Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Nécessaires

Sempre que viajamos, para longe ou perto, precisamos de uma nécessaire. De origem francesa, esta palavra significa “necessário”, o que descreve sua função, que é transportar apenas o que é essencial. As primeiras nécessaires remontam à França, no século XIV, eram caixas rígidas usadas para itens chamados de “toucador” para a realização do toalete, utilizadas por pessoas muito ricas, nobres ou da realeza, e além de serem utilizadas em viagens, também podiam servir como peças de decoração nas famosas penteadeiras europeias.

Os anos passam e o uso da nécessaire foi se popularizando, ao ponto de na Segunda Guerra Mundial, vários países distribuírem uma nécessaire com produtos de higiene pessoal para seus soldados. Hoje, há pessoas que mantêm nécessaires em seu espaço de trabalho, ou que levam algumas pequenas em suas bolsas ou pastas, com produtos em tamanho diminuído para o uso cotidiano.

Nos dias atuais, ao longo do planeta, a nécessaire se tornou popular. Nela colocamos os gêneros necessários para nossa higiene pessoal, como escova e pasta de dente, desodorante, perfume e shampoo. Os homens ainda vão precisar de aparelho de barbear, gel para barba e cabelo. As mulheres incluem tesouras, e seus cremes nutritivos, esfoliantes e hidratantes para a face e o corpo, bem como cremes, secadores, chapinhas e escovas especiais para os cabelos. E as mães ainda carregam as nécessaires para os bebês, que incluem pomadas, fraldas, talcos e lencinhos umedecidos.

Eu já passei da fase de carregar nécessaires para os filhos, mas como viajo bastante, já tenho algumas nécessaires prontas. Afinal, mesmo para uma viagem de final de semana, em que levamos duas ou três mudas de roupa na mala, as nécessaires são muitas: além da nécessaire com higiene pessoal, sempre levo uma para primeiros socorros (com esparadrapos, gases, pomadas, colírio, remédios e algodão), e outra com a maquiagem (primer, base, blushes, lápis, máscaras, fixador de maquiagem, etc.).

Toda esta reflexão nos leva a elaborar que, se na vida comum precisamos ter à mão itens necessários para higiene, beleza ou bem-estar, quanto mais urgente é termos nécessaire para a vida emocional ou espiritual!

Na nécessaire com as prioridades para vida emocional não pode faltar: tempo de sono restaurador, bons e poucos conselheiros, amores duráveis e afetos inteligentes, amizades francas e confortantes, horários para lazer e férias, tempo intencional e de qualidade para o cônjuge e os filhos, a habilidade de sorrir e se acalmar mesmo diante de sérios problemas, uma boa alimentação e uma mente disposta a obedecer e se contentar com as bençãos divinas com as quais temos sido alcançados.

Quanto à nécessarie espiritual, é imprescindível: a leitura diária e estudo sistemático da Bíblia, o hábito diário de orar sem cessar, a busca constante pela presença de Deus, a decisão compromissada em participar dos cultos e atividades da igreja onde congregamos, o exercício da fé, a comunhão com os santos, o serviço na Obra da Deus, e o desenvolvimento e vivência de todas as facetas do Fruto do Espírito: amor, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Amabilidade, Fidelidade, Mansidão e Domínio próprio.

Somos forasteiros, estamos errantes neste mundo, e todos estamos em viagem para nosso Lar Celestial. E até que cheguemos à nossa Pátria final, todos os itens listados são necessários – precisamos carregá-los e utilizá-los para não falharmos em nossa caminhada rumo aos Céus, adornando diariamente nossa vida para nos encontrarmos com o Noivo.

Suas nécessaires estão prontas?

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lavando os pés uns dos outros

Escrito por Elaine Cruz
Lavando os pés uns dos outros

Aconteceu em uma quinta-feira. Aparentemente, um homem com seus doze discípulos reservou u...

Oscilações

Escrito por Elaine Cruz
Oscilações

Como acontece todos os anos, com a proximidade da Páscoa, as prateleiras dos supermercados...

Pedidos de desculpa 

Escrito por Elaine Cruz
Pedidos de desculpa 

Eu fui criada por pais que me estimulavam a pensar muito bem antes de falar ou de agir. Mi...

Não espere em vão! 

Escrito por Elaine Cruz
Não espere em vão! 

A afetividade é um dos maiores dons que permeia os relacionamentos humanos. O afeto une as...

Chuvas refrescantes 

Escrito por Elaine Cruz
Chuvas refrescantes 

Depois de um período de seca, de temperaturas altas e calor exacerbado, as chuvas são muit...

Escolhendo a moderação 

Escrito por Elaine Cruz
Escolhendo a moderação 

Vivemos dias de extremos. No inverno do hemisfério norte, alguns países sofrem com tempera...

Remorso

Escrito por Elaine Cruz
Remorso

Cada vez menos ouvimos as pessoas falarem sobre remorso. Até porque é um sentimento indivi...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.