Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Chuvas em terra seca

É muito bom quando, em pleno verão, no momento em que o calor começa a ressecar a pele e o solo, as chuvas caem sobre a terra. Mesmo sendo rápidas e fortes, como se caracterizam as "chuvas de verão", eu sempre penso como o solo deve receber com alegria a água, que é tão fundamental para a manutenção da vida de animais e plantas.

Quando a terra é seca, implica que ela não recebe água há um bom tempo. No sertão brasileiro, temos alguns lugares que em estações como inverno e outono podemos ver lagos e terra frutífera, mas que no verão, em períodos de seca, podemos observar rachaduras no solo por conta da ausência de chuvas. E se as chuvas não caem na terra seca por anos, ela pode se tornar desértica, completamente inabitável, como acontece com alguns desertos do planeta.

A Bíblia usa bastante a expressão terra seca. Alguns textos são literais: Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. (Salmos 95.5); Ele transforma os rios em deserto e as fontes em terra seca, faz da terra fértil um solo estéril, por causa da maldade dos seus moradores. (Salmo 107.33,34); Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados. (Hebreus 11.29). Estes textos, como tantos outros, expressam o poder de Deus, sua criatividade em nos proporcionar tantos climas diferenciados, como também seu juízo por conta do pecado humano.

Há, entretanto, muitos textos bíblicos que falam da alma humana como terra seca e desértica, carente de chuva, e da bondade de Deus em providenciar chuva para curar a sequidão da alma: Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto. (Isaías 32.2); Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. (Salmo 63.1).

Nossa alma, sem chuva, fica seca. E todos nós conhecemos pessoas que, por conta dos ventos e do sol escaldante da vida, foram se tornando secas, frias emocionalmente, sem vigor e esperança para encarar novos dias ou novos relacionamentos. Alma seca é alma que não recebe afeto, que escolhe não ser abraçada ou consolada, que decide ser rude e fria, muitas vezes pelo medo de se machucar novamente pelas pessoas com quem convive.

Há outras pessoas que, infelizmente, por conta de anos sem água para afofar sua alma, se ressecam, se tornam desidratadas de afeto, e podem morrer emocionalmente. Fogem de abraços, evitam elogios, se afastam das pessoas que as amam, desenvolvem uma linguagem corporal rígida, e amplificam uma linguagem verbal dura, seca e carregada de indiretas, farpas e acusações. Com o tempo, se não permitirem que o Espírito Santo seja derramado sobre elas, curando a terra seca, podem morrer espiritualmente, mesmo que cercadas de águas e chuvas de bençãos divinas na Casa de Deus!

Sabemos que uma pessoa sem salvação sofre de sequidão. Deus é como correntes de água sobre a terra seca. Jesus é a água viva, que pode regar nossa alma e torná-la novamente feliz e produtiva. Mas é realmente muito triste assistirmos pessoas que conhecemos e amamos escolhendo a sequidão da vida. É desesperador acompanhar familiares que escolhem a sequidão do mundo, filhos que decidem abandonar a água viva, e amigos que optam por viver sob sol escaldante a procurar a sombra do Onipotente!

Não permita que o sol escaldante da vida seque seus sonhos, suas alegrias, seus afetos, suas esperanças e, muito menos, sua fé no Deus que promete chuva sobre os sedentos. Ore, como o salmista, e diga a Deus o quanto sua alma está sedenta, seca, desidratada e desesperada por Ele!

Tome mais banho de chuva – literal e figurativamente. Mergulhe nas águas do Espírito, e estenda suas raízes para o ribeiro, escolhendo estar plantado junto às águas: …árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Salmo 1.3).

Levante o olhar. Olhe para os céus e aguarde a chuva. E, quando ela chegar, sacie-se de água pura, molhe-se bastante para renovar suas forças, e encharque-se do amor divino!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

Considerando a vida

Escrito por Elaine Cruz
Considerando a vida

É raro encontrar alguém que não goste de festa, ou de, pelo menos, comemorar datas signifi...

Chuvas em terra seca

Escrito por Elaine Cruz
Chuvas em terra seca

É muito bom quando, em pleno verão, no momento em que o calor começa a ressecar a pele e o...

Calor

Escrito por Elaine Cruz
Calor

Eu nasci em São Paulo, mas moro no Rio de Janeiro desde os meus treze anos. Nesta cidade m...

Boneca que fala!?

Escrito por Elaine Cruz
Boneca que fala!?

O famoso inventor norte-americano Thomas Edison foi um dos maiores empreendedores da Histó...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.