Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicólogo americano, criou uma hierarquia de necessidades baseado na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para que suas necessidades pessoais e profissionais sejam supridas. 

Ele fez seu esquema, apresentando a seguinte divisão: necessidades consideradas de nível mais baixo,  necessidades que devem ser supridas antes de quaisquer outras, como também as necessidades de nível mais alto. Segundo essa teoria, cada indivíduo deve escalar essa hierarquia de necessidades para atingir sua plena realização. Maslow explicou essas necessidades criando uma pirâmide onde existem as necessidades primárias (são as básicas) e as secundárias, que são as sociais, as de estima e autorrealização. 

As necessidades fisiológicas são aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico e são por demais importantes: necessidades de se manter vivo, de respirar, de comer, de descansar, de beber, de dormir, entre outras. Até mesmo quem trabalha não pode ser uma máquina. O trabalhador precisa de descanso, conforto físico e intervalos. 

Outra necessidade é a segurança. Queremos nos sentir seguros em todos os sentidos. Há necessidade de manter relações humanas, a social. Viver em harmonia e manter vínculos afetivos com família, amigos, assim é desenvolvido o sentimento de pertencimento e não o de desamparo. Há também a necessidade de estima: a de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento. Para Maslow, o topo da pirâmide é a realização. Há alguns que criticam essa teoria, pois acham que cada pessoa, ante aos desafios da vida, reage de maneira distinta, mas não quero entrar nesta questão. 

Na verdade, nenhuma de nós, por mais proficientes que sejamos, não chegamos ao topo da autorrealização. Somos faltosos, erramos no percurso e, por mais realizados que estejamos, sempre estamos em busca de algo mais. A Bíblia é clara que Deus é quem nos realiza. Temos necessidades biológicas, físicas, emocionais e espirituais, e somos impotentes para supri-las plenamente. Paulo escreveu: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19).

Minha querida amiga, creio que enquanto você fazia a leitura deste texto vieram à sua mente as suas necessidades, e talvez você pensou jamais chegar ao topo desta pirâmide. Eu também não chegarei, mas em Cristo, está a completude que nos falta. 

Se sua carência é saúde, Ele é a saúde das nações; se sua carência é o desamparo, Ele lhe diz: “pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança” (Salmo 94.14). Se sua carência é na área emocional, o Espírito Santo é especialista em cuidar de você, pois intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.23). Se sua carência é espiritual, não se melindre! Vá ao Mestre da Galileia, como fez Davi, clame dizendo: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Salmo 51.10-12). 

Depois desta oração, você se levantará com novas forças para prosseguir. Se até agora não teve coragem de confessar o que há anos está escondido, Deus te dará forças para fazê-lo e você em Cristo se realizará! Nunca alcançaremos a autorrealização sozinhas, mas em Cristo, que nos fortalece, podemos todas as coisas. Creia!

Meu abraço em Cristo Jesus!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A regra de ouro

Escrito por Judite Alves
A regra de ouro

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque es...

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

Contemplação está em desuso?

Escrito por Judite Alves
Contemplação está em desuso?

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Salmos 119.18 A...

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.