Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Que tipo de mãe é você?

A maternidade é uma bênção de Deus. Ela foi dada à mulher antes mesmo do pecado, quando, ao ver toda sua magnífica criação, Deus disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis1:28).

Após o pecado, a sentença foi sobre a missão de cada um: o homem comeria seu pão do suor do seu rosto, e a mulher teria seu desejo submisso ao marido e com dores daria à luz filhos. Por certo o parto seria algo natural e indolor, e como seria magnífico! Mas Deus tirou essa possibilidade da mulher...

O que quero conversar com você é sobre a benção de gerar um filho e levá-lo nove meses no ventre, dependendo inteiramente de nós. Este milagre da vida ocorre com a ajuda e a proteção do Eterno. Ele disse a Jeremias: “Antes de formá-lo no ventre materno, Eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e o constituí profeta às nações" (Jr. 1.5). Que maravilhosa presciência e onipotência de Deus! Deus nos fez mães. Ele é quem abre e fecha a madre, por isso há motivos sobejos para agradecê-Lo. Por mais árdua que seja a missão, você já agradeceu a Deus porter lhe permitido gerar e ser mãe?

Ao lermos a Bíblia, há muitos tipos de mães como as mães diligentes, cuidadosas, mães protetoras, amorosas e as descuidadas e contenciosas. Não sei qual o tipo de mãe você é, porém o mais importante é saber que contamos com a graça de Deus para aperfeiçoar nosso caminho. Quando abrimos todo nosso ser para Deus, Ele nos modela numa mãe segundo o seu coração, começando no nosso interior e depois no nosso exterior, como ensinou Elizabeth George. Como mãe, quero sempre agradar a meu Senhor que me escolheu para essa missão tão nobre.

Mas que tipo de mãe eu sou? É uma pergunta que somente eu e você poderemos responder. Que Deus nos ajude a passarmos no teste divino da missão que nos foi confiada, não apoiadas no que dita a sociedade hodierna, mas no que diz o manual divino. Vejamos alguns exemplos de mães na Bíblia. Vamos refletir sobre eles.

Sara, uma mãe cheia de fé

Sara foi um tipo de mãe cheia de fé. Ela não desistiu de esperar nas promessas de Deus. Com Sara aprendemos que ser cheia de fé não nos impede de passarmos por momentos de dúvidas. Embora Sara tenha duvidado da promessa e tenha tentado “ajudar” a Deus, ao montar seu próprio plano para suscitar filho a Abraão, apesar de suas fraquezas, o apóstolo Pedro orienta as mulheres a imitá-la e considerá-la como nossa mãe na fé (1 Pedro 3:6). As fraquezas fazem parte da nossa constituição humana, mas Deus usa as fraquezas e as transforma em fortaleza. Lembre-se de que nosso Deus é cheio de misericórdia. Ele entende nossa limitação e nos ajuda em nossas fraquezas e momentos de dúvidas. Ele não nos condena, mas nos chama para cumprir Seus propósitos no mundo, aumentando nossa fé em cada etapa da caminhada. Se permanecermos no caminho, no final contemplaremos Sua grande obra na vida da nossa família. 

Rebeca um tipo de mãe que usou a predileção

Havia uma predileção entre Rebeca e Isaque: Rebeca amava a Jacó, mas Isaque amava mais a Esaú. Cada um se identificava com a habilidade de um filho, essa atitude causou dificuldade, separação e inimizade na família (Gn 25:27,28).

Ana é o tipo de mãe que ora mesmo antes do filho chegar

Ana foi um exemplo para todas as mulheres que desejam um filho. Ela ora para que Deus cumpra seu desejo, tem fé de que Deus daria o filho e essa fé a faz ofertá-lo a Deus mesmo antes mesmo que o menino nascesse (1 Sm 1:11).

Joquebede é um tipo de mãe protetora

Joquebede é um exemplo de mãe que confiou que Deus guardaria Moisés das maldades de Faraó. Ela escondeu seu filho das garras do tirano estado egípcio durante três meses, e depois o protegeu em um cesto de junco, à beira do rio, mas confiou em Deus e cuidou também, deixando Miriam, sua única filha, para observá-lo e dar o resultado da providência de Deus (Ex 2:1-8).

Maria mãe de Jesus, é um tipo de mãe que cuida e confere as promessas dadas a seu filho no coração

Maria nos deixou um exemplo de fé e de entrega, pois sempre acompanhou o crescimento do seu filho em estatura, em sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens. Nunca quis aparecer como a mãe do Salvador, pelo contrário, dizia: “façam tudo como ele lhes mandar”, conferindo tudo no coração (Lucas2:19,34-35,51).

Rispa é o tipo de mãe que se sacrifica pelos filhos.

Ela foi uma das concubinas de Saul. Quando seus filhos morreram, deixaram-nos numa montanha, mas Rispa, como uma boa mãe, sentou-se ali, cobriu os filhos comum pano de cilício, e esperou por seis meses, aproximadamente, até seus filhos terem um enterro digno. Que exemplo! Ela lutou para proteger e honrar a memória de seus filhos.

Atalia, um tipo de mãe destruidora

Um dos exemplos mais tristes de mãe que não deve ser seguido é o de Atalia.

Mulher egocêntrica, destruiu seus descendentes porque tinham promessa de Deus. Mas Deus sempre tem uma Jeoseba disposta a cumprir Seu chamado, guardando a vida daquele que tinha a promessa de Deus (2 Reis 11.1-16). Deus em um mundo caótico sempre tem suas reservas!

Querida amiga, mãe, tia, avó, deseje ser uma mãe que agrada o coração de Deus e os seus descendentes serão discípulos do Senhor. Haverá paz sobre eles e, como Ester, os teus podem ser um dos tais que Deus tem reservado para este tempo caótico. Reflita nisso e siga os bons exemplos de mãe. Elas não eram perfeitas, mas procuraram fazer o melhor dentro das suas limitações. Deus aperfeiçoou o trabalho delas, recompensando-as. Sem nenhuma dúvida haverá recompensa para o nosso trabalho!

Meu abraço no seu coração! O da alma só Jesus sabe dar!

Deus em Cristo lhe abençoe!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Que tipo de mãe é você?

Escrito por Judite Alves
Que tipo de mãe é você?

A maternidade é uma bênção de Deus. Ela foi dada à mulher antes mesmo do pecado, quando, a...

Não seja uma pessoa tóxica

Escrito por Judite Alves
Não seja uma pessoa tóxica

“Se você não aceitar meu pedido, eu fracassarei nesta tarefa” - diz o manipulador. São pes...

Pratique atos de bondade

Escrito por Judite Alves
Pratique atos de bondade

É tão bom começarmos uma nova etapa da vida com novas proposições, novas metas, novos obje...

A regra de ouro

Escrito por Judite Alves
A regra de ouro

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque es...

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

Contemplação está em desuso?

Escrito por Judite Alves
Contemplação está em desuso?

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Salmos 119.18 A...

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.