisivas em métodos meramente humanos. Contudo, a mulher que confia na suficiência da Palavra aprende a consultar primeiro as Escrituras, permitindo que Deus direcione seus passos.

A própria Palavra garante ser: “lâmpada para os pés... e luz para os caminhos” (Sl 119.105). Portanto, não relativizar a Bíblia é crer que ela é suficiente para orientar escolhas, curar feridas e formar um caráter piedoso. A fé madura não escolhe quais textos obedecer, mas se submete a toda a revelação divina com humildade e reverência.

Em suma, celebrar o Dia da Bíblia é renovar um compromisso espiritual de viver sob a autoridade da Palavra de Deus. Para a mulher cristã, isso significa amar, estudar, obedecer e defender as Escrituras com fidelidade e temor.

Que esta data não seja apenas simbólica, mas um marco de renovação levando cada mulher cristã a afirmar com convicção que a Bíblia é suprema, inspirada, infalível, inerrante e suficiente — ontem, hoje e eternamente: “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente” (Is 40.8).

Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

dirlei baptista

Dirlei Baptista 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A suficiência das Escrituras na vid...

Escrito por Dirlei Baptista
A suficiência das Escrituras na vida da mulher cristã

No segundo domingo de dezembro, as igrejas cristãs no Brasil celebraram o Dia da Bíblia. S...

A mulher cristã e sua missão na fam...

Escrito por Dirlei Baptista
A mulher cristã e sua missão na família

No Dia Nacional da Família (8/12/25), celebramos não apenas a instituição divina do lar, m...

A saúde da mulher: cuidando do corp...

Escrito por Dirlei Baptista
A saúde da mulher: cuidando do corpo, da alma e do espírito

A saúde é um presente precioso concedido por Deus. Em um mundo que exige muito, que sobrec...

O papel da mulher como orientadora...

Escrito por Dirlei Baptista
O papel da mulher como orientadora e educadora do lar

No dia 4 de dezembro, celebra-se o dia do Orientador Educacional, profissional dedicado à...

Maternidade: os desafios de criar f...

Escrito por Dirlei Baptista
Maternidade: os desafios de criar filhos no caminho de Deus

Ser mãe é uma das experiências mais sublimes que uma mulher pode viver. É um chamado de De...

Noemi: aprenda a superar sua amargu...

Escrito por CPAD Web
Noemi: aprenda a superar sua amargura

A história de Noemi, contada no livro de Rute, é uma das mais comoventes narrativas bíblic...

Doenças psicossomáticas: o corpo so...

Escrito por Dirlei Baptista
Doenças psicossomáticas: o corpo sofre quando a alma adoece

Vivemos em uma época em que muitas mulheres enfrentam pressões intensas, tais como, sobrec...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.