Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Calendários

Por muitos anos algumas pessoas colecionavam calendários. Muitas empresas lançavam calendários anualmente, que eram muito esperados pela população, e muitos deles eram temáticos, com flores e paisagens, com frases de efeito e versículos bíblicos. Sempre havia um calendário na cozinha e no escritório da casa, muitas vezes fixo na geladeira, onde os familiares marcavam seus compromissos.

Hoje, com o uso dos aplicativos de celular e do computador, os calendários impressos ficaram obsoletos. Podemos compartilhar com a família as nossas informações do calendário digital, e nossas agendas são controladas por aparelhos e relógios digitais.

Uma coisa que gosto, quando estou de férias, é acordar e, por alguns momentos, não lembrar em qual dia da semana eu me encontro. Isto significa que a amarração da rotina está mais solta, que o calendário e as horas não regem aqueles dias que tiro para descansar. Contudo, logo o calendário se impõe, pois as férias acabam e os compromissos retornam para o calendário cotidiano, seja ele impresso ou digital.

Em poucos dias, se tivéssemos nossos calendários de papel, estaríamos aposentando o do ano 2021 e trocando pelo calendário de 2022 – que estaria novinho, com raríssimos apontamentos programados! E nos perguntaríamos: O que vai acontecer este ano?

A verdade é que sabemos pouco. A economia nos mostra os possíveis índices inflacionários. As tramas políticas nos causam apreensão. A secretaria de Saúde e a OMS apontam para prováveis novas epidemias. Os tempos que vivemos são incertos, e nem mesmo as estações do ano estão correspondendo às expectativas, pois nosso planeta está cada dia mais vulnerável às desastrosas ações humanas!

Uma coisa é certa: em tempos de insegurança, podemos confiar em Deus. Em momentos de incertezas, podemos esperar em Deus. Em tempos difíceis, podemos descansar em Deus.

Em 2022, programe todos os dias do seu calendário com devocionais. Reserve um tempo do seu dia para ler a Bíblia, cantar e cultuar a Deus. Entregue a Deus as suas preocupações, derrame diante dele as suas ansiedades e preocupações, e regozije-se diante dele pelas bençãos e livramentos recebidos.

Insira em seu calendário boas horas de serviço na Casa de Deus. Desenvolva seu talento, dedique-se à sua chamada ministerial, envolva-se nas necessidades da sua igreja. Quanto mais trabalhamos para Deus, por amor e gratidão, mais Deus trabalha por nós!

Para o próximo ano, marque em seu calendário, todos os dias, o exercício de amar e se envolver nas atividades da sua família. Se você é solteira, aplique-se mais em ajudar seus pais e irmãos, guarde sua santidade e invista em sua carreira profissional. Se é casada, lembre-se que seus filhos precisam dos seus conselhos e direções, pois novos desafios os aguardam. Seu cônjuge vai necessitar da sua atenção, do seu abraço, e da sua palavra sábia dita de forma amorosa e gentil.

Muito do seu tempo, em 2022, vai ser dedicado à sua carreira profissional ou seu serviço, seja ele realizado em casa ou em um espaço de trabalho específico. É sempre bom se ocupar, e poder gozar foi fruto do trabalho é benção de Deus: descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa. E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. (Eclesiastes 5.18,19)

Por fim, não deixe de agendar tempo pra você. Tire as merecidas férias, descanse, pratique seus exercícios. Durma bem, cuide da sua saúde física e mental. Aproveite o verão com muitos sorvetes coloridos, e o frio do inverno tomando chocolate quente. Colha os frutos do outono e as flores na primavera.

Bem… já preenchemos o nosso calendário para o próximo ano!

Que o Senhor derrame sobre todos nós as suas bençãos!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.