Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Surpresas 

Há pessoas que gostam de ser surpreendidas. Esperam por festas-surpresas, e estão sempre atentas para descortinar as novidades que os eventos futuros nos trazem. São pessoas que gostam de ir a restaurantes diferentes e experimentar novos sabores, e estão sempre abertas a novas oportunidades na vida profissional. 

Outras pessoas preferem os sabores  que já conhecem, na hora de viajar escolhem os lugares dantes visitados, e optam por terem o máximo de controle  dos fatos futuros. Não gostam de serem surpreendidas pelas decisões de outras  pessoas ou de ficarem ansiosos por novidades. 

Gostemos ou não, a vida guarda surpresas. Quem ainda não se casou, pode ser surpreendido a qualquer momento por um bom encontro, passando a conhecer a pessoa com quem vai passar o resto da sua vida! Quem já se casou, sabe quão bom foi ser surpreendido com o primeiro encontro com o cônjuge com quem hoje tem filhos! 

Ao iniciarmos um novo ano, sabemos que seremos surpreendidos ao longo dos dias e meses que nos aguardam. Esperamos as  boas surpresas, como um  aumento de salário, a chegada de um filho ou de netos, a oportunidade de conhecermos pessoas interessantes no trabalho, a realização de uma sonhada viajem, ou a dádiva de podermos realizar eventos para o Reino de Deus. Boas surpresas alegram noss as vidas, nos tirando da acomodação que a rotina nos proporciona, por mais confortante que esta seja. 

Contudo, sabemos que sempre teremos surpresas ruins – acontecimentos inesperados que trazem dor, que abrem feridas emocionais, que podem gerar traumas na alma e entristecer nossos dias e noites. Pessoas queridas podem morrer subitamente, uma doença pode assolar nossa família, uma situação financeira pode nos preocupar, um amigo pode nos trair. 

Neste momento, em todo o mundo, vivemos com a  expectativa dos novos variantes do coronavirus. Somos surpreendidos com novas cepas, novas ondas de contaminação, novos números alarmantes de infectados e de internações. Por mais que os cientistas tentem antecipar um padrão de diagnósticos e procedimentos, a Covid-19 sempre surpreende os quadros médicos e científicos. 

Sim. A vida nos surpreende. Todos temos algumas reviravoltas profissionais, os filhos nos surpreendem com escolhas peculiares, os valores do mundo se mostram absurdos e amorais, e somos surpreendidos constantemente com a maldade humana e o crescimento da impunidade, da violência e da imoralidade. E a  maturidade  emocional e espiritual nos ensinam a nos ajustarmos às boas surpresas, bem como a nos posicionarmos; quando as surpresas são ruins ou inevitáveis. 

Quando estudamos a Bíblia, sabemos que tempos difíceis já estavam previstos para o mundo. Deus nos avisa sobre epidemias, guerras e rumores de guerra, pestes e terrremotos. Ainda lemos que nos últimos tempos os homens seriam amantes de si mesmos, que o amor de muitos se esfriaria, e que a fé de muitos se esvaneceria. Assim sendo, quando lemos as más noticias, nos entristecemos, mas não somos surpreendidos: só aguardamos, para mais breve, o cumprimento da bendita esperança da volta de Jesus!

Cabe-nos, portanto, fazer a nossa parte como pais, cônjuges e profisionais, de modo a evitarmos surpresas ruins desnecessárias em nossos casamentos, e na nossa vida parental, profissional e ministerial. Quando fazemos a nossa parte, cumprindo o que Deus estabelece para a nossa vida, podemos aguardar as boas surpresas de Deus!

Temos um Deus que sempre nos surpreende. Ele renova a sua misericórdia, sempre planeja um futuro surpreendende e abençoado para os que o obedecem, e  está preparando um lar eterno para os que o amam.

Deixe Deus surpreender você… Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos ma is altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55.8,9)

Surpreenda-se! 

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Efésios 3.20,21).

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Ainda que…

Escrito por Elaine Cruz
Ainda que…

Usamos a expressão Ainda que quando criamos alternativas, especialmente quando nossas expe...

Somos influenciáveis!

Escrito por Elaine Cruz
Somos influenciáveis!

Todo ser humano é influenciável. Somos influenciados por outros desde o nascimento, que no...

Hierarquia na Família

Escrito por Elaine Cruz
Hierarquia na Família

Me preocupa muito a forma como nossa sociedade vem, de forma clara e massacrante, desconst...

Brilho Celeste

Escrito por Elaine Cruz
Brilho Celeste

Muitos pais e educadores cristãos declaram que na adolescência os filhos se desviam da igr...

"Caminhão do vô"

Escrito por Elaine Cruz
"Caminhão do vô"

Sempre agradeço a Deus pelo privilégio de nascer em um lar genuinamente evangélico. Meus p...

Fazendo acordos

Escrito por Elaine Cruz
Fazendo acordos

Não há como conviver sem regras. Temos nossas regras e acordos internos, e conviver com co...

"Cuidado olho, boca, mão e pé”...

Escrito por Elaine Cruz
"Cuidado olho, boca, mão e pé” 

Quando penso na infância, e no cuidado que preciso ter com a minha vida, algumas palavras...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.