Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Celebração

Celebrar é comemorar algo importante, um fato célebre. É festejar, lembrar, memorar, solenizar, cantar, enaltecer, exaltar, glorificar, louvar.

A expressão Celebrar é muito utilizada nos textos bíblicos, sempre se referindo a Deus, que é o único que de fato merece adoração, louvor e glorificação, como bem relata o Salmo 100: Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração.

Deus criou o homem com gosto para celebrar. Comemoramos datas marcantes na história dos nossos relacionamentos, como aniversários nossos e do nosso casamento, bem como um novo emprego, uma viagem ou o nascimento de um filho. Gostamos de memorizar bons momentos, de festejar as boas venturas que nos acontecem.

A celebração forma e solidifica nossas vivências, reafirmando nossas emoções, memórias e valores. E é exatamente por isso que me preocupa, nos dias atuais, a exacerbada celebração de eventos supérfluos e anti bíblicos, como o Carnaval, quando as pessoas saem às ruas, celebrando canções, pessoas ou fatos, ou simplesmente pulando e dançando ao som de músicas imorais, em uma alegria vazia e passageira, na maioria das vezes estimulada por drogas e álcool.

Me assusta ver como muitos, inclusive alguns ditos evangélicos, também enaltecem as chamadas celebridades, que distorcem e se contrapõem à fé evangélica. Cantores e atores que negam a existência de Deus, que estimulam a perversão sexual, e que distorcem a noção de família, estão sendo cultuados e celebrados por multidões. Palestrantes, chamados de coach, lotam salas de hotéis e levam plateias ao delírio, recitando mantras de auto ajuda que distorcem o ensino bíblico. E jogos de futebol, entre outros esportes, lotam estádios com as pessoas celebrando com gritos extasiados!

Como evangélicos, o que temos celebrado na nossa vida?

Por que o mundo parece comemorar e se extasiar com coisas fúteis e passageiras, enquanto nós, que servimos a Deus, muitas vezes apresentamos a Ele um louvor inóspito, sem ao menos levantar as nossas mãos em adoração? As pessoas celebram o pecado, e nós vamos apresentar a Deus um culto arrastado e frio?

Na sua casa, louve, adore, cante e celebre com louvores a Deus. No templo, levante suas mãos, cultue, faça festa para o nosso Deus: Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria. (Salmo 68.3).

Vamos comemorar a vida, nossos relacionamentos junto às pessoas a quem amamos. Mas, acima de tudo, mesmo quando estivermos nos vales da sombra da morte, vamos celebrar a nossa salvação, e a nova vida que recebemos, que não é fútil ou passageira, mas eterna, com Deus, nos céus!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.