Muitas mulheres sentem desejo de se aproximar cada dia mais de seu Deus, e para que esse desejo seja concretizado, há uma condição, ou um caminho a ser percorrido. A confiança em Deus é a chave que abre o caminho para a proximidade dEle. A vida de fé e devoção acompanhará esse caminho. O escritor aos Hebreus declara: “Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).
Como está sua confiança em Deus? Quando confiamos, temos fé. E é isso que cada mulher cristã deve fazer. Quantas vezes ficamos tristes, porque depositamos nossa confiança em alguém e nos decepcionamos? A pessoa em quem mais confiávamos, falhou, e aquilo nos inquieta tanto que até parece que nunca mais voltaremos a confiar em alguém... Mas, Jesus, o amigo mais chegado, nos entende e nos ama. Ele nunca nos decepcionará, mesmo quando não entendemos o seu modo de trabalhar e o que Ele quer de nós. Porém, se temos confiança nEle, nos lançaremos a seus pés e diremos como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1.38).
Através da atitude de Maria, podemos aprender três lições:
1) Confiar em Deus é andar por fé e não por vista.
Maria poderia ter especulado, ter posto obstáculo, mas sua confiança na palavra do emissário de Deus foi total. Ela disse: “Eu não estou entendendo, como será isso? Não conheço varão”, em outras palavras, “para mim isso é impossível”. Porém, quando escutou a palavra do anjo “porque para Deus nada é impossível”, já não questionou, mas confiou.
2) Confiar em Deus é crer que o impossível se tornará possível.
Maria não pediu um sinal, ou outras quaisquer confirmações, apenas escolheu obedecer a Deus. Por isso, Isabel exclamou: “Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas” (Lc 1.45).
3) Confiar em Deus é estar disponível para ser um instrumento Seu.
Às vezes, como Maria, não entendemos muito bem o que Deus está querendo de nós, mas, amada, não desanime! Tenha um coração de serva, esteja disponível para Deus e diga como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1.38).
Maria, mesmo não sabendo que consequências sua escolha traria, escolheu confiar. Essa confiança implicaria em um possível abandono de José, rejeição da sociedade em que ela vivia e até desprezo de sua família. Mesmo perplexa com a anunciação de que seria a mãe do Messias, sendo ainda virgem (Lc 1.34), ela escolheu confiar e obedecer a Deus. Se o fato de você confiar em Deus parecer ser absurdo para os outros (até porque muitas vezes o que Ele quer que façamos nem mesmo nós entendemos bem!), não desanime! Busque ser como Maria, tenha um coração de serva. Esteja disposta a fazer a vontade de Deus e você desfrutará das bênçãos de Deus em sua vida. Mas lembre-se: isso tem um preço! Você está disposta a pagá-lo? Quando estiver a sós, pense: eu realmente confio no meu Deus?
Um abraço e tenha uma semana na presença do Senhor, crendo que Ele tudo irá prover.
Judite Alves
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).