Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Nem tudo é o que parece

Há os que dizem que nem tudo o que reluz é ouro. Ou que não devemos julgar as pessoas pela aparência ou pelo discurso que proferem - até porque há muitos que são exímios marqueteiros se si mesmos, escondendo e manipulando seus defeitos e pecados.

Gosto da história de Ester. E sempre penso que, a despeito de numa primeira análise achar superinteressante poder fazer um ano de tratamento de beleza, uma avaliação mais cuidadosa aponta para um ano difícil, pois além da competição com outras mulheres, ela certamente temia ser enviada para a casa das concubinas, caso o rei Assuero não a escolhesse.

A história de Ester aponta para o fato de que é muito fácil errar nas nossas avaliações sobre a vida dos outros. Há muita coisa que nos parece boa, mas que o tempo mostra não ser verdade: Há casais cuja felicidade conjugal é só aparente. Existem pessoas que nos apresentam um perfil e um palavreado evangélico, mas que na verdade elas escondem uma vida de pecado que as afasta da presença de Deus! Não podemos.

Vivemos em uma época em que precisamos analisar muito bem o que vemos, lemos ou ouvimos. Nunca foi tão vasta a quantidade de mentiras, chamadas de Fake News, que recebemos, a tal ponto de haver sites cuja finalidade é filtrar o que é verdadeiro ou falso! Pessoas de caráter duvidoso, apostando na ingenuidade de muitos, usam a criatividade para enviar boletos, cobranças e e-mails com a finalidade de levantar dinheiro fácil. E são muitos que acabam “pagando”, depositando ou transferindo dinheiro para quadrilhas, e até mesmo enviando números de conta e senha bancária para estelionatários.

Com o surgimento das redes sociais, a qualquer momento surgem notícias duvidosas, que nos fazem refletir se o que lemos ou vemos é real. Hoje há filtros para deixar as pessoas mais jovens, com a pele tratada e maquiada, e até mesmo com mais cabelo. Além disso, é possível colocar uma paisagem (que pode ser de uma cidade, uma área marítima ou serrana) no fundo de qualquer fotografia. Pode-se recortar objetos ou pessoas de uma foto, e até mesmo dar movimento a pessoas que estão em uma foto, como se elas tivessem caminhando ou sorrindo.

Com a inteligência artificial, é possível usar o timbre de voz de uma pessoa e colocá-la falando fluentemente um outro idioma - o que significa postar uma pessoa falando ou fazendo algo que, na realidade, não foi dito ou executado.
Todos estes exemplos elencados apontam para o fato de que a mentira está sendo disseminada de forma rápida e usual. E cada vez mais convivemos com coisas que não são o que parecem, pois a imagem acaba sendo mais valorizada do que a realidade dos fatos.

Há um ditado antigo que diz que muitos são os que comem sardinha mas arrotam caviar. São os que procuram mostrar o que não são, cujo discurso cada vez mais se distancia da prática! Infelizmente, no meio chamado gospel, não é diferente. Há pessoas que se tornam conhecidas apontando pecados alheios, mas com uma grande trave nos seus próprios olhos. Outros falam sobre santidade, mas eventualmente aparecem xingando ou postando fotos com roupas indecorosas. Isto sem falar nos que constroem uma felicidade de aparências, mas na realidade vivem um casamento desfeito e um ministério vexatório.

Em meio a tantos escândalos no meio evangélico, que possamos orar para que Deus nos dê sabedoria e discernimento para crermos em tudo o que for essencialmente verdadeiro. Não devemos espalhar fofocas, ou postar falas de só um lado de uma situação. Afinal, Deus sempre será absolutamente verdadeiro, justo e íntegro e fiel em todos os seus caminhos, em suas ações e em sua justiça!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Limites para dor

Escrito por Elaine Cruz
Limites para dor

Séculos antes da descoberta dos neurônios e da organização do sistema nervoso, a dor físic...

Quando Deus nos chama…

Escrito por Elaine Cruz
Quando Deus nos chama…

A Bíblia, através do salmista Davi, afirma que todos os dias determinados para mim foram e...

Ciclos

Escrito por Elaine Cruz
Ciclos

Quando olhamos para a natureza criada por Deus, percebemos o quanto ele trabalha com ciclo...

Nem tudo é o que parece

Escrito por Elaine Cruz
Nem tudo é o que parece

Há os que dizem que nem tudo o que reluz é ouro. Ou que não devemos julgar as pessoas pela...

Mantendo a Esperança

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo a Esperança

No nosso cotidiano, usamos bastante a palavra esperar. Mas será que conseguimos manter a e...

O que nos diverte?

Escrito por Elaine Cruz
O que nos diverte?

Sorrir faz parte da natureza humana. Sorrimos quando estamos alegres, comemorando uma conq...

Recomeços

Escrito por Elaine Cruz
Recomeços

Recomeçar, para uns, é estimulante. Iniciar um novo ano, com tantas possibilidades abertas...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.