Vivemos dias marcados pela pressa, pelas cobranças e pelas preocupações. Em virtude disso, nosso coração se inquieta e nossa mente se cansa. E, foi exatamente para esse tipo de coração que Jesus falou com ternura e autoridade “não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6.34).
Esse versículo nos ensina a viver com paz, confiança e dependência do Pai Celestial. Jesus está ensinando no Sermão do Monte e trata diretamente da ansiedade humana. Seu ensino revela que a ansiedade nasce quando tentamos controlar aquilo que pertence a Deus. O chamado de Cristo é bem claro, isto é, devemos confiar no cuidado diário do Pai.
Deus nos chama a descansar, e não a viver inquietas
Jesus diz: “não vos inquieteis” (Mt 6.34a). A inquietação constante rouba a nossa paz, a alegria, a fé, a esperança e também a nossa saúde emocional. Em sua Palavra nosso Deus oferece descanso para o coração cansado: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).
A mulher cristã não foi criada para carregar sozinha o peso da vida. A ansiedade e a preocupação excessiva não ajudam, ao contrário, aumentam o problema e a situação tende a piorar. Por isso, somos orientadas a depositar nossas aflições nas mãos do Senhor.
O amanhã não nos pertence, somente a Deus
Jesus ensina que “o dia de amanhã cuidará de si mesmo” (Mt 6.34b). Isso significa que Deus já está presente no nosso futuro. Acerca dessa verdade o profeta diz: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento...” (Is 41.10).
Quando deixamos a inquietação dominar nossa vida, a ansiedade nos arrasta a viver em um futuro que ainda não existe. Pensamentos ruins assombram a nossa mente, e passamos a sofrer por antecipação. Quanto a isso, a fé nos ensina a descansar em um Deus que é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
A mulher que confia em Deus enfrenta o futuro com serenidade
A Bíblia descreve a mulher virtuosa como alguém que não vive dominada pelo medo do amanhã. O Rei Salomão escreve: “a força e a honra são seu vestido; e rir-se-á do dia futuro” (Pv 31.25). Essa mulher não ignora os desafios, mas enfrenta a vida com fé, coragem, equilíbrio e confiança em Deus.
A segurança da mulher cristã não está nas circunstâncias, mas no Senhor. Portanto, não permita que sua mente viva prisioneira do amanhã. Aprenda a viver esperança, e um dia de cada vez. Substitua sua ansiedade pela Palavra: “entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará” (Sl 37.5)
Em suma, as Escrituras não nos convidam à negligência, mas à confiança em Deus. Jesus nos ensina que o coração em paz é fruto de uma vida entregue a Deus. Desse modo, a mulher cristã que confia no Senhor vive com mais leveza, serve com mais alegria e descansa com mais segurança. Quando entregamos o amanhã a Deus, conseguimos viver o hoje com paz.
Queridas, Deus vos abençoe, até mais!

Dirlei Baptista
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).