Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Novembro Azul

No mês de Outubro conversamos sobre a campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

No mês de novembro, por outro lado, há uma campanha voltada para os homens, especialmente para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, e também do câncer de pênis. Afinal, só no Brasil, a cada 38 minutos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), morre um homem em decorrência de câncer de próstata! 

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e causa da morte de 28,6% da população masculina  que desenvolve neoplasias malignas. A próstata tem a função de produzir esperma, pesa cerca de 20 gramas, se assemelha a uma castanha, e é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga.  

A localização da próstata acaba sendo um dos fatores de dificuldade do diagnóstico: muitos homens evitam o exame realizado pelo urologista, pelo fato de que, para observar alterações da glândula, como o endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, é imprescindível a realização do toque retal – motivo de brincadeira entre os homens, especialmente entre os mais machistas. Nós mulheres, vamos ao ginecologista, passamos por exames de toques nas mamas, fazemos a coletagem de material vaginal e de colo do útero, e por mais incômodo que possa ser para algumas, não ficamos constrangidas ou intimidadas pelos exames!

Contudo, infelizmente, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, e como muitos fogem do exame de toque retal, acabam sendo diagnosticados na fase final da doença, quando o câncer já se instaurou. Até porque, na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas, e só na fase avançada, quando geralmente  os tumores já podem ser malignos, é que os sintomas surgem, como: dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, dor óssea,  e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Homens com mais de quarenta e cinco anos, com histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão, tios), e acima do peso, devem procurar um urologista anualmente para fazerem os exames necessários, dentre eles a colheita de sangue para o  PSA (antígeno prostático específico). A ida ao urologista também vai ajudar na prevenção e tratamento de câncer de pênis, que é mais raro, mas que responde por muitas amputações do membro masculino, causando uma série de sequelas emocionais para os homens  – muitos pensam que, ao retirarem parte ou a totalidade do pênis,  eles perdem sua identidade!

Infelizmente, são poucos os homens que procuram a medicina regularmente. A  grande maioria  foge dos médicos, e por isso  é importante a dedicação da esposa ou da mãe para marcar exames, e acompanhar o diagnóstico e a manutenção do tratamento.  Até porque, quanto mais saudável estiver o marido, mais abençoada será a vida sexual, social e até ministerial!

Muitos são os homens que trabalham na obra de Deus, muitas vezes pastoreando igrejas ao longo de anos, que cuidam e oram pela saúde dos seus membros, mas que esquecem de si mesmos! Paulo advertiu a Timóteo que  ele cuidasse de si mesmo, e o encoraja a cuidar de seu problema estomacal e das suas muitas enfermidades (1 Timóteo 4.16; 5.23). Um obreiro sem saúde vai ter dificuldade em gerir sua chamada ministerial, assim como um marido ou num pai doente vai causar preocupação e dificuldades à sua família!   

Converse com seus filhos, genros, netos e esposos. Conscientize-os da necessidade de cuidarem da saúde, que é um dos maiores bens que recebemos de Deus, um presente que  precisamos administrar: O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria. (Eclesiastes 9.10); Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. (1 Coríntios 6.19,20).

elaine

 Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Namorar na Igreja

Escrito por Elaine Cruz
Namorar na Igreja

Namoro - Parte 2 A igreja é um espaço determinado por Deus para aprendizagem e comunhão. A...

Namoro com propósito!

Escrito por Elaine Cruz
Namoro com propósito!

Namoro - Parte 1 Na maior parte do tempo em que escrevemos para o público feminino, pensam...

Novo Ano, Novas expectativas

Escrito por Elaine Cruz
Novo Ano, Novas expectativas

No ano de 2020, assim como nos ciclos que se encerram, paramos para considerar a incerteza...

O último dia do ano?!

Escrito por Elaine Cruz
O último dia do ano?!

Muitos dizem que o ano de 2020 não deveria ser contado, ou nem mesmo ter começado. Outros...

Feliz Natal! 

Escrito por Elaine Cruz
Feliz Natal! 

A cada ano que passa, os canais de televisão, tanto os abertos como os pagos, estão invest...

Reuniões de Família

Escrito por Elaine Cruz
Reuniões de Família

Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, mas esta é a data escolhida para comemorarmos seu...

Decidindo Positivamente

Escrito por Elaine Cruz
Decidindo Positivamente

Estamos prestes a concluir um ano complexo, com foi este ano de 2020, e nos ciclos que se...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.