flavianne vaz

Flavianne Vaz

Historiadora, Teóloga e Escritora. Pregadora e Palestrante na área de Família e Educação Cristã. Autora do Livro “Liderando Adolescentes” (CPAD) e de Revistas do Currículo de Escola Dominical da CPAD. Articulista do Jornal Mensageiro da Paz e da Revista Ensinador Cristão. Membro da Assembleia de Deus de Bonsucesso (RJ). Casada com Miguel Melo, mãe da Sarah e dos trigêmeos Guilherme, Fernando e Heitor.

 

Quando o Céu toca a Terra: O Natal que redefine a identidade da mulher

O Natal não fala “apenas” sobre o nascimento de Jesus; fala também sobre o renascimento da nossa identidade. Quando Cristo entra no mundo, Ele ilumina não só a história, mas também o coração humano. E para muitas mulheres, essa luz redireciona a maneira de se ver, de se valorizar e de compreender o próprio propósito. No meio de tantas vozes que tentam definir quem somos — cultura, expectativas sociais, padrões irreais — o Natal nos chama a ouvir a única voz que realmente importa: a de Deus.

A vinda de Jesus é um divisor de águas na narrativa humana. O Filho de Deus não nasce em um palácio, mas em um lugar simples, para revelar que o valor não está na aparência, nas posses ou no reconhecimento.

Quando o próprio Cristo escolhe a humildade, Ele redefine o que realmente importa. E é essa redefinição que alcança a vida das mulheres, especialmente aquelas que carregam inseguranças, cobranças internas e sentimentos de inadequação.

Na Bíblia, vemos repetidamente Deus afirmando o valor das mulheres. Ele se revela à mulher samaritana, chama Marta e Maria para a intimidade com Ele, restaura a dignidade da mulher que sofria há doze anos, honra a fé da cananeia e escolhe mulheres como testemunhas da ressurreição. No Natal, essa mensagem se fortalece: Cristo veio para revelar que todo ser humano — incluindo cada mulher — possui valor eterno diante de Deus.

A identidade cristã não depende de desempenho, aparência, conquistas ou papéis sociais. Ela nasce da verdade de que fomos amadas e alcançadas pela graça de Deus. Essa é uma boa notícia libertadora! O Natal nos lembra que somos definidas não pelo que o mundo diz sobre nós, mas pelo que Deus disse ao enviar Seu Filho: “Você vale o preço da minha vinda ao mundo.”

Quando entendemos isso, a autoimagem começa a mudar. O nascimento de Jesus declara que não precisamos provar valor, porque já o recebemos. Não precisamos disputar aceitação, porque já fomos aceitas por Ele. Não precisamos carregar máscaras, porque Ele conhece e ama cada detalhe.

E junto com essa nova identidade vem o propósito. O Natal não é apenas sobre quem somos, mas sobre o que fomos chamadas a viver.

Cada mulher carrega algo único para revelar — seja na família, no trabalho, na igreja, nos relacionamentos ou nas pequenas atitudes do dia a dia: Quem Jesus é e o que Ele fez por nós! Ele nos chama para sermos testemunhas da graça, portadoras de esperança e agentes de reconciliação.

Talvez você tenha chegado a este dezembro se sentindo cansada, questionando seu valor ou tentando se encontrar em meio às exigências da vida. O Natal te lembra que sua identidade não depende das circunstâncias, mas do Deus que veio ao seu encontro. Jesus não nasceu apenas para mudar a história; nasceu para mudar você.

Que este Natal renove seu olhar sobre si mesma.

Que você se veja como Deus te vê.

E que, ao lembrar que a esperança tem nome, você redescubra também o seu propósito nEle.

flavianne vaz

Flavianne Vaz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mulheres que curam outras mulheres

Escrito por Flavianne Vaz
Mulheres que curam outras mulheres

A série “Vivas em Cristo” nos conduziu por recomeços, escuta espiritual, identidade, silên...

Quando Deus silencia: como confiar...

Escrito por Flavianne Vaz
Quando Deus silencia: como confiar mesmo quando não sentimos nada

Na caminhada cristã, há momentos em que Deus parece perto, presente, palpável. Em outros,...

Nossa identidade feminina em Cristo

Escrito por Flavianne Vaz
 Nossa identidade feminina em Cristo

A série “Vivas em Cristo” nasce do desejo de lembrar às mulheres que a vida verdadeira não...

A Mulher que ouve a Voz de Deus: di...

Escrito por Flavianne Vaz
A Mulher que ouve a Voz de Deus: discernindo o Espírito para 2026

Ouvir a voz de Deus é uma das maiores necessidades espirituais das mulheres cristãs hoje....

Recomeços em Deus: Quando o novo an...

Escrito por Flavianne Vaz
 Recomeços em Deus: Quando o novo ano encontra um novo coração

IntroduçãoComeçamos hoje a série “Vivas em Cristo”, um convite para cada mulher iniciar 20...

As mulheres que Deus escolheu para...

Escrito por Flavianne Vaz
As mulheres que Deus escolheu para escrever a história do Natal

Quando abrimos o primeiro capítulo do Evangelho de Mateus, encontramos uma lista de nomes...

Quando o Céu toca a Terra: O Natal...

Escrito por Flavianne Vaz
Quando o Céu toca a Terra: O Natal que redefine a identidade da mulher

O Natal não fala “apenas” sobre o nascimento de Jesus; fala também sobre o renascimento da...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.