Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Não seja uma pessoa tóxica

“Se você não aceitar meu pedido, eu fracassarei nesta tarefa” - diz o manipulador. São pessoas cansativas, cuja comunicação é difícil, cuja vida é estressante, cujas frustrações são sentidas, ressentidas e transferidas. Pessoas assim são conhecidas como tóxicas. 

O comportamento pode ser considerado como “tóxico” quando toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional. A pessoa tóxica ora se apresenta como manipuladora, ora como cruel e, em outras situações, apresenta-se como vítima, ademais é negativista e egoísta.

É interessante que Paulo, escrevendo ao seu filho na fé, Timóteo, mostra o perfil dos homens nos últimos tempos. E é exatamente este: “Sabe, porém, isto: que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”(2 Timóteo 3. 1-5)

É evidente que pessoas que trazem consigo um alto grau de toxicidade muitas vezes precisam de ajuda porque, subjacente ao seu comportamento, deve haver alguma situação que a deixou amarga e a amargura resultou na toxicidade. Amo a Palavra porque ela nos ensina para não deixarmos a semente da amargura nascer na nossa vida pois ao brotar, tanto nos prejudica quanto prejudica aos demais. Está escrito: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hebreus 12.15). 

Talvez você esteja se perguntando: Será que sou uma pessoa tóxica? Como identificar se tenho um grau de toxidade exacerbado? Comece fazendo um autoanálise: “Gosto de manipular as pessoas? Quando entristeço alguém, sou capaz de reconhecer e pedir desculpas? Sinto prazer quando em uma reunião ou em uma roda de conversa minha participação levou as pessoas a se desestabilizarem? Minha vida social é tranquila ou onde chego tumultuo as coisas? As pessoas sentem prazer ou repulsa com a minha presença? Meu estresse é normal ou sempre está elevado? Sou uma pessoa muito negativa?” É importante refletirmos sobre nós mesmos! Pois, quando fazemos este exercício, escutamos a voz que vem de dentro e não as vozes externas. 

Como vencer a toxicidade:

1- Conscientize-se de que precisa melhorar (Provérbios 4.18-19);
2- Aprenda a lidar com conflitos com moderação (Filipenses 4.5-7);
3- Deixe toda gritaria (Efésios 4.31-32);
4- Permita que a Palavra de Deus habite em seu coração e a toxidade não encontrará lugar (Colossenses 3.16-17). Onde há espaço para a Palavra, a toxicidade é extirpada pelo Espírito Santo.
5- Seja uma pessoa agradecida (Salmo 103.1-3). 

Finalmente, como conviver com pessoas tóxicas?

1- A pessoa tóxica precisa de amor (1 Coríntios 13.4-7)
2- Precisa de limites e compreensão (1 Coríntios 10.12-13; Romanos 12.3)
3- Conscientizá-la de que uma vida de louvor e adoração fecha as brechas para a amargura (Atos 16.25-26)
4- Mostrar-lhe que o seu direito começa quando o do outro termina (Mateus 7. 12)
5- Por fim, você ajudará a pessoa tóxica a mudar seu comportamento dando exemplo (Filipenses 4.9).

Lembre-se de que toda ação tóxica vem do pensamento e sentimento tóxicos. Aprenda com Jesus a ser mansa e humilde de coração, sua alma encontrará paz e jamais você será uma pessoa tóxica.

Meu abraço no seu coração!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Não seja uma pessoa tóxica

Escrito por Judite Alves
Não seja uma pessoa tóxica

“Se você não aceitar meu pedido, eu fracassarei nesta tarefa” - diz o manipulador. São pes...

Pratique atos de bondade

Escrito por Judite Alves
Pratique atos de bondade

É tão bom começarmos uma nova etapa da vida com novas proposições, novas metas, novos obje...

A regra de ouro

Escrito por Judite Alves
A regra de ouro

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque es...

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

Contemplação está em desuso?

Escrito por Judite Alves
Contemplação está em desuso?

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Salmos 119.18 A...

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.