Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Mais perto quero estar

Nos Estados Unidos, em todo evento ou culto fúnebre, é esperado que se cante o hino Amazing Grace (traduzido como A Graça eterna de Jesus). No Brasil, dentre os evangélicos, o hino 187 da Harpa Cristã, que tem como título Mais perto quero estar, também é entoado em muitas cerimônias fúnebres.

São raros os evangélicos que nunca ouviram este hino. Até mesmo porque, por conta da sua melodia belíssima, mesmo aqueles que não frequentaram cultos fúnebres, já cantaram este hino em cultos e devocionais.

Como cresci em lar evangélico, desde criança costumo ir a enterros. Na minha infância, as pessoas eram veladas na residência, e era uma oportunidade para eu passar a madrugada acordada, brincando com as crianças da igreja, sem ter muita noção da dor vivenciada pelas famílias. Em algumas vezes, quando as crianças morriam, como era filha de pastores, eu ainda ajudava a carregar o caixão - e sempre cantávamos Mais perto quero estar.

Hoje, pastoreando ao lado do meu esposo, continuo a frequentar velórios, ajudando filhos amados a lidarem com a dor da despedida e, posteriormente, com a saudade é o processo do luto. E continuo cantando Mais perto quero estar!

Mas tenho uma história interessante com este hino. No ano de 1987, quando meu filho Thiago foi apresentado na Igreja que frequentávamos, nosso pastor presidente estava viajando, e um pastor auxiliar muito querido orou por nosso filho. E, ao acabar de orar, ele começou a cantar Mais perto quero estar.

Inicialmente eu e meu marido nos assustamos, pois não era o hino usualmente cantado nas apresentações de crianças na igreja. Mas estávamos tão emocionados e felizes…

Quando comentamos com o pastor nossa surpresa pela escolha do hino, ele simplesmente nos disse que era seu hino preferido, e que ele orava e cantava a letra do hino diariamente:

Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti!
Inda que seja a dor
Que me una a ti
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti!

Andando triste aqui
Na solidão
Paz e descanso a mim
Teus braços dão
Nas trevas vou sonhar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti

Minh'alma cantará a ti, Senhor!
E em Betel alçará
Padrão de amor
Eu sempre hei de rogar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de ti!

E quando Cristo, enfim
Me vier chamar
Nos céus com serafins
Irei morar
Então me alegrarei
Perto de ti, meu Rei
Perto de ti, meu Rei
Meu Deus, de ti!

Este hino não é sobre morte, mas sobre vida. Se morrermos em Cristo, estaremos para sempre perto dele - porém, o mais difícil é viver cada vez mais perto enquanto vivemos neste mundo, onde tudo conspira para nos afastar de Deus.

Assim sendo, desde 1987 sempre cantei este hino em meu devocional diário, orando por meus filhos, por meu esposo e por mim. Afinal, tudo o que mais desejamos é estar mais perto do Pai continuamente… inda que seja a dor, a tristeza, a solidão, a morte ou o arrebatamento que nos una a Deus!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.