Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Retrospectiva pessoal

Todos os anos as grandes revistas e emissoras de televisão apresentam a retrospectiva do ano que se finda. As grandes empresas fecham para balanço, e muitas marcas fazem reuniões para avaliar a performance ao longo do ano. 

Mesmo na vida doméstica, algumas vezes por ano precisamos fazer uma faxina mais detalhada, arrumar as gavetas, organizar o guarda roupa e revisar a utilidade dos utensílios da cozinha. Em tempo de festas natalinas e de ano novo, em que recebemos parentes e amigos, a decoração da casa costuma mudar, as louças bem da cristaleira, as colchas mais caras são depositadas nas camas e as cortinas costumam ser arejadas. 

Também no âmbito da vida pessoal também precisamos fazer balanços, e o final de ano é propício para isso. Fizemos a caminhada recomendada pelo médico? Conseguimos mudar hábitos alimentares para evitar a hipertensão ou diabetes? Fizemos os exames médicos de rotina necessários? Conseguimos terminar o curso ou pós-graduação? Batemos nossas metas? Fomos trabalhar com motivação na maioria dos dias? 

Sorrimos e nos divertimos na rotina da casa? Fizemos a tal viajem de lua-de-mel? Mantivemos a harmonia com os filhos? Tiramos férias para descansar? Investimos tempo para o lazer em família? Nos esforçamos para ajudar outros em nossa igreja e comunidade? Lemos a Bíblia e fomos aos cultos regularmente e com alegria? 

A retrospectiva evidencia nossa conduta e nossa disciplina em manter metas plausíveis que estabelecemos para nós mesmos. Nestes momentos de avaliação, ponderamos nossos esforços, nossa disciplina e perseverança, encontrando as falhas a serem superadas por nós mesmos.

Uma boa coisa a fazer é analisar seu eu interior. Está terminando o ano com mágoas e ressentimentos? Ainda dá tempo para ligar e pedir perdão, para reconstruir a ponte de afeto, de dizer "Eu te amo", de decidir não alimentar a amargura. 

Mesmo que você tenha tido perdas, sonhos quebrados e expectativas frustradas, que tal se esforçar para abolir a reclamação? Decida bater em novas portas, investir em outros propósitos, buscar a direção de Deus para novos investimentos profissionais e sentimentais. 

Decida começar diferente, não só na virada para o novo ano, mas todos os dias! Nós não precisamos esperar 365 dias para perdoar, sorrir ou mudar quem somos. Deus tem coisas novas todos os dias, suas misericórdias se renovam todos os dias! 

Assim sendo, faça a sua perspectiva pessoal. Liste as metas alcançadas e organize os pontos que precisa melhorar. Mas lembre-se que, quando temos Deus, sempre podemos nos arrepender, refazer nossas prioridades e realimentar nossa fé com a Palavra de Deus. Podemos melhorar nosso desempenho profissional e nos empenhar em sermos mais dedicados à nossa família. 

Um ano se finda, mas um outro, com sucessão de dias semelhantes, começará com todas as possibilidades e muitas surpresas, boas ou ruins. Alegre-se neles. Decida não guardar a dor, não se obter por problemas. Escolha ser vencedor, fiel e bem aventurado, confiando Naquele que pode todas as coisas!

Uma boa retrospectiva para você!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.