Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

O Futuro começa Hoje! (Parte 2)

O tempo rege nossas decisões acerca do que fazemos com a nossa vida. Temos tarefas próprias para a noite e para ao dia, e sempre nos organizamos para o presente e o futuro, sabedores que somos de que não podemos alterar nenhum segundo do nosso passado.

Na verdade, podemos alterar muito pouco do nosso presente, mas temos condições de escolher a possibilidade de um futuro diferenciado! Uma pessoa que tem em sua parentela uma tendência a desenvolver Diabetes, por exemplo, deve mudar sua alimentação para evitar os males desta doença. Cuidados semelhantes devem ser tomados por quem tem parentela com câncer, hipertensão ou problemas que são causados por doenças geneticamente herdadas. Modificando hábitos e escolhas de vida, podemos interferir nas consequências futuras.

Há um texto belo em Eclesiastes 11.1: Lance o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Este texto se refere a uma prática comum nos tempos bíblicos em que foi registrada, onde a palavra pão se aplica à semente de trigo ou de cevada, muito comuns na época. Como quase 80% da terra não era arável, pois o solo do deserto era duro e seco, havia a prática de separar sementes ou pães (que eram confeccionados com as sementes integrais) para serem lançados sobre as águas da chuva, fazendo com que a terra fosse amolecida, possibilitando a plantação.

Nos dias atuais vivemos um período em que as pessoas são muito imediatistas, se preocupando com o que podem comprar, comer e fazer hoje. Contudo, desde os tempos bíblicos, quem se preocupava em fazer e comer os pães com suas sementes, sem pensar em lançá-las para as colheitas futuras, acabava passando fome e necessidade no futuro.

Precisamos lançar sementes de afeto sobre as águas. Pais afetuosos, que amam seus filhos, que se dedicam a uma educação cuidadosa e esmerada, e que evangelizam seus filhos, incutindo neles valores morais e éticos atemporais, vão colher filhos abençoados em todas as raças da vida. Avós amorosos, que beijam, abraçam e são exemplos de bom caráter, vão colher netos valorosos e felizes.

Um bom profissional, dedicado à sua carreira, e que busca se aprimorar, vai colher bons rendimentos financeiros e pessoais. E quem lança amizade aos outros, vai colher solidariedade e simpatia de muitos, mesmo que não de todos! Quando lançamos afeto colhemos afeto, e quando lançamos sementes de ódio e inimizade, colheremos inúmeras insatisfações e tristezas no futuro!

Assim sendo, precisamos aprender a lançar sementes, a tempo e fora de tempo, em dias ensolarados ou chuvosos. Quando lançamos nossas sementes, podemos saber que elas retornarão – pode acontecer de não recebermos o esperado de algumas pessoas, mas outras pessoas vão nos fazer lembrar das boas decisões do nosso passado.

Lança o seu pão hoje. E lembre-se de que toda semente que há em você hoje será constituinte do seu futuro. Portanto, que não haja em você sementes de inimizade, ansiedade ou amargura.  Mas que haja boas sementes, que produzam excelentes frutos, e uma grande colheita de bençãos futuras!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.