Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

O Futuro começa Hoje! (Parte 1)

Não podemos imaginar nossa vida sem a contagem do tempo. Não conseguimos preencher um documento sem que nele conste nossa data de nascimento, ou nem mesmo fazer um cheque (cada mais menos utilizado) ou fazer um pagamento online sem que este seja datado ou previamente agendado.

Se vamos contar uma história da nossa infância ou adolescência, a datamos no passado, muitas vezes com mês, dia e horário. Nossas vivências, boas ou más, podem ser organizadas em uma linha do tempo imaginária, em que as cicatrizes oriundas de um acidente, as fotos, ou até mesmo a queda capilar ou os cabelos brancos podem ser as provas materiais do que já vivemos.

Quantas vezes, desde a mais tenra infância, você já não pensou: Quando eu me casar eu quero uma decoração com muitas flores, ou Se eu tiver um filho, ele vai ter o nome do meu pai, ou até mesmo Quando eu me formar na universidade pretendo trabalhar na maior empresa da minha cidade! E a verdade é que, se você já se formou, casou ou tem filhos, o futuro idealizado por você já aconteceu – e espero que, na maior parte das vezes, como planejado por você (até porque há coisas planejadas na infância que se tornam demasiadas cafonas, obsoletas ou até errôneas quando crescemos…).

Nossa vida hoje está carregada de muitas vivências passadas, e está sendo construída sob um presente que é também resultado das escolhas e experiências vividas. Mas também já estamos conquistando um futuro planejado, pois muitas coisas que estavam no futuro já estão presente no cotidiano, assim como muito do futuro idealizado já se tornou passado!

Jesus nos orienta a não vivermos ansiosos quanto ao futuro, em uma passagem bastante conhecida por nós: “Não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos são que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mateus 6.31-34)

A passagem acima aponta para a bondade de Deus, para a sua onipotência e soberania sobre a nossa vida, e denota o quanto somos errôneos em nossas preocupações quanto ao futuro, pois pensamos no amanhã sem planificar corretamente o dia de hoje – em que as decisões do agora devem ser orientadas e voltadas para a glória do Reino de Deus! Contudo, isto não significa que não podemos ou devemos pensar no futuro, sem ansiedade, mas seguindo um planejamento individual em que convidamos Deus para guiar cada um dos nossos passos: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” (Provérbios 16.1-3,9).

Na vida espiritual somos novas criaturas, nascemos de novo, e temos um Deus que faz novas todas as coisas, nos doando novidade de vida! Mas isso não significa que quando nos convertemos paramos de envelhecer, que nossas cicatrizes ou nossa cor de pele vai ser alterada. Somos salvos, e cientes de que Deus agora nos abençoará financeiramente, mas hoje colhemos os resultados das nossas escolhas e acertos profissionais e financeiros. Afinal, nosso presente sempre estará atrelado ao nosso passado, e não podemos apagar as escolhas ou ações praticadas por nossos pais e avós – a benção é saber elas não contam para nossa salvação por conta da Graça imerecida que recebemos, além do fato de que as bençãos e promessas de Deus vão interferir diretamente na melhoria do nosso presente e futuro!

Se o dia de hoje é nosso presente, ele vai se tornar passado a cada minuto vivenciado, até porque cada segundo vivenciado, assim como cada palavra dita, não podem voltar no tempo. Assim sendo, o final do nosso dia de hoje, assim como o dia de amanhã, já são nosso futuro próximo, definido em grande pelas escolhas realizadas no dia de hoje. Portanto, pense nisso quando beijar seus filhos, responder algo ou seu marido, ou comprar algo que você não pode pagar. Analise cuidadosamente as consequências das escolhas que fizer hoje sobre sua alimentação, sobre as horas reservadas para seu sono ou sobre as implicâncias a respeito da desorganização provocadas pela visita carinhosa dos seus netos.

Lembre-se: O Futuro começa Hoje!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A Dor da Ingratidão

Escrito por Elaine Cruz
A Dor da Ingratidão

Ingratidão dói. E dói porque reflete a não reciprocidade de afetos envolvidos, que em um p...

Patriotismo

Escrito por Elaine Cruz
Patriotismo

O último dia sete de setembro, em todo o Brasil, ficou marcado pelo patriotismo. Nosso paí...

Uma vasilha de azeite

Escrito por Elaine Cruz
Uma vasilha de azeite

Eu sou casada com filho de portugueses, que coloca azeite em pães, saladas e diversos assa...

Liberdade para escolher marido!

Escrito por Elaine Cruz
Liberdade para escolher marido!

Todos estamos acompanhando, estupefatos e tristes, a tomada do poder do regime extremista...

O Afeganistão e as muitas conversõe...

Escrito por Elaine Cruz
O Afeganistão e as muitas conversões da vida

Nos últimos dias acordamos com as notícias, em diferentes meios sociais, sobre a volta ao...

Estradas

Escrito por Elaine Cruz
Estradas

Eu gosto muito de dirigir. Tirar a carteira de motorista foi meu presente de dezoito anos,...

O que levamos da vida?

Escrito por Elaine Cruz
O que levamos da vida?

Minha mãe faleceu há pouco mais de um mês. São muitas as questões legais e burocráticas qu...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.