Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Surpresas 

Há pessoas que gostam de ser surpreendidas. Esperam por festas-surpresas, e estão sempre atentas para descortinar as novidades que os eventos futuros nos trazem. São pessoas que gostam de ir a restaurantes diferentes e experimentar novos sabores, e estão sempre abertas a novas oportunidades na vida profissional. 

Outras pessoas preferem os sabores  que já conhecem, na hora de viajar escolhem os lugares dantes visitados, e optam por terem o máximo de controle  dos fatos futuros. Não gostam de serem surpreendidas pelas decisões de outras  pessoas ou de ficarem ansiosos por novidades. 

Gostemos ou não, a vida guarda surpresas. Quem ainda não se casou, pode ser surpreendido a qualquer momento por um bom encontro, passando a conhecer a pessoa com quem vai passar o resto da sua vida! Quem já se casou, sabe quão bom foi ser surpreendido com o primeiro encontro com o cônjuge com quem hoje tem filhos! 

Ao iniciarmos um novo ano, sabemos que seremos surpreendidos ao longo dos dias e meses que nos aguardam. Esperamos as  boas surpresas, como um  aumento de salário, a chegada de um filho ou de netos, a oportunidade de conhecermos pessoas interessantes no trabalho, a realização de uma sonhada viajem, ou a dádiva de podermos realizar eventos para o Reino de Deus. Boas surpresas alegram noss as vidas, nos tirando da acomodação que a rotina nos proporciona, por mais confortante que esta seja. 

Contudo, sabemos que sempre teremos surpresas ruins – acontecimentos inesperados que trazem dor, que abrem feridas emocionais, que podem gerar traumas na alma e entristecer nossos dias e noites. Pessoas queridas podem morrer subitamente, uma doença pode assolar nossa família, uma situação financeira pode nos preocupar, um amigo pode nos trair. 

Neste momento, em todo o mundo, vivemos com a  expectativa dos novos variantes do coronavirus. Somos surpreendidos com novas cepas, novas ondas de contaminação, novos números alarmantes de infectados e de internações. Por mais que os cientistas tentem antecipar um padrão de diagnósticos e procedimentos, a Covid-19 sempre surpreende os quadros médicos e científicos. 

Sim. A vida nos surpreende. Todos temos algumas reviravoltas profissionais, os filhos nos surpreendem com escolhas peculiares, os valores do mundo se mostram absurdos e amorais, e somos surpreendidos constantemente com a maldade humana e o crescimento da impunidade, da violência e da imoralidade. E a  maturidade  emocional e espiritual nos ensinam a nos ajustarmos às boas surpresas, bem como a nos posicionarmos; quando as surpresas são ruins ou inevitáveis. 

Quando estudamos a Bíblia, sabemos que tempos difíceis já estavam previstos para o mundo. Deus nos avisa sobre epidemias, guerras e rumores de guerra, pestes e terrremotos. Ainda lemos que nos últimos tempos os homens seriam amantes de si mesmos, que o amor de muitos se esfriaria, e que a fé de muitos se esvaneceria. Assim sendo, quando lemos as más noticias, nos entristecemos, mas não somos surpreendidos: só aguardamos, para mais breve, o cumprimento da bendita esperança da volta de Jesus!

Cabe-nos, portanto, fazer a nossa parte como pais, cônjuges e profisionais, de modo a evitarmos surpresas ruins desnecessárias em nossos casamentos, e na nossa vida parental, profissional e ministerial. Quando fazemos a nossa parte, cumprindo o que Deus estabelece para a nossa vida, podemos aguardar as boas surpresas de Deus!

Temos um Deus que sempre nos surpreende. Ele renova a sua misericórdia, sempre planeja um futuro surpreendende e abençoado para os que o obedecem, e  está preparando um lar eterno para os que o amam.

Deixe Deus surpreender você… Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos ma is altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55.8,9)

Surpreenda-se! 

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! (Efésios 3.20,21).

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.